Efeméride
Quem circulou esses dias pela Feira do Livro foi o escritor e jornalista Franklin Jorge. Ele completa ano que vem trinta anos de jornalismo cultural com colaborações de peso para o jornalismo e a literatura do nosso estado. A boa notícia é que justo na data especial, ele deve lançar uma coleção com cinco livros seus, entre romances e ensaios.
Rádio
Já está no ar a rádio Sanatório da Imprensa, via internet. A seleção é matadora, com clássicos de jazz, MPB, rock, blues e por aí vai. Basta entrar no endereço do combo de jornalistas: www.sanatoriodaimprensa.com.br
Crônicas
O livro que o escritor Rubem Fonseca acaba de lançar, de crônicas, reúne o que de melhor foi publicado este ano no site Portal Literal. A seleção é um achado. Rubem fala de tudo que se possa imaginar, fazendo que as crônicas pareçam mais pequenos ensaios, tamanhas as citações e referências. Já esta nas livrarias de Natal, editado pela Companhia das Letras. Se chama “O fim do romance”.
Instalação
Depois dos escritores Guimarães Rosa e Clarice Lispector, o Museu da Língua Portuguesa que fica na Estação da Luz, em São Paulo, fechou sua próxima exposição. Será sobre Gilberto Freyre, autor de “Casa-Grande & Senzala”, no final de novembro. Uma dica da coluna: quem for a capital paulista, deixe de fazer tudo, só não perca a exposição que ainda está em cartaz. É belíssima
Feio
Pouca coisa tem sido tão constrangedora no país do que essa briga pública dos integrantes da banda paulista Ira!. Agora foi a vez do pai do ex-vocalista Nasi entrar em cena e melar mais ainda o que já fede muito. Ele pediu a interdição do filho na justiça, alegando que Nasi não tem condições de gerir a própria vida.
De novo
Se tem uma coisa ruim no sucesso do filme “Tropa de Elite” é a ressurreição do grupo Tihuana, dono da sua música-tema. A novidade agora, para os que nem lembravam que a banda ainda existia (e ela é péssima), é que a música deve ganhar nova roupagem com a participação de André Tamiro, o ator que interpreta o aspirante Matias, cantando um rap.
Hein?
Responda rápido aí, quais são os relevantes serviços prestados pela cantora baiana Claudia Leitte a cidade de Natal que justifiquem o titulo de cidadania que ela está recebendo? Deve ser pelo verso “pirou minha cabeça e o coração / feito bola de sabão”.
Este frankiln jorge da coluna não é o gaúcho, é um quase homônimo escritor potiguar. Abraços!