Natal, Notícias

VEJA AS MÚSICAS SELECIONADAS PRO MPBECO 2010

As músicas que disputarão as duas semifinais da 5ª edição do Festival de Música do Beco da Lama – o conhecido MPBeco – já estão definidas. A comissão responsável pela escolