Espaço Independente de Natal/RN promove encontro internacional dentro da sua programação de contagem regressiva para os 10 anos.
O I E.E.I. – Encontro de Espaços Culturais Independentes acontecerá entre os dias 29 de Novembro e 01 de dezembro de 2010 em Natal, RN com o objetivo de construir uma rede de troca de experiências e articulação política entre espaços culturais sem vínculos governamentais do Brasil e da America latina.
Este primeiro encontro reunirá 24 representantes de Espaços Culturais independentes brasileiros, que tenham contribuição significativa para a vida cultural de suas localidades e que possam compartilhar experiências acerca de seus fazeres. A idéia é a iniciar um diálogo para construção de diretrizes para políticas públicas destinadas aos Espaços Culturais Independentes.
O encontro contará também com a presença da representante do espaço “Crear Vale La Pena” de Buenos Aires, Argentina, espaço este coordenador da Rede Latino-americana de Arte e Transformação Social. Na abertura oficial do Encontro, contaremos também com representantes do poder público federal (Funarte e MINC).
Os Espaços Culturais independentes do Brasil são, reconhecidamente, uma minoria que, apesar de sua raridade, prestam um serviço relevante de acesso, educação e fomento às artes nas cidades onde existem. Visando a organização política destes espaços e uma articulação responsável, no sentido de real intercâmbio das formas sustentáveis de acesso e fomento às artes, o Espaço Cultural Casa da Ribeira de Natal, RN, em convênio com a FUNARTE, criou o E.E.I.
É objetivo prioritário deste primeiro evento, o encontro autêntico, sem limitações ao que será dito e/ou compartilhado. Temos metas importantes, tais como: realizar um primeiro mapeamento desses espaços no Brasil, incluindo detalhes das atividades realizadas; intercambiar ideias e ações desenvolvidas por cada espaço independente para sustentabilidade e acesso dos públicos; instaurar um fórum permanente e um hotsite com objetivo de formar redes sociais de troca contínua entre os Espaços; no entanto, o mais importante é o encontro, a troca de conhecimentos “olho-no-olho”, para que, assim, possamos construir uma rede sólida de articulação nacional entre estes espaços e abrir um diálogo com espaços independentes da America latina.
Ao final deste primeiro encontro, uma carta de intenções dos Espaços Culturais será elaborada e encaminhada ao Ministério da Cultura, à FUNARTE e aos gestores públicos de todos os entes federados da união, com o conteúdo que acharmos importante acerca das diretrizes de uma política pública para Espaços Culturais Independentes no Brasil.
Da participação:
Neste primeiro encontro foram convidados representantes de espaços que, através de suas ações, vêm desenvolvendo boas alternativas de fruição, acesso e continuidade das ações culturais em suas localidades. Assim pensamos nos seguintes critérios de participação:
a. Espaços Culturais Independentes que, através de ações criativas e inovadoras, vêm desenvolvendo boas alternativas de fruição, acesso e continuidade.
b. Articulação com os atores de políticas públicas da cidade, do Estado e da União.
c. Disponibilidade e interesse para participar de uma rede de troca de experiências e desenvolvimento de propostas de políticas públicas para o setor.
Desta forma, estamos convidando Espaços Culturais Independentes que sejam referência em seus Estados, levando em consideração estes critérios acima, sem, entretanto, limitar ações ou restringir participações.
Da realização:
A realização deste primeiro encontro deverá seguir os seguintes parâmetros:
1. Os custos deste primeiro encontro serão financiados com recursos do erário público nos âmbitos Federais e/ou Estaduais e/ou Municipais;
2. Durante o primeiro encontro serão definidas diretrizes políticas para a articulação destes Espaços, assim como a organização de registros e secretariado;
3. A freqüência e locais de realização dos próximos encontros serão definidos pelos representantes presentes nesta primeira reunião;
4. Será garantido um espaço democrático e sem vínculos partidários ou governamentais para todos os presentes exporem suas ideias e argumentos.
Espaços confirmados (em ordem alfabética) e seus representantes:
Armazém 14, PE / Paula de Renor;
Atelier Subterrânea, RS /Lilian Maus Junqueira;
Campo das Artes, PR/ Luiz Alberto Melo;
Casa da Arte de Educar, RJ/ Sueli de Lima Moreira;
Casa Rua da Cultura, SE/ Lindemberg Monteiro da Silva;
Centro Cultural DoSol, RN / Anderson Foca;
Centro Cultural Piollin, PB/Ana Luisa dos Santos Camino;
Conexão Felipe Camarão, RN/ Vera Santana;
Fundação Brasileira de Teatro, DF /Francis Wilker de Carvalho;
Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, CE / Francisco Alemberg de Souza Lima;
Galpão Cine Horto, MG/ Francisco Paulo Pelúcio;
Galpão das Artes, PE/ Fábio André de Andrade Silva;
Instituto Ludovicus, RN/ Daliana Cascudo;
Espaço Alpendre, CE /Francisco das Chagas Miranda Alves;
Espaço Capacete, RJ / Helmut Batista;
Espaço Crear Vale La Pena, Buenos Aires, AR/ Maria Florencia Rivieri;
Espaço Cubo – Fora do Eixo, GO/ Felipe Altenfelder Silva;
Espaço Muda, PE / Paulina Albuquerque;
Espaço Mundo, PB/ Rayan Lins Cordeiro;
Espaço O Barco, SP/ Gabriel Bezerra Pinheiro de Souza;
Espaço Trilhos do Teatro, PI / Francisco Antônio Vieira(Pelle);
Teatro Cuíra, PA /Wladilene de Souza Lima;
Teatro Vila Velha, BA/ Vinicio de Oliveira;