Banda das mais conhecidas entre o público universitário e jovem de Natal, o UsKaravelho está aí para fazer coisas simples: tocar, se divertir e divertir seu público. Com essa temática e um repertório todo voltado aos anos 80 nacional, mais composições próprias, a banda acabou de gravar o seu primeiro DVD, em versão acústica. Foram duas sessões, s 20 e 22 horas, que aconteceram na Casa da Ribeira, no bairro de mesmo nome. Hoje, dia 17 de maio de 2007.
Chegando antes da hora, fui bater um papo com os integrantes da banda. Perguntei por que eles são uma banda que, com tantas boas músicas legais, ainda tocam bem mais cover. “Tocamos covers porque apenas músicas autorais não colam com o nosso público”, revela o baixista Jefferson Soares. Já o guitarrista Eduardo Passaia emenda: “Nascemos tocando cover e vamos morrer assim. Nos divertimos e divertimos o público, isso é o que importa. Vivemos os anos 80 e gostamos das músicas!”. Perguntado do por quê de gravar um primeiro DVD em formato acústico, Passaia foi taxativo: “Começamos a fazer shows acústicos pela cidade e a demanda foi crescendo. Daí a idéia de fazer um DVD acústico. Mas a idéia do DVD é legal pela necessidade de um registro. É legal você um dia chegar pra o seu neto e dizer que o seu avô era um cara ‘escroto'”.
Ás 22h15, os músicos Clênio Maciel, Eduardo Passaia, Raphael Bender, Jefferson Soares e o convidado Vini D’Ávilla sobem ao palco para a segunda sessão. Com a casa cheia (160 pessoas), iniciam o show com uma das autorais, “Eu me proponho a mudar”. Depois disso, algumas covers, como “Tão Bem”, de Lulu Santos, para o público do teatro (ou melhor, do UsKaravelho) começar a cantar em coro. Das próprias, executaram “Multiverso”, “Fuga entorpecida”, com participação da vocalista da banda Tricor, Camila Masiso, “A Tempestade”, que homenageia Paulo Ubarana, grande incentivador da música rock do estado, e “Com você”, que é da banda, mas foi composta por Leo Paiva, ex-Audio3 (RJ).
Entre uma parada e outra, ora pra agradecer, ora pra trocar as fitas das filmadoras, ou para afinar o violão do Passaia, ainda saíram versões de “Codinome Beija-flor”, de Cazuza, “Drops de Hortelã”, de Osvaldo Montenegro, “Toda forma de poder”, dos Engenheiros do Hawaii, e encerraram a apresentação com Legião Urbana, “Quase sem querer”.
Com o apoio da Interjato, Adji, Top Gráfica, Espaço Reduzido e La Lume, o evento foi um grande sucesso. Parabéns a toda a produção do DoSol Image, UsKaravelho e ao público que foi prestigiar mais uma excelente produção local. É esperar pra sair o registro. E lembrando que em agosto tem gravação de outro DVD UsKaravelho, dessa vez em versão plugada.
Por Rodrigo Cruz