Foto: Cabruera no Festival Dosol 2010 por Rafael Passos
Começamos esta semana a campanha da 8ª edição do Festival Dosol. Nem mesmo nós, que tanto brigamos para manter uma atividade como essa na rua, acreditávamos que pudéssemos chegar tão longe. Vocês devem imaginar que não é tarefa muito fácil fazer quase 70 shows de bandas e artistas em sua maioria desconhecidos e mesmo assim atrair a atenção do público, mídia e acima de tudo dos patrocinadores.
Esse ano resolvemos radicalizar no discurso de que um festival não pode começar quando começa e terminar quando acaba. Parece uma leitura óbvia, mas festival independente com relevância e que quer ter esse nome, tem que ter conectividade com os cenários locais, tem que ser cúmplice do que acontece na sua cidade e no final das contas fazer o papel de amplificador do potencial musical de quem se utiliza dessa plataforma e que de alguma maneira conta com ela.
Sabemos que vão ter sempre aqueles que acham que o que fazemos é pouco, que o conteúdo que geramos não é suficiente, que o recado que damos não é relevante e que a economia que representamos não é sólida. Não esperamos unanimidade, um pouco de confronto incomoda mas nos tira de posição passiva e faz com que andemos para frente (andar para trás também não é vergonha nenhuma se for o caso).
Com dois patrocinadores fortes como a Oi e a Petrobras (dois editais nacionais em que fomos contemplados) através das leis de incentivo estaduais e federais estamos batendo nosso recorde pessoal de quantidade de shows oferecidos nessa edição. Praticamente 2/3 do orçamento estão sendo utilizados diretamente com os artistas entre passagens aéreas, hospedagens, alimentações, ajudas de custo, cachês, vídeos, áudios e outros itens. Estamos levando pela primeira vez o Festival Dosol à Mossoró oferecendo 20 shows à comunidade musical da cidade, uma das que mais cresce na região. Aumentamos o número de artistas no Festival Dosol Música Instrumental e Contemporânea ampliando o leque de possibilidades e trazendo para a atividade nomes importantíssimos da nossa música que não costumam transitar em festivais independentes, entre eles Khrystal, Romildo Soares, Maguinho da Silva, Camila Masiso e Gato Lúdico, só para citar alguns.
Estamos nos relacionando com os blogs e portais de música e cultura, para que aproveitemos o momento para reverberar ainda mais nossos artistas e os convidados que vem nos visitar durante o Dosol2011. Cada um com a sua independência editorial, (importantíssima para nós) entendem que o momento é oportuno e é mais uma conexão que se constrói em prol de algo muito maior.
Então a convocatória é geral. Você que é fã de música, curte bons momentos com ela e quer sempre que o espaço para as novidades esteja garantido participe, compartilhe, retuite e entre nessa vibração positiva coma gente. O Festival Dosol está chegando e sem vocês – antes, durante e depois dele – não tem a menor graça.
Sinceramente.
Dosol Crew!