Nacional, Notícias

VIOLATOR (DF) LANÇA CLIP PRODUZIDO PELO POTIGUAR NICOLAS GOMES

RELATOS DA PRODUÇÃO POR NICOLAS GOMES

Em 2009 fotografei um show do Violator sem compromisso, ainda nem conhecia os caras. Eles começaram a divulgar essa fotos em cartazes de shows pela america latina e daí começamos a trocar ideia e nos encontrar nos eventos do coletivo (Caga-Sangue). A ideia de fazer um clipe foi amadurecendo durante um longo tempo, e acredito que agora foi um ótimo momento, tanto pessoal quanto para o Violator também. Em novembro de 2010 nos encontramos para discutir as ideias, em dezembro pegamos 2 dias e filmamos tudo e ainda fizemos uma sessão de fotos por varios lugares do ‘plano’.

A ideia do Video é a mais simples possível, direto e bem rápido. Entender o metal thrash feito pela banda e conheçer a energia que a banda tem ao vivo facilitou para passar tudo isso em pouco mais de 4min. Montamos a banda em um estúdio em Taguatinga, cidade satélite de Brasília, o ED é amigo da banda e entrou no esquema cedendo uma noite para gravarmos esse Video. Colamos uns 200 cartazes de shows thrash, hardcore e crossover como slayer/hirax/black flag/D.R.I. e varios outros ícones. Montei dois refletores simples enquanto a banda colava os cartazes e gravamos umas 2 horas de takes. A banda nunca tinha feito playback para nada na vida, mas depois de alguns takes aquecendo a música começa a rolar mais fácil, como é ao vivo. Desde o inicio queriamos focar a banda em si, um debut video clássico sem muita história ou mega produção. A música fala sobre o caos urbadn e toda essa consequência do crescimento desgovernado, poluição e pobreza que sucede tudo isso.

Me encontrei com o poney em um final de expediente na rodoviária do plano piloto, onde dá pra entender facil do que a música fala. Tentei pegar takes que mostrassem bem esse cotidiano dificil em cidades superlotadas mas que fugissem de clichês ja filmados em outros videos, ou imagens que vemos todos os dias nos jornais. Carros, onibus, pessoas descendo e subindo tudo isso sobreposto e acelerado. Tem muita coisa subiminar passando por ali, editar isso foi divertido.

Além das imagens da banda tocando e da rodoviária eu sugeri fazer umas imagens da banda durante a sessão de fotos, a principio a banda estava em dúvida se essas imagens iriam ficar legais para entrar no video, mas no final todos curtiram muito!

O que me deixou mais feliz na produção desse video foi o clima de confiança e amizade que rolou até o final. No dia que nos reunimos para eu mostrar o video fiquei bastante nervoso sem saber como seria a reação da galera, mas a sintonia foi tão foda que não foi preciso praticamente nenhuma correção ou mudança na edição. Quem trampa com publicidade sabe como é dificil o trabalho ser aprovado de primeira. Depois dessa reunião, escolhemos o dia da inauguração e eu voltei pra casa pra cortar o um trecho do video para fazer o Teaser.

Esse video é uma prova que as coisas podem ser feitas de uma forma profissional, mas não que isso seja sinônimo de grandes produtoras, operadas por dinossauros. Ideias claras na cabeça, muita brodagem e disposição são suficientes para produzir um video com qualidade. Me sinto fazendo parte da historia recente do Violator, inevitável essa parceria continuar e produzir novas coisas.

Estou bem feliz com tudo o resultado, começando pela fotos e claro o video clipe. Acredito que esse ano vou continuar produzindo bastante coisas em video e fotografia.

7 Comments

  1. Eu iria gostar mais se o clipe fosse bem sujo, como algumas fotos [as de filme vencido hehe]…mas ficou bem legal, simples e direto como sugere a proposta. Nic merece todos os elogios possíveis. Ele é O Cara, tem como fugir disso não hahaha. Parabéns, boe.

  2. Cara… sem comentários! mas já comentando… eu saquei o vídeo no dia em que os caras da banda postaram em seu canal no youtube. Essa é uma das bandas que eu já pedi e creio que deveria vir tocar no festival do sol, claro que o ação Libertária iria abrir pra completar a destruição (tendencioso) heheheh O som dos caras é muito nervosos e contagioso, eu vez ou outra me pego escutando o “chemical assault” de 2006, que pra mim ainda é o melhor trampo deles e serve de inspiração pro nosso som tb.

    dentre outras bandas que poderiam tocar no festival Dosol eu indicaria RxDxPx, Low Life, Mercilles, Desertor etc. sou suspeito a falar, mas o Ação Libertária banda local e do qual faço parte deveria ter uma pontinha de chance de mostrar seu som, pois já estamos no segundo trabalho da gente gravado na tora com muito suor e dedicação. a primeira demo no início de 2010 e o EP Criptocracia que saiu agora no final de 2010, que recebeu uma ótima aceitação na galera mais underground e conceituada da cidade, fora do estado e do pais principalmente (pra variar). pena que trabalho e outros compromissos nos impedem no momento de fazer shows fora daqui, mas quem sabe um dia. abraço pessoal e até mais!

    DOWNLOAD FREE NEW EP – CRIPTOCRACIA: http://www.megaupload.com/?d=BA5Q4BZ7

    DOWNLOAD FREE DEMO:
    http://www.megaupload.com/?d=TYNB331H

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *