O homem, a câmera e o rock
Vinícios Menna
Com mais da metade dos clipes concorrentes no Festival Curta Natal – evento ligado ao Mada – a DoSol Image, e mais precisamente Nicolas Gomes, fotógrafo e diretor, surge como um passo adiante no trabalho iniciado em julho de 2002, quando Anderson Foca, o então vocalista do hoje extinto Officina, criou o selo DoSol Records.
Segundo Nicolas Gomes, que também toca guitarra na banda Allface junto com Foca, a DoSol Image surgiu a partir do primeiro projeto de clipe que os dois fizeram. Na época, Nicolas não era integrante da banda e foi chamado para registrar imagens para a música Ícaro. “A gente estava num esquema independente, tinha pouca grana e utilizou coisas digitais e fotos da forma que podia. Depois desse trabalho, eu me interessei pela área e então eu e Foca nos juntamos para investir nisso”, conta o diretor.
Atualmente a DoSol Image conta com o suporte dos designers Caio Vitoriano e Marlos Ápyus. Agora com uma estrutura melhor, a produtora possui uma ilha de edição, além de atuar em áreas como design gráfico e webdesign, vídeo e fotografia.
Seis videoclipes dirigidos por Nicolas Gomes concorreram na Mostra organizada dentro do Festival Curta Natal, na última terçafeira. Cinco deles estão diretamente envolvidos com a DoSol Image. Sempre Vou Estar Por Perto (Allface, junto Anderson Foca), Respostas Curtas (Experiência Ápyus), Amanheci Sem Sol (Zero8Quatro), A Luz (Peixe Coco, este em parceira com Buca Dantas), O que passou, passou (Calibre) e Programados Para Vencer (Karpu’s) fora os trabalhos que participaram da mostra competitiva. Além desses, Nicolas produziu por completo o vídeo Psicodelia, da banda Bugs.
A DoSol Image também preparou um documentário sobre o Festival DoSol, que teve sua primeira edição no ano passado. “Nós entrevistamos pessoas para falar sobre a ‘cena rock’ da cidade, sobre a Ribeira, além de pessoas que organizam as coisas em volta do rock”, diz Nicolas Gomes. Questionado sobre o motivo de não ter enviado o documentário para o Festival Curta Natal, ele responde: “Nós mandamos, mas eles boicotaram”.
Segundo o diretor, várias imagens foram coletadas no Festival Mada do ano passado. Além disso, a DoSol Image rompeu as fronteiras do Estado e reuniu imagens no Goiânia Noise Festival. Em primeira mão, Nicolas divulga: “Estamos indo este fim de semana fazer algumas imagens no Abril Pro Rock. Futuramente pensamos em fazer um documentário sobre os festivais independentes nacionais”.
E isso é só uma parte do todo…
A DoSol Image pertence ao selo DoSol Records, capitaneado pelo produtor musical Anderson Foca, idealizador do selo. “A idéia de criar o selo surgiu da necessidade de criar uma marca que representasse o segundo álbum da Officina. No início gravamos alguns CDs, como o do General Junkie, depois compramos um estúdio, aberto para ensaios e posteriormente gravações”, conta Anderson Foca. Com o passar do tempo, Anderson Foca procurou investir em setores que acreditava serem deficitários. Foi aí que ele montou o DoSol Rock Bar. Ele faz questão de frisar: “O bar não é só reservado ao selo DoSol e sim um espaço para toda a nação roqueira da cidade tocar e usufruir”. A afirmação de Foca é atestada por eventos como o New Generation, por exemplo, no qual bandas novas e que não pertencem ao cast do selo ganham espaço para se iniciarem na música e adquirirem experiência.
Após esta etapa, Foca montou o Festival DoSol com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Djalma Maranhão. O evento trouxe a Natal diversos nomes da música independente nacional, como Mombojó, Polar, Snooze, Retrofoguetes, Mukeka Di Rato, Matanza e Switch Stance.
E foi então que, no Festival DoSol, a DoSol Image teve seu primeiro trabalho. “Nós produzimos o programa do Festival DoSol, o Dez Minutos Rock, que passou na TV União (antiga TV Potiguar, canal 17). Logo após investimos na ilha de imagem e hoje contamos com uma equipe de quatro pessoas”, conta o produtor.