Natal, Notícias

PROJETO PIXINGUINHA: YAMANDU EM NATAL

Fonte: Assessoria

Nos dias 13 e 14 de novembro (terça e quarta) a caravana 4 do Projeto Pixinguinha 2007, com Yamandu Costa e Sons do Cerrado, faz show em Natal, no Teatro Municipal Sandoval Wanderley. O patrocínio é da Petrobras.

Eles se apresentam com Alessandro Kramer (acordeão), Gutto Wirtty (baixo) e os músicos do Sons do Cerrado: Alba Franco (voz), Andréa Luiza Teixeira (flauta e escaleta), Diego Amaral (percussão), Jarbas Cavendish (teclado, escaleta e percussão), Ney Couteiro (violão, viola, bandolim e cavaquinho) e Verônica Aldé (flautas). De Natal, a caravana segue para Recife, Maceió e Rio de Janeiro – onde gravam o espetáculo para programa de TV. Até o final de fevereiro, todas as caravanas terminam no Rio de Janeiro para gravar os shows.

O Projeto Pixinguinha foi criado em 1977 por Hermínio Bello de Carvalho, a partir de outro projeto cultural, o Seis-e-Meia, que Albino Pinheiro criou no Rio de Janeiro e o chamara para coordenar. Duplas como João Bosco e Clementina de Jesus, Ivan Lins e Nana Caymmi, Simone e Suely Costa, Paulinho da Viola e Canhoto da Paraíba, Nara Leão, Camerata Carioca e Radamés Gnattali e Edu Lobo e o estreante Boca Livre percorreram o Brasil e muitas cidades os viram cantar ao vivo pela primeira vez. O projeto foi interrompido nos anos 90 e retomado pela Funarte em 2004, desde então com o patrocínio da Petrobras.

Na comemoração de seus 30 anos, Hermínio Bello de Carvalho foi convidado para ser o curador e sugeriu o registro em vídeo dos 16 espetáculos, que farão parte da memória da música brasileira. A direção do show desta caravana é de Vicente Maiolino.

Yamandu Costa

Incensado como o grande fenômeno do violão, Yamandu Costa, aos 27 anos, acumula prêmios como o Tim de Música Brasileira (melhor instrumentista, 2004), o Califórnia de Uruguaiana (1995) e Visa (edição Instrumental, 2001).

No violão 7 cordas do gaúcho, sua música não tem fronteiras. Choro, bossa nova, tango, milongas, zambas, chamamés e tantos outros estilos se encontram em suas interpretações, em que cada canção ganha uma única e inovadora leitura, como no significado de seu nome, precursor das águas.

De 2000 a 2007 lançou oito CDs e dois DVDs. Seu mais recente trabalho é Yamandu + Dominguinhos, em parceria com o consagrado sanfoneiro, lançado em 2007 pela Biscoito Fino. Sua apresentação, que rodará o país pelo Projeto Pixinguinha, já passou por palcos como TIM Festival, Festival de Inverno de São Paulo e Melbourne Jazz Festival, entre outros. Mais informações em www.yamandu.com.br

Sons do cerrado

A companhia goiana Sons do Cerrado traz em seu repertório as mais diversas manifestações culturais e musicais produzidas na Região Centro- Oeste. São novas interpretações de músicas – em sua grande maioria de domínio público – com trechos de grupos folclóricos.

Seu último CD, Alumeia – O Cerrado que a Velha Canta, é fruto de pesquisas e registros de manifestações culturais dos povos desta região, com participações especiais de Zeca Baleiro e Carlos Malta, artistas que se identificam com a proposta do movimento
Com direção musical do maestro e arranjador Jarbas Cavend, o Sons do Cerrado é formado pelos músicos e pesquisadores Alba Franco (cantora), Andréa Luísa Teixeira (flauta); Verônica Aldé (flautas), Vagner Rosafa (piano e percussão) e pelos instrumentistas Diego Amaral, Tio Quincas, S.Evaristo (percussões), Gilvan Sem Doce (sanfona) e Ney Couteiro (violões e viola).

O grupo vem se destacando pelo seu empenho de mapear fonograficamente a música produzida no cerrado e já possui treze projetos realizados, entre eles: Deus de Salve Lapinha Santa, A Arte de Encomendar a Alma, Cantos de Chuva e Semente Peregrina.

Previous ArticleNext Article

3 Comments

  1. Olá
    Sou Marina Rossi e trabalho no Auditório Ibirapuera.
    Gostaria de deixar aqui resgitrado, que nos próximos dias 18,19 e 20 de janeiro de 2008, teremos um espetáculo imperdível para vocês que gostam de YAMANDU COSTA e HAMILTON DE HOLANDA.

    Faça sua reserva sem taxa adicional pelo e mail:
    reservas@iai.org.br
    ou então monte seu grupo e tenha condições especiais entrando em contato pelo e mail:
    grupos@iai.org.br

    Ingresso inteiro R$ 30,00 e meia entrada R$ 15,00.

    Espero seu contato
    Marina

  2. Aleluia, os caras demoraram ja não aguentava mais fica escultando no youtube !
    Po marina vo quere ir sim
    qual dia vc recomenda ?
    vo ve com uns amigos ae eu te do um toque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *