Foto: Chico Corrêa toca no evento.
Capital paraibana será movimentada com shows, debates, oficinas, exposições e mostra de curtas em outubro
A quinta edição do Festival Mundo, que acontecerá entre os dias 4 e 9 de outubro em João Pessoa, marca o fim de um ciclo e o começo de nova fase no evento. Consolidado como principal vitrine da produção cultural independente do estado da Paraíba, o festival muda seu formato para receber ainda mais atrações, agora em um novo local, além das atividades de formação que promove para os demais produtores e profissionais da cadeia produtiva da música na região.
Após quatro anos de atividades no centro histórico da capital, o Festival Mundo passa a acontecer agora na Usina Cultural Energisa, na Av. Epitácio Pessoa, no bairro de Tambiá. É o mesmo espaço onde acontece o Festival Internacional de Cinema de Língua Portuguesa (Cineport). “Com certeza a Usina é o melhor local da cidade para um evento como o nosso. É perfeito para a realização de todas as ações oferecidas pelo Festival. Concentraremos a exposição de artes, mostra de cinema, debates, oficinas e shows em um único grande espaço”, explicam Carol Morena e Rayan Lins, produtores do evento.
Já a partir do dia 24 de setembro, a Usina receberá uma exposição coletiva, com curadoria de Fábbio Queiroz, que mostra novos e promissores nomes no segmento em João Pessoa. As obras ficarão em exibição até o dia 24 de outubro e tem entrada gratuita para o público. Durante os dias que concentram o festival, acontecem, além dos shows, debates, oficinas de capacitação para produção e autogestão no mercado independente – em parceria com o Sebrae e Aliança Francesa – e mostra de documentários.
SHOWS – Serão 17 artistas no palco, ao longo dos dois dias dedicados para shows no Festival Mundo. A parte local da programação já está definida e vai contar com as bandas Burro Morto, Nublado, Chico Correa e Eletronic Band, Blue Sheep, Sacal, Disidium, Malaquias em Perigo e Cerva Grátis. Entre os nomes nacionais, já está confirmada a apresentação da banda Guizado, projeto do trompetista paulista Guilherme Mendonça, elogiado nacionalmente pela imprensa especializada.
Este ano o festival terá sua primeira atração internacional, representando a Paraíba no Ano da França no Brasil, através do show conjunto de Eklipe, DJ Nelson e Marko93. O primeiro é o vice campeão do DMC World Champ, enquanto o último é umas principais referências em Light Paint, a técnica de pintura com luz, no Mundo. Os franceses também ministrarão oficinas de DJ, Beat Box e Light Paint para o público, nos dias 5 e 6 de outubro. Novos nomes na programação serão anunciados em breve.
ASSOCIAÇÃO – Esta é a primeira edição do Festival Mundo desde que teve sua filiação aceita na Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). Entre outros nomes que fazem parte do órgão estão o Abril Pro Rock (Recife), Porão do Rock (Brasília), Mimo (Olinda), Mada (Natal) e Goiânia Noise (Goiânia), entre outros, num total de 33 festivais em todo o país. A presença nesse meio é importante por trazer a atenção dos produtores desses eventos para nossa produção local no período do festival, criando um intercâmbio para promoção dos artistas locais, além de atrair a cobertura da mídia especializada nacional.
O Festival Mundo 2009 é uma produção do Coletivo Mundo, grupo de produção independente que tem sido responsável por movimentar o cenário local, e está integrado ao Circuito Fora do Eixo, junto a mais outros 37 coletivos em todo o Brasil. Para mais informações, os telefones são (83) 8804-0455 e (83) 8817-7684, ou ainda no e-mail festivalmundo@gmail.com.
LINKS:
Guizado (SP): http://www.myspace.com/guizado
DJ Nelson (FRA): http://www.myspace.com/djnelsonturntableast
Eklips (FRA): http://www.myspace.com/eklipsofficial
Burro Morto (PB): http://www.myspace.com/burromorto
Nublado (SP): http://www.myspace.com/bandanublado
ai rapazeada … firmeza?!
eu estou em Fortaleza-BRA e tenho umas ocnexões musicais por aqui, faço algumas produções. estou bastante interessado em ampliar o network. o/
até tive uns ocntatos com a galera do chico correa pois tocamos num festival em Fortaleza.
aguardo um contato.
valeu
G.H