Por Foca, João Pessoa/PB
A expectativa de público para o segundo dia de shows do Festival Mundo acabou se concretizando e cerca de 600 pessoas apareceram para conferir a programação. Não consegui ver nem o Cerva Grátis que abriu os trabalhos e nem a Cabruêra que encerrou o festival, dois grupos paraibanos. A sonorização do espaço, problema detectado na noite anterior, melhorou bastante no segundo dia e todos os grupos tiveram condições de mostrar o seu melhor.
O Elmo (PB) é uma banda que faz um hardcore melódico mais roqueiro e que sai na frente de muitas bandas do estilo por ter um vocalista afinado (calo de 90% das bandas desse estilo musical). Para quem gosta de Dead Fish pode ir fundo no som do grupo que vai gostar. A semelhança com a banda capixaba é tão grande que chega a incomodar. Pro Elmo dar um passo a frente seria bom ter a banda como influência mas tentando sempre achar um caminho mais próprio. Fica o toque.
O Nublado (PB) entrou no palco propondo melodias, guitarrinhas espertas e letras bem sacadas no seu som. Até certo ponto conseguiu dar bem o seu recado mas ficou faltando maior segurança do vocalista do grupo que parecia estar incomodado com sua própria voz (inseguro). Além das músicas próprias ainda mandaram uma do Artic Monkeys e do Superguidis no final, a primeira cantada pelo baixista e a segunda pelo baterista Rayan (um dos organizadores do festival). Acho que seria um bom caminho se o baixista assumisse os vocais de vez pro Nublado ser um grupo ainda melhor e mais coeso.
O Garfo (CE) foi mais um grupo a subir defendendo as cores do “Clube Das Boas Bandas Instrumentais Sem Chatice”. O trio cearense faz um espécie de loop dançante tocado ao vivo com os temas bem repetitivos e se completando entre si. No show do Festival Mundo o guitarristica Vitor não estava num dos seus melhores dias (devia ser a garrafa de vodka que estava em cima do palco) mas mesmo assim foi bem divertido. Uma dica para qualquer banda de rock instrumental é a seguinte: falar pouco com a platéia. Rola uma conexão e uma vibração entre o som e o público e se a banda se comunica de maneira direta muitas vezes “dá um quebrada no encanto”.
O Sweet Fanny Adams (PE) fez o melhor show do Festival Mundo. Vou dar um “Control C + Control V” na resenha do show do Boom Bahia que vai servir para o Festival Mundo também. Não tem muito para acrescentar ao que vocês já leram por aqui em outras coberturas sobre a banda. O grupo tem força, boas músicas, bons timbres e está azeitado por uma séria de apresentações Brasil afora. Show muito bom.
O Burro Morto (PB) era a atração que mais estava curioso para ver na programação do festival e não decepcionei. O grupo parece ter saído de um interior remoto no meio do período hippie para fazer um som instrumental que se forma com grooves de bateria e percussão meio africanos deixando as frases, temas e climas para a guitarra, o teclado e a escaleta. Viajei mesmo sem as drogas. Excelente show para uma casa já bastante cheia. O mais legal de tudo é saber que Festival Mundo teve quatro bandas instrumentais na sua programação e que as quatro tiveram propostas totalmente diferentes ente si e todas funcionaram muito bem. Foi o charme do evento na minha opinão.
O Mundo deu um passo a frente, se adequou, abriu novos leques de possibilidades, cresceu em público e a tendência é uma solidificação bem vinda para a cena paraibana (que também vai receber na cidade o Aumenta que é Rock daqui a 15 dias). Parabéns a todos os envolvidos.
O Sweet fez um show impressionante, irretocável! Pra mim melhor show do mundo…no festival rolaram outros excelentes shows, o sweet junto com o Macaco Bong e o Cabaret foram meu Top 3!
Valeu foca, esperamos você e ana mais vezes por aqui!
Quanto a música do superguidis, fui eu que cantei hehe
Abraço e dia 31 tô aí!!!!
Valeu ae foca, o show foi legal apesar da falta de ensaios por que estamos em processo de gravaçao! Mas obrigado pelos elogios e dicas.
e sobre a semelhança, nao acredito que a banda tenha uma influencia tao forte. ate porque, as maiores influencias da banda nem vem do hardcore. hehe
Abraço
eu achei bem nessa onda, um hc mais forte, com umas levadas semelhantes e umas meledias da voz tbm. Pelo que vi no show pelo menos… Diag aí outras coisas que influenciam vcs, os comentários servem para complementar o que tem nos posts…
de hardcore, acho que coisas gringas mesmo… conhecemos poucas bandas boas nacionais do genero.
bob marley eh uma influencia forte nas composiçoes!
😀
hmmmm, bob marley, não é ?!
é os shows foram bons mas poderia ter cido melhor se o som tivesse dado aportunidade…mas enfim…
vamos falar das bandas que é o mas importante:
o Cerva tocou muito bem,é uma brincadeira ouvilos,com suas performances ireverentes!! A elmo, concordo com vc em partes,mas não acredito que eles sejam tão parecidos com DF…eles tem letras fortes,um som mas pesado, e acredito neles como aposta de HC nordestino pro futuro…por DF ser a banda de HC mas conhecida fica,facil dizer que é influencia!! essa Sweet Fanny lembrou-me muito os strokes,sei que ela ja tem uma estrada ai,mas é lembra..oque não deixa de ser bom!!
enfim…
é isso….
pior que em um monte de influencia deu nisso..
cada um da banda curti algumas coisas distintas
que vai desde soulfly a noção de nada (rj)
vamos continuar cantando aquilo que acreditamos
e observando que essas musicas tocadas no show são um pouco antigas.
enfim
o rock não para.
valeu pela força!
O vocalista do Sweet Fanny Adams mijou na única pia do banheiro masculino do Galpão 14. Foi até repreendido por outros usuários do banheiro. Nem conheço o cara, mas pra mim quem faz isso é um tremendo filho da puta!!
eu acho sim que a Elmo tem um som bastante parecido diria ate identico.
As baterias sao identicas, guitarras identicas, vocal identico e por ai vai..
O povo pessoense merecia um hard core mais original e nao uma copia fiel ao Dead Fish.
Eh muito facil ser bom imitando outros..
“eles tem letras fortes,um som mas pesado, e acredito neles como aposta de HC nordestino pro futuro”
Eu apostaria no Dead Fish!
Enfim..
O nublado é uma banda que ta começando e precisa melhorar bastante..
enfim..
Eh isso..
Espero chegar ae em Joao Pessoa ano que vem e ver bandas melhores no FEstival mundo.
opaaa!!!
aceito todas as criticas a respeito da banda ELMO, mas discorodo com a concordancia do marcos.
identico nao, pois nao é possivel copiar com tanta precisao assim.
digamos que o hardcore em si sempre vai parecer uma banda com a outra,e isso nao me preocupa tanto assim ja que faz apenas 3 anos que estamos juntos e ja tivemos varias mudanças na formação que ja teve duas guitar e agora so trabalhamos com uma.
essa semelhança com o DF é sem duvida uma coisa muito positiva ja que é uma das bandas de hardcore que mais representa a cena nacional.
e como começamos a andar agora espero que daqui pra frente esse tipo decomparacao nao seja feita com tanta certeza, temos como influencias varias bandas nacionais que nao se encontram no cenario atual,e temos influencias tambem de bandas “gringas” de estilos variados que vai de uma bom jazz…ateééé um velho e bom rock classico como jhonny cash e porai vai.
as nossas intencoes são as melhores possiveis com a mistura do hardcore e as musicas alternativas, que se depender, futuramente voces irão ver que a banda ELMO nao é copia fiel do DF.
valeu foca.
valeu a todos!
marcos a copia musical da industria rock a quase que total, depois de elvis e beattles, quero ver voce ser original.
espero contatos!
tamo aeh!!
Cara massa a polêmica… mas nam vamos passar disso neh!? Conversando todo mundo se entende. Mas falando das atrações do Mundo, gostei muito do Macaco Bong pra mim a melhor apresentação do festival.
Se tiverem afim, outra opinião e mais fotos.
Zona Punk:
http://www.zonapunk.com.br/ver_res_show.php?id=385
Juninho 2 reais detonou no comento, fechou com a cara da galera!
hulllllllllllllllllllll, bealtes er mal demais po, caretas demais.
elmo er foda, vcs ainda verao o poder deles neste verao de 2009.
abraço a todos e ate amanha
Primeiramente Junior..
Voce ja esta errado dizendo que o Hard Core por si só é parecido.
com essa mentalidade sua banda só vai ser mais uma entre varias que nao passa no seu caso do galpao 14.
O Dead Fish é uma banda muito boa mesmo mas voces nem por isso deve fazer uma copia deles.. nao que sejam tao bons a tal ponto.
Realmente depois dos Beatlhes e Elvis e dificil ser original e pelo visto a Elmo nao foge desses padroes tendo tao pouca originalidade.
Enfim..
Originalidade da cabeça de voces ae!
