Coberturas

COMO FOI? DIA MUNDIAL DO ROCK NATAL

dia-mundial-do-rock-publico-net
Foto: Mais de 1.500 pessoas prestigiaram o rock.

Texto e fotos por Foca

Numa noite histórica e com as bandas inspiradas, Natal viu sua data de comemoração do Dia Mundial do Rock se transformar de vez numa das maiores celebrações do rock local, reunindo mais de 1.500 pessoas e juntando cerca de 1,5 toneladas de alimentos variados que serão doados para algumas instituições necessitadas.

dia-mundial-do-rock-dr-carnage-net
Foto: Dr. Carnage em ação

Já no começo das apresentações a tarde/noite de rock prometia ser inesquecível como realmente foi. Às 16h30 o Dr. Carnage começou sua apresentação com músicas do primeiro EP da banda (que deve estar para download nos próximos dias aqui no Portal Dosol) misturando influências que vão de Raimundos a horror punk no geral. Show preciso, bacana e que serviu para esquentar o clima.

dia-mundial-do-rock-driveout-net
Foto: DriveOut

O DriveOut deu seguimento aos shows com um bom rock emo, mostrando o quanto a banda melhorou com o lançamento do seu mais recente trabalho. Os vocais são acertados, as guitarras bem postadas e a presença de palco da banda também impressiona. Para os amantes do estilo fica a dica: essa é uma das melhores bandas de Natal nessa praia. O Armazém Hall ainda não estava cheio, o que prejudicou um pouco a sonorização do espaço (que tem um teto de zinco que reverbera muito o som no ambiente).

dia-mundial-do-rock-bugs-02-net
Foto: Bugs mandando bala.

Quando o Bugs começou sua apresentação, o espaço separado para os shows (o mesmo do Festival Dosol) começou a lotar e o clima esquentou de vez até o final. O quarteto potiguar vem numa série de shows certeira, com músicas rock riffadas, guitarras se entrentando e com baixo escalado e sujo de Paolo fazendo a ponte para tudo isso. O resultado é sempre shows excelentes, um atrás do outro. Foi bom ver a alegria dos rapazes ao final das apresentações, principalmente porque o Bugs, mesmo sendo um sucesso entre os mais iniciados, nunca foi uma banda muito aclamada pela platéia “comum”, só que ontem a coisa foi diferente.

Já com cerca de 1.500 pessoas na rua e nos dois galpões (e com o som do Armazém Hall mais controlado), o Distro começou a mostrar seu ataque sonoro e o fez muito bem, mesmo com a tensão dos integrantes pela ausência “até os 45 minutos do segundo tempo” do vocalista e guitarrista Vinicius Menna. Fica sempre a dica para galera confiar nos horários dos shows, vi muita gente dizendo que perdeu esse ou aquele grupo porque não dava fé que ia começar na hora, e olhe que com a ausência de um dos grupos, o Fewell, começamos a programação com meia hora de espera.

dia-mundial-do-rock-rejects-04
Foto: Rejects, qual é a música? click por Clever César

Toquei com o Rejects e fizemos apenas nosso terceiro show. O som do palco estava excelente, a platéia insana, o set afiado e o show rolou bonito. De saldo um bumbo furado, um óculos quebrado, um cara com o joelho torcido e um Led Zepellin no final só para mostrar de onde viemos. Foi sensacional a sensação…

dia-mundial-do-rock-ak
Foto: AK-47

Com João todo pintado de vermelho, beijos comunitários em cima do palco, peso, gritarias e performances cênicas subiu ao palco o AK-47. Uns gostam bastante, outros não acham lá grande coisa, mas o que importa sempre é que o show dos jovens nunca passa desapercebido e isso é um mérito. Ontem, musicalmente o grupo estava bastante afiado e coeso. Só continuaram o clima de celebração que se abateu sobre o lindo entardecer na Ribeira.

dia-mundial-do-rock-os-bonnies-02-net
Foto: Lotação máxima para conferir Os Bonnies

Sem espaço para mais ninguém o quarteto Os Bonnies fez ontem a melhor apresentação de toda a noite, obrigando a organização a quebrar o protocolo e deixar o som rolar por quase 50 minutos (quando todas as bandas tocaram apenas 30). Isso se deu porque ficou impossível terminar com a festa que a banda fazia com a platéia. Foi catarse dançante e bêbada como poucas vezes presenciei no Dosol. Em dado momento a coisa saiu do controle total e fomos obrigados (até pelo excesso de público) a fazer dois shows simultaneamente.

Foi lindo: os metal banguers cantando com o Comando Etílico e os rockers dançando com Os Bonnies numa verdadeira celebração do rock n`roll, exatamente como imaginávamos. Briga? Treta? Nada disso aconteceu a noite inteira como é de costume em 95% dos shows de rock que presencio na cidade.

dia-mundial-do-rock-comando-01
Foto: Roda no Comando Etílico

O Comando Etílico fez o que se esperava de uma grande grupo de metal (hoje, o melhor da cidade na minha opinião): juntou as hordas metálicas, distribui riffs metal e vocais falsetes com maestria e botou todo mundo para bater cabeça. Todo mundo mesmo! Se no WarmUp do Festival Dosol a banda já tinha se saído bem mesmo abrindo a programação, imaginem ontem com a casa cheia? Go banguers!!!!

Para finalizar a noitada tivemos que fazer uma mudança de palco para segurar o enorme público que presenciou os shows, trazendo a aparesentação do Psicomancia que seria no Dosol para o Armazém Hall (que é três vezes maior). O Metal Core da banda rolou bonito também com um cover do Pantera agitando a platéia geral, lado b lado a, mosh pit e tudo o que um som desse embala. Vi gente com o nariz inchado ao final. A roda não é para os fracos, tem que se garantir ou arredar dela.

Fim de show. Fim de festa. Sensação de dever cumprido com a arrecadação dos alimentos e um grande evento que promete entrar pro calendário roqueiro da cidade assim como o Festival Dosol, CaosNatal e a Chamada Carnavalesca do Rock. Que assim seja. Valeu!

VEJA FOTOS NO FLICK DO DOSOL

Em breve fotos De Jomar Dantas (Coletivo Noize) e cobertura do DOSOLTV

Previous ArticleNext Article

22 Comments

  1. .
    Foooooooooda!!! Parabéns ao DoSol mais uma vez!!!
    Não consegui passagem pra chegar a tempo de ir, mas fico imensamente feliz de ter dado tudo certo!!!
    ROOOOOOOOOCK!
    |m|
    .

  2. Espetacular!!! Grande evento, grande celebração e solidariedade. Parabéns cara, ontem foi demais!!! Pena que não tem um desses ao menos uma vez por mês…

  3. Foi um dos melhores shows dos bonnies que vi. Me acabei na frente do palco. E tampinha vai criar estilo com os óculos e cabelo amarrado.

  4. rejects foi muito bom, so vi eles e o ak, foda q nunca gostei de ak, beijo bizarro aquele do final auhauhaa, mais pra quem gosta, foi um show muito bem tocado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *