Foto: Camila Pedrassoli ministrando oficina pra roadies. Dia 02 de março a programação continua.
“Pensando Música”
“O músico de hoje não é mais como dos anos 60 que só precisava fazer uma boa música e cair na graça de uma gravadora. Ele tem que trabalhar dentro de um processo criativo, onde é importante unir o talento e a criatividade com noções de empreendedorismo e gestão. Por isso, que há quatro anos começamos a realizar o projeto “Pensando Música” em Natal”, disse o produtor cultural Anderson Foca em entrevista para O JORNAL DE HOJE.
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, e no dia 2 de março, o Dosol promove o “Pensando Música”. Toda a programação é gratuita e acontece no Centro Cultural Dosol. No primeiro momento, serão oferecidas duas oficinas completas em parceria com o Ciclo de Oficinas de Música promovido pela Fundação José Augusto.
“O Pensando Música surgiu da ideia de despertar o interesse dos músicos do Rio Grande do Norte em se profissionalizar. O projeto reúne atividades ligadas à música, que vai desde formação, rodada de negócios e realização de shows. Este ano, estamos participando no evento da FJA que ampliou a visão, fazendo novas parcerias e buscando mais gente para contribuir. Diferente do ano passado que inclusive não teve sucesso de público. Acho que agora está bem legal. Até porque acho de extrema necessidade o fato que todos devem sempre reciclar seus conhecimentos”, conta o produtor.
Dentro do Ciclo de Oficinas de Música, o Dosol participará com duas oficinas, uma delas será nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 14h às 19h, com a produtora técnica, executiva, roadie na Guria Produtora há seis anos e da cantora Valéria Oliveira, Camila Predrassoli que vai ministrar a oficina para capacitação de roadies (assistente de palco). Ela trabalhou em eventos, como: MADA 2012; Disney On Ice, em Curitiba e Porto Alegre; Disney Live Tour 2011. Como roadie: MTV 25 ANOS, Paralamas do Sucesso – DVD Brasil A Fora; Prêmio Multishow 2011 e 2012; shows da Lady Gaga e Madonna POA/RS, 2012, entre outros.
A outra será no dia 02 de março, das 10h às 19h, com o gestor do Centro Cultural Dosol, produtor cultural, artístico e músico das bandas Camarones Orquestra Guitarrística, The Sinks e Luiz Gadelha e os Suculentos Anderson Foca que vai ministrar a oficina sobre produção executiva na música, abordando aspectos técnicos, gestão de carreira, preparação para tours e comunicação visual para bandas e artistas.
Profissionalismo é um dos pontos mais importantes na carreira de qualquer um, independente da carreira que deseja seguir. E, a visão de que o músico é um ser que vive de tocar, andar pela noite e só respira melodia é bem ultrapassado. É muito romântico achar que o processo criativo não pode estar condicionado a recursos financeiros ou prazos. É preciso desenvolver um senso maior de planejamento e organização.
Afinal, um negócio, para ser sustentável, não pode ser feito na base do atropelo ou sem foco e orientação para resultados – sejam eles quais forem. Pensando em resultados na área de negócios, no dia 02 de março, das 16h às 19h, será promovido um grande meeting (rodada de negócios) entre o Dosol e os artistas, no intuito de desenvolver parcerias e lançamentos para os mais variados trabalhos na área da música como gravação de discos, vídeos de divulgação, documentários, clips musicais e desenvolvimento de merchandising e arte gráfica aplicadas as bandas.
Tanto as oficinas como a rodada de negócios surgiram da necessidade do mercado da música atual. Como contou Anderson Foca, “todo ano é assim, passou o carnaval muita gente nos procura querendo informações, gravar CD, fazer vídeos de divulgação, entre outros, para organizar a situação, oportunizar novos negócios, proporcionar intercâmbios de conhecimentos e decidimos que era o momento de fazer o Pensando Música, porque nos últimos quatro anos, fizemos duas edições, porque uma das coisas antes de fazer um evento é sentir o mercado”.
E, como não poderia de faltar num evento pensado para o setor musical. No encerramento do projeto, no dia 02 de março, às 19h, o palco do Dosol recebe o show de três bandas potiguares. São elas Fukai, The Sinks e Kung Fu Johnny. “O segmento musical do RN está indo muito bem, temos artistas muito bons, já estamos num momento que não é surpresa alguma ouvir falar que algum músico potiguar está fazendo show ou se destacando fora do estado. Acho sim, que ainda tem muito que caminhar, mas, estamos vivendo uma época muito positiva”, declarou Foca.
Todas as atividades têm inscrições e entradas gratuitas. Para as oficinas o número limite de participantes é de 15 pessoas e as reservas para participação devem ser feitas através do email assessoria@dosol.com.br.