“Pensando Música” começa hoje
02/08/2006 – Tribuna do Norte
Antes do som começar a rolar na Ribeira, a pedida é pensar o rock. O festival DoSol, que ocorre entre os dias 4 e 6 de agosto, prepara os ouvidos públicos com um ciclo de debates sobre os bastidores da música.
O “Pensando Música – ciclo de palestras e debates para o crescimento da Música Potiguar” começa hoje, a partir das 14h e segue até a próxima sexta-feira com o apoio do selo Mudernage e Agência Cultural Sebrae. As discussões ocorrem no Solar Bela Vista. As inscrições deve ser feitas no local em troca de 1 livro.
Durante os três dias serão discutidos a linguagem áudio básico para músicos, a manutenção de instrumentos, os selos independentes, o mercado e os festivais de música, a viabilização de shows internacionais no Brasil e a mídia cultural. O evento contará com a presença de especialistas potiguares e de outros Estados. Hoje, o produtor musical Eduardo Pinheiro explica, a partir das 14h, os conhecimentos básicos de sonorização nos shows, enquanto a equipe da empresa potiguar De Oliveira fala, às 16h, sobre a conservação e manutenção dos instrumentos.
De acordo com o produtor e idealizador do festival, Anderson Foca, embora alguns temas sejam específicos para quem trabalha na área, o evento deve despertar o interesse de leigos. “Pode ter produtor em potencial no público que precisa apenas de um estímulo. Na verdade, não é um debate, mas uma reunião, um encontro entre as pessoas que gostam de música e querem se aperfeiçoar. Quem se inscreveu pela internet ou antes terá a preferência, mas quem estiver interessado ainda pode ir”, avisou.