Ate por que o que mais força o dead fish é o seu vocal e a bateria que é um absurdo ate as viradas sao no mesmo nipe deles cara.
poxa..
chega a ser vergonhoso pra vcs!
o festival mundo 2008 foi um sucesso,organizaçao,Bandas,enfim tudo muito bom,Rayan soube escolher as bandas e se saiu bem em tudo… cabruera arrazou na apresentaçao,Nublado tem um vocalista da voz muito legal,o festival mundo está crescendo a cada ano,nao esquecendo que ele é feito a base de muito profisionalismo,amor e muita raça.pq se tratando de apoio,espaço joao pessoa é uma grande carencia…Valeu Rayan,carol,equipe do festival por propocionar um evento desse em joao pessoa.
nossa marcos, se tu queres fazer o comentario ou critica eu ate aceito,mas nesse caso vejo que isso ja ta ficando pessoal!
é hardcore é tudo parecido mesmo,mas quando se quer fazer algo diferente começa com as melhores referencias para poder aprimorar isso.
temos pouco tempo,e pelo que vejo voce mesmo ja cobra tanta responssa nossa…tenha calma cara…um dia voce ouvira falar da banda ELMO e dessa vez nao vai ser com as mesmas comparacoes que fazem em relacao ao dead fish.
nao fizemos uma banda para ser apenas mais uma,vamos fazer a diferença para mostrar que em joao pessoa as pessoas nao ficam apenas de comparacao e de modinhas.
minha voz parece com a do rodrigo?
mas tenho certeza que voce gosta.
e vejo que seu gosto musical é bem limitado,se ouvir outros sons que influenciam a banda vera que o que o rodrigo canta é outra vibe,se for comparar!
nao nos envergonhamos,de nada…nao mesmo.
e isso é uma otima ajuda,e nos faz ter mais certeza que podemos ser melhores e que ter um inicio assim ja é um OTIMO começo.
tem mais por vir.
valeu pelos comentarios,serio valeu mesmo.
humildade acima de tudo,respeito,ação e contra-partida…é isso que vamos buscar.
[so faltam dizer que eu tirei as letras do lixeiro do rodrigo]
kkkkkkkkk
flws.
eu tento seguir a linha do batera do nofx Erik Sandin que é um padrão só..
e tambem o Brooks do bad religion..apesar de nem chegar as pés!
pelo jeito vc é um revoltado que não foi com a cara da gente…
e em qual banda vc toca?
e vale salientar que eu não toco so hard core!
vergonhoso é falar besteira.
mas mesmo assim obrigado.
Ainda não conheço a banda ELMO, mas vejo que se a banda é capaz de causar essa polemica toda, é porque com certeza, pro bem ou pro mal, é um som que dá o que falar, força e continuem, valeu.
rsrsrssr gente sem levar pro lado pessoal, acho que esse tipo de discução é bem saudavel, mas como disse o rafael não vamos passar disso né?
vou falar o que acho.
1 – não acho que hardcore seja tudo a mesma coisa, acho que hardcore é a postura da banda e não um estilo musical. sendo assim, fica mais pelo que a banda faz do que pelo que ela toca… mas vendo por outro lado, os anos 90 tiveram varias bandas hardcore que seguiram mais ou menos a mesma linha musical e influenciam bandas até hoje. o que fez com que praticamente todos ao escutar uma banda com estilo parecido(mesmo a banda não tendo tal postura) ser chamada de hardcore.
2 – ELMO tive oportunidade de tocar com vocês em Sapé(PB) e senti que a banda tem uma pegada parecida com o deadfish pelo menos naquele show(sei que estão com musicas novas) mas isso não quer dizer que vocês tenham enfluencia do deadfish, se o povo parar pra ver, vocês tem influencias de bandas dos anos 90 assim como o deadfish. então é facil ter pegadas parecidas, mesmo não sendo iguais. só por a banda tocar musicas autorais ja faz dela uma banda original. com um tempo o pessoal vai conhecendo mais a banda e vendo as caracteriscas da banda assim como vocês vão criando mais a pegada de vocês com o tempo, isso acontece naturalmente. acho a banda competente e to curioso para sacar esse cd que ta pra sair.
3 – comparar banda com outra banda é normal, é um ponto de referencia facil para quem não conhece a banda saber mais ou menos o estilo e se gostar do que esta lendo ir atraz para escutar.
4 – o festival foi muito bom e foi muito bom conhecer o pessoal das bandas que tive oportunidade. aos que não tive tai meu msn.
geladeira_discos@hotmail.com
ps: alguem do elmo me add ae.
Bem ou Mal mas falem.
é issu ae galera. é o ROCK