Coberturas, Festivais e Shows

LUCIANO MATOS (BA): BOOM BAHIA – COMO FOI?

O rock baiano já havia feito às pazes com o Carnaval, do qual tem uma interseção que o enorme sucesso da Axé Music interrompeu. Agora o rock local deixa de lado o jeito carrancudo e começa a acreditar que pode dar certo, ser divertido, tolerante e popular (sim, na Bahia isso às vezes parecia constrangimento). Foi essa a tônica do Boombahia nos seus primeiros dias (sexta-sábado-domingo com continuação nessa quarta). Aproveitando a boa estrutura do Pelourinho, o festival pôde oferecer som de qualidade, estrutura de bom nível, pontualidade, produção caprichada e shows bons, alguns até memoráveis, para um ótimo público, de cerca de 1.500 pessoas por dia. Como já havia falado antes, se nem todos foram brilhantes, nenhuma banda fez feio ou não disse a que veio. Algumas brilharam e (re)colocaram a Bahia de novo no mapa das melhores cenas do país, fato legitimado por alguns produtores de festivais de fora presentes. Pena que a grande imprensa fique à margem disso.

Se em 2007, o Boombahia trazia uma cara de continuidade de um festival que parou nos anos 90, com bandas e clima que respirava mais o passado com poucos lampejos de futuro, a edição desse ano, a quarta, foi bem diferente, apontando para o que deve se tornar o rock baiano daqui pra frente. Além dos dois headliners, cada vez com mais novidades no som, os grandes destaques foram as bandas novas. Subaquático fez um show antológico, Vivendo do Ócio mostrou às cartas da novíssima geração e a Yun-Fat comprovou que ainda há espaço para som pesado, criativo e com misturas. O grande público que compareceu nos dois dias, soube deglutir as novidades e reconhecer qualidade até nos sons menos conhecidos.

Veteranos no palco mas começando a circular com mais frequência pelo circuito com o projeto Subaquático, Junix (Guitarra e voz), Marcos Kieta (baixo) e Emanuel (bateria) detonaram a Praça Teresa Batista no início da segunda noite. Ninguém conseguiu ficar imune ao som que o power trio tirava. Parecia que tinha muito mais gente em cima do palco tamanha era a força do som. Rock experimental, ecos de psicodelia, reggae, música brasileira, covers da banda Crac! e de B Negão e a cara de felicidade de Junix ao ver o público atento e em êxtase com o show. Showzaço. Entrou definitivamente na lista de todos como uma das melhores bandas baianas da atualidade. Para quem achava que o rock local não tinha novidades, foi só uma delas.

Sem firulas, sem frescura, com um rock certeiro, como já foi dito aqui, a Vivendo do Ócio abriu o festival mostrando porque é uma das maiores apostas locais. Apesar do pouco tempo de estrada, a banda parece pronta para maiores rumos, músicas com alto potencial de se tornarem hit, boa postura de palco – apesar de ainda poderem se soltar mais um pouco – e uma sonoridade sintonizada com o novo rock. Um daqueles shows que servem para consagrar a banda. Tanto que o comentário entre os roqueiros veteranos presentes, que costumam criticar tudo que não seja de sua época, era da grande banda que tinham acabado de conhecer. Sem contar o produtor de um grande festival independente nordestino que ficou de queixo caído com a banda e vendo o show decidiu chamá-los para tocar no evento no próximo mês. Melhor de tudo é ver que a banda, mesmo com pouco tempo, já tem um público próprio que encheu a praça desde cedo para ver o show e cantar junto. De cara o Boom Bahia já cumpriu bem a função de apresentar boas bandas novas para o circuito.

Outra que entra nesse mérito é a Yun-Fat. Som vigoroso, trash metal nerd com bossa-nova incrustado no meio de algumas músicas, referências surpreendentes e um cover detonador de “Sunday Bloody Sunday”. A prova de que ainda há espaço para criatividade nos sons mais pesados, sem apelar e sem querer inventar a roda. Grande show. A pergunta que ficou é porque estes caras não tocam com mais frequência? Iam se dar bem.

Pra que grandes bandas de fora?
Os dois, digamos assim, hedliners, foi um feliz acerto da produção. Para que torrar uam grana que não tem para trazer grandes nomes de fora, se existe Retrofoguetes e Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta? As duas bandas formam, ao lado da Cascadura, o trio de maiores bandas de rock locais, as mais ativas e com maior público. Com qualidade indiscutível, garantiram o encerramento das duas noites provando a fama que levam. Não só na Bahia, mas seria um acerto em qualquer festival do Brasil, encerrar uma noite com o Retrofoguetes. Tocando 50 minutos ou três horas, eles sempre dão conta do recado e botam para dançar qualquer desavisado. No Pelourinho não foi diferente. Assim como em 2007, a banda botou todo mundo para balançar com sua mistura cada vez menos presa ao rock e abrindo o leque, com surf music, psychobilly, música cigana, tango etc. Rodas de pogo, rodas de ciranda, casais dançando juntinho, era festa total. Mais um showzaço da melhor banda do Brasil, segundo o apresentador do Festival. Exagero talvez, mas sem dúvida o Retrofoguetes é uma delas. Mais um show marcante, o que já virou clichê de tão comum.

Ah! aquela história de fazer as pazes. Imaginem um festival de rock em Salvador, terminando em clima de Carnaval com um afoxé moderno e roqueiro, com Ronei Jorge pedindo “Canta Sulacap!” (pra quem não sabe é um tradicional edifício que fica num ponto estretégico da Praça Castro Alves e é uma das referências do Carnaval baiano) e o povo pulando como se estivesse atrás do trio. O repertório mais novo de Ronei é calcado mais na MPB e menos vibrante em sua maior parte. Mesmo selo de qualidade do restante do trabalho do grupo, mas é quando trazem os pequenos clássicos da primeira fase da banda que ganham vigor em cena. “O Drama” cantado a plenos pulmões por cerca de mil pessoas não é algo para se desprezar. Em “Aquela Dança”, o Carnaval roqueiro mostra qual o caminho que o rock baiano está tomando. Mais um show marcante.

Samba pra roqueiro
Antes de RJLB, o paulista Curumin botou todo mundo, roqueiro ou não, para sambar e ainda cantar “Preta” de Beto Barbosa. Algo que parecia inimaginável num festival de rock casou muito bem. Com uma formação diferente do usual: o próprio Curimun tocando bateria, controlando programações e cantando ao mesmo tempo, acompanhado dos Aipins, um baixista que também executava programações e outro integrante que fazia percussão e “tocava” violão e guitarra na programação. O som? samba moderno pra frente. Smaples de Clementina de Jesus, Roberto Carlos e o final com Curumin cantando junto com Gal “São Salvador, Bahia de São Salvador”. Merece uma volta com um show completo.

Na média
Se nem todas as bandas conseguiram ser brilhantes, não há dúvidas do bom nível das bandas locais. Mesmo aquelas que fizeram seus shows competentes, mas sem grande impacto, caso da Lou, Os Culpados e da Os Irmãos da Bailarina, conseguiram mostrar que o cenário baiano vive um bom momento. Os Culpados possuem algumas boas músicas, prontas para tocar em qualquer FM (isso é um elogio leitor, à banda, não às rádios), mas precisam de um repertório mais regular. Vocal seguro, violão e guitarra convivendo harmonicamente, bom batera, mas ainda falta algo, talvez a energia adolescente que normalmente o rock pede. Mas deixaram boa impressão em seus melhores momentos. A Lumpen mostrou que o histórico de boas bandas baianas de hardcore não é gratuito. Porrada, letras politizadas e um bom show. Evidente, que não é nenhuma banda inesquecível, mas sabem fazer direito o que se propõem.

A Lou melhorou bastante com a nova vocalista, mais sintonizada com o som do grupo. Banda e vocalistas competentes, mas falta melhores composiçôes. Por mais que você tente se empolgar no show, você procura um refrão pra cantar junto, uma melodia mais simpática e não encontra. O som é bom, pesado, correto, mas parece que tocaram durante meia-hora a mesma música, nada é ruim, mas também nada chama a atenção. Algo parecido faz Os Irmãos da Bailarina. Está tudo ali bem apresentado, boa banda, vocal de personalidade, um estilo próprio até, mas falta capricharem mais na criação. A impressão que fica é que o show é bom, mas nada que você vai guardar por muito tempo e não por ser algo descartável, mas por faltar algo que pegue o esepctador.

A Theatro de Séraphin, que já havia tocado no ano passado, trouxe o cheiro dos anos 80 para o BoomBahia. Com um visual coom se tocassem em Londres (todos de preto e com com muita roupa), a banda tem bastante conceito e uma boa presença de palco. Perderam, no entanto, uma boa chance de mostrar como já têm um repertório de qualidade. Não que as novs músicas não mantenham o clima das anteriores, mas o que de melhor já fizeram ficou de fora.

Cada vez é mais raro ver uma banda cantando em inglês. Não é um problema, mas não tem muito sentido isso nos dias de hoje. A pernambucana Sweet Fanny Adams, uma das duas atrações de fora do estado, parece mesmo uma banda gringa. Arrumadinha no palco, certeiro nas músicas, não fizeram um show brilhante, mas deram seu recado. Rock moderno, sintonizado com o que rola no mundo hoje, incluindo uma versão bacana de “Laika” do Arcade Fire. O público que no começo estranhou, acabu se rendendo ao som bem feito da banda.

Starla, Declinium, Berlinda, e Estrada Perdida completaram a programação. A Starla abriu o segundo dia com seu rock noventista competente. A Declinium, direto de Dias D’ávila, levou para o Pelourinho o som pós-punk dos anos 80. Mais um daqueles casos de banda competente, com uma boa idéia, mas que não soluciona bem no resultado final, pois falta uma dose de boas melodias e refrões. A Berlinda trouxe os sons indies das guitar bands. Mais segura no palco, a banda até brilha em suas melhores canções, mas ainda precisa melhorar o repertório para galgar passos maiores. A Estrada Perdida é bem vista pelos roqueiros mais velhos, mas não adciona muito. Ótima banda até, mas com um vocalista vendido como o Iggy Pop bainao e não chega a um Marcelo Nova renovado, não convence. E tocar “Sinca Chambord” como se fosse “Silvia” soa a falta de coragem.

Quarta-feira tem mais: Nancyta, Pessoas Invisíveis e Mudhoney

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