Notícias

BRUNO NOGUEIRA (PE): CALISTOGA (RN)

calistoga
Foto: Rafael Passos

De: Natal – RN
Selo: Independente
Para quem gosta de: At the Drive In, Fugazi e Mars Volta

Natal sempre foi um dos patinhos feios da música no Nordeste. Praticamente todos os estados da região tem um nome representativo na música popular brasileira na antiga e na nova geração. Só para listar alguns, temos Lenine / Nação Zumbi em Pernambuco; Zé Ramalho / Cabruêra na Paraiba; Fagner / Cidadão Instigado no Ceará; Gilberto Gil / Pitty na Bahia; Djavan / Wado no Alagoas, Alcione no Maranhão e por ai vai. O Rio Grande Norte parecia um observador distante e, por algum tempo, isso era algo realmente ruim. Mas só até certo tempo.

Agora a cidade do sol começa a perfurar seu espaço na música e, graças ao passado limpo, pode fazer isso sem culpas ou sombra de um grande irmão (que digam os pernambucanos). Esse começo de século pode ser deles da forma que quiserem – como tem provado, por exemplo, na música de Roberta Sá. E, no que diz respeito ao rock, o Calistoga tem hoje a melhor cadeira na primeira fila. Após o fim (ou pausa) abrupta de nomes como o Sinks, que estava com uma agenda invejável de 19 shows em 16 dias, eles são o novo nome a se prestar atenção na região.

Tudo graça a voz de Dante, encorpada com uma identidade e força que faz você identificá-la mesmo se cercada por gritos e rojões. É a única coisa que chama mais atenção que o fato deles tocarem post-hardcore, um subgênero pouco popular entre bandas do Nordeste, como ninguém. Recheado de referências a Fugazi e até do punk rock californiano, Dante canta em inglês, acompanhado por Fernando Júnior, Henrique e Gustavo Rocha. E esse som tem dado cada vez mais forma ao rock potiguar, que era conhecido até então por nomes como Bugs e Bonnies, que seguem uma vertente mais clássica.

O EP Normal Peoples Brigade foi lançado em Natal encartado num dos fanzines mais legais do Brasil, que é editado lá, o Lado[R]. Tem sete músicas, todas de autoria própria da banda, gravadas no Estúdio DoSol, o mesmo que produz o festival em Natal onde o Calistoga já se apresentou duas vezes. Abaixo tem uma entrevista rápida que fiz com eles:

O que é que vocês tem ouvido ultimamente?
De tudo muito! Fugazi, At The Drive-in, QOTSA, Fu Manchu, Faraquet, disco novo do Eu Serei a Hiena (tá muito foda), Faith no More, Kyuss, The Mars Volta, Dinosaur jr., The Dillinger Escape Plan, Hurtmold, A Perfect Circle, Helmet, Mondo Generator, e por ai vai….

Alguns integrantes da banda são vegans e outros apenas vegetarianos. O Calistoga segue algum tipo de ideologia? Isso é algo individual ou é fundamental para a banda?
Isso é algo individual de cada um da banda, hoje em dia não são mais todos que possuem essa postura, o baterista deixou de ser, e isso não interferiu em nada, às vezes colocamos esse assunto nas nossas letras, isso é normal, afinal acreditamos nisso.

Recentemente vocês decidiram sair dos projetos paralelos “The Sinks” e “Camaronês Orquestra Guitarrística”. A impressão que ficou é porque elas estavam tendo mais destaque que o Calistoga. Porque essa divisão, de fato, aconteceu?
Não foi só o The Sinks e o Camarones que abrimos mão, e sim todos os nossos projetos paralelos. Foram uma serie de fatores que levou a gente a tomar essa decisão. não é questão de destaque e sim de prioridade. Não que não defendíamos as outras bandas, mas é que o Calistoga é a NOSSA banda. Tocamos o som que acreditamos. Em relação à saída das outras bandas, conversamos e para um melhor futuro do Calistoga seria necessário sair das outras bandas, mais não tem nada a ver com o destaque das outras bandas e sim com o tempo que elas estavam nos tirando, a gente quer poder ter o tempo necessário pra se dedicar inteiramente ao Calistoga, simples assim!

Agora que estão concentrados na banda, onde vocês pretendem chegar com o Calistoga? Qual o plano de ação para a banda para os próximos três anos?
Sempre estivemos concentrado na banda, mas agora teremos mais tempo para produzir! Estamos entrando em estúdio para gravar mais um EP. Ele vai conter cinco músicas, já estamos agendando a festa de lançamento que deve ser no começo de maio, também estamos tentando viabilizar alguns shows fora da cidade e até uma possível turnê. Então é gravar, tocar, viajar e divulgar. Além do EP deve sair um DVD com outras bandas locais e um Cd com 10 musicas que deve ser gravado no meio desse ano. Nossos planejamentos sempre são em base de cada ano e a ordem para 2009 é produzir, além de ter mais tempo para pesquisar equipamentos, gravação e produção musical em geral.

Não existe caso, com exceção talvez do Sepultura, de uma banda brasileira que cante em inglês e que tenha conseguido fazer sucesso dentro do Brasil. O que é mais provável acontecer? A banda começar a cantar em português ou vocês tentarem a sorte nos EUA e Europa?
A Mallu Magalhães canta em inglês e faz sucesso no Brasil! (risos) Bom, não vamos cantar em português, gostamos de cantar em inglês e acreditamos que o idioma se encaixa melhor com o nosso estilo. Outra coisa, não temos nenhuma pretensão em fazer “sucesso”, a gente toca o que gosta e só esperamos o reconhecimento do nosso trabalho. A gente quer tocar bastante por aí mais não estamos tentando ser famosos, longe disso. Se rolar esquema da gente ir para fora do Brasil vai ser muito bem vindo, mas acho que antes queremos tocar muito por aqui ainda, temos muitas cidades brasileiras pra ir/conhecer ainda!

Natal nunca foi muito famosa por exportar bandas para outros estados. Que outras bandas dai vocês recomendam aos curiosos?
Vale a pena escutar o The Automatics pra quem gosta de indie (dos bons e velhos), o Distro que vem melhorando muito a cada trabalho, vale uma atenção. O Kawa Nui ótima banda de ska da cidade, o disco de estréia ta no forno! Tem o cd novo do DuSouto que ta prometendo também… e bandas mais novas como Fewell e Venice Under Water estão com um trabalho bem legal. Acho que Natal esta passando por uma fase muito boa, as bandas estão organizadas e se preocupando em ficar mais “profissionais” o que é muito bom para a cena local.

Escute a Calistoga no MySpace
Veja fotos da banda no Fotolog

BAIXE AQUI CALISTOGA -NORMAL PEOPLES BRIGADES

Previous ArticleNext Article

33 Comments

  1. legal, Natal dando pequenas passadas para formar sua prorpia identidade, no que diz respeito o som! Porém, aqui em Natal tem muitos e muitos outros sons de muita qualidade. O calistoga eh uma banda legal, más num tah no primeiro e melhor lugar da fila naum!
    valeu, abraço a todos….massa o texto!

  2. Talvez não seja a melhor banda, mas está no Top 5 facil facil…

    O calistoga é uma banda legal pra caralho, e os caras trabalham sério, buscam corre atras… E acho que isso é importante…

    Acho que Natal ainda não foi descoberta… Mas existe muitas bandas massas… Em todos os estilos possiveis de rock, nós temos boas bandas que representam bem, e não deixa nada a desejar do que rola brasil a fora…

    Talvez o que falte é mais ousadia das bandas, e talvez os musicos buscarem se profissionalizar mais.

  3. possa cre…acho q além da profissionalização, precisa-se de uma identidade própria, buscar uma forma para que qndo ouçam aquele tipo de som, as pessoas jah liguem a cidade…sei lah, um som que exponha o cotidiano local, visando mostrar o caos de viver em uma capital…naum sei se eh viagem, más precisamos de algo inovador, e ousado!
    no caso do calistoga, tem um som legal, más acho q, bandas de rock igual a eles, no Brasil há várias e no meu ponto de vista ser igual eh ter preguiça para criar! bandas potiguares, integrantes potiguares, cantando em INGLES, parece piada!
    boa sorte pressa galera aí!
    salve pra geral!

  4. Calistoga como melhor banda de rock do RN? Sem dúvida. Não vejo nenhuma outra banda no momento com comprometimento, equipamento e talento (rima idiota) como a desses caras estão. Existem nomes chegando bem perto como o Distro e outros em crescimento.

  5. “um som que exponha o cotidiano local, visando mostrar o caos de viver em uma capital”

    em moro perto do mar, vida tranquila, a cidade tem um clima bacana. que caos homi? tu sabe o que é caos? ahahahahah.

    Essa coisa de cantar a cidade é uma bobagem e cantar em inglês é uma formade expressão altamente relevante. Muito longe de ser piada. Pra alguns que não levam nada sério deve ser piada mesmo…

    Mas respeito sua opinão, só não concordo!

  6. rsrsrs

    “em moro perto do mar, vida tranquila, a cidade tem um clima bacana. que caos homi? tu sabe o que é caos? ahahahahah.”

    sem comentários!

  7. que prepotencia rapa… a realidade de uns é diferente da realidade de outros… eu não considero que morar em natal/rn seja uma cidade “grande” o suficiente para “mostrar o caos de viver em uma capital”.

    Se eu morasse em São Paulo, talvez, mas EM NATAL?!?!? Temos realmente que falar de como a vida é boa, visse? Um marzão lindo desse, solzão brilhando e tu querendo falar do Caos? Oxe,,, caos é o mukeka que eu tô editando, fica pronto jájá! 😀

  8. O cara mora em Natal e acha um caos, como pode isso?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que se for pra falar de Natal, tem que falar o quanto a cidade é calma, as vezes até cansa..

  9. “Natal é o caos. Violência por todos os cantos. Somos criados em esgotos e lixo”

    Tão verdade quanto o sucesso do comunismo e, agora, do neoliberalismo.

    Eu li o release de uma banda daqui de Natal, em certo trecho estava escrito: “acostumados ao caos e a sujeira de esgotos”. Bem, eu creio que nenhum membro pisou num lixão, nunca viu uma favela, nunca saiu do alpendre de casa ahahha… Reclamar de Natal é ser muito idiota.

  10. Mermão, a galera do Calistoga pode ser talentosa, primar pela qualidade sonora, mas os caras num tão entre as melhores bandas locais não. Natal tem DuSouto, Bonnies, Seu Zé, Bugs, Rosa de Pedra, Retrovisor, Lunares. Essas bandas sim representam melhor o estado.

    E esse papo de cantar em inglês é coisa de quem não sabe cantar em português.

    Quer ouvir música em outro idioma? Procure na gringa. É bem melhor.

  11. Opa! Talvez só eu e Marcelo que pegamos ônibus, trânsito(pra quem trafega pela BR 101 e Ayrton Senna sabe do que estou falando), assistimos e lemos jornais e nos deparamos com alguns descasos… Nada comparado a algumas cidades, mas existe sim caos em Natal. Depois dos comentários que li acima, juro que fiquei com inveja da vida boa desses natalenses…
    Mas enfim, tenho poucos argumentos sobre a banda Calistoga, um dos motivos pelo qual eu não tenho argumentos é que quando eu ouvi pela primeira vez um trecho de uma música deles, ouvi palavras em inglês. Morguei logo! Como uma banda pode merecer tanto destaque representando Natal-RN, cantando em inglês?
    E deixando bem claro, cada um tem sua opinião. Mostrar a sua opinião e não criticar as dos outros é muito mais relevante.

  12. Larissa, não estou dizendo que Natal é uma cidade perfeita, mas está muito longe do caos urbana que costumo ver ( e sofrer por ai). Já andei muito de onibus nessa vida, hoje te nho um carrinho velinho mas guerreiro.

    Agora o que não concordo é o car dizer que todas as bandas tem ue cantar o “coas da cidade” como se aqui fosse o inferno na terra. Noi mais concordo com quase tudo o que vc disse, principalmnte a última frase!

  13. Uia, eu fiz sucesso aqui hein 😛

    Conheço bem Natal, mas conheço como turista. Eu realmente acho difícil imaginar um “caos urbano” do tipo paulista na cidade.

    Mas o que eu queria mesmo esclarecer é que não destaquei Calistoga como “a grande representante da música potiguar”. Eu disse que eles representativos de um caso bem específico – o do rock independente – tanto que citei Roberta Sá, Bugs e DuSouto (dito por eles, até) no texto. O que eu disse é que as bandas que tentarem o páreo agora, poderão fazer sem medo de referências. Como acontece em Pernambuco, quando toda banda que surge precisa ter alguma relação feita com o manguebeat.

    Essa preciosidade de se cantar em português e inglês me parece ser uma grande perda de tempo. Conheço ótimas bandas francesas que cantam em inglês. O Kraftwerk, uma das bandas mais distintas da Alemanha, gravou todos os discos em inglês. É uma lingua que comunica com muito mais facilidade para vários países. É um bairrismo bobo descartar uma música local só por causa disso.

    Quanto a cantar o Caos ou a praia de Ponta Negra, acho que o legal mesmo é a banda cantar sua própria realidade. Se o Calistoga não vive enfurnado no centro da cidade dentro de um ônibus, sendo empurrado por um turbilhão de gente e ouvindo barulho de buzina o tempo todo, então não faz sentido eles cantarem sobre isso.

  14. eita viagem hein?!

    em resumo vamos cantar em português, falar do caos inexistente de uma cidade calma, reclamar da vida e da política porque o hype é ser rebelde rsrs. Daí seremos respeitados? Realmente sou muito lezo pra entender esses comentários aí.

    Em inglês, português ou esperanto, o calistoga ta mandando ver! Falta só uns berimbaus, uns atabaques e quem sabe um repentista no background pra ficar mais potiguar, ficaria irado!

  15. ’’possa cre…acho q além da profissionalização, precisa-se de uma identidade própria, buscar uma forma para que qndo ouçam aquele tipo de som, as pessoas jah liguem a cidade…sei lah, um som que exponha o cotidiano local, visando mostrar o caos de viver em uma capital…naum sei se eh viagem, más precisamos de algo inovador, e ousado!’’

    é viajem!
    só de tocar rock numa cidade do nordeste ja é algo inovador e ousado!
    indentidade musical faz a cena ficar tudo igual..ainda bem q nao moro em recife

    maculele é o caraio..

  16. caos?transito de 10 minutos é caos?pegar onibus todo dia é caos?vc ja entrou num metro e saiu pela outra porta de tanta gente q entrou?ja ficou 2h no transito diario?
    natal ta começando a crescer agora. tudo bemvc falar que recife é caos , fortaleza, salvador..mas natal?

    qual problema em cantar em ingles? Marcelo por favor cite 5 bandas iguais ao caslistoga?
    rapaz..se contar por gosto musical DuSouto, Bonnies, Seu Zé, Bugs, Rosa de Pedra, Retrovisor, Lunares sao as piores bandas de tnatal pra mim…

    mas se for ver o corre da galera o publico q tem, pode sim entrar pro top de natal, mas sao bandas antigas ja por isso sao oq sao.. calistoga é uma banda relativamente nova..q tao fazendo um corre grande..e eu vejo isso por conviver coma galera..

    isso mermo…

    maculele é o caraioo

  17. Dante, Gustavo, Henrique e Fernando Jr. devem estar morrendo de dar risada a uma hora destas com alguns dos nobres “filósofos” poptiguares. Minha dor de cabeça desaparece ao ler as supracitadas resenhas. Hilariante.

  18. rsrsrs..

    vejo q acabou os seus argumentos..

    era mais facil vc falar

    realmente n curto a banda pq n curto o som..
    mas essas descupinha sai man…kkkkkkkkkkkkkk

    palhaçada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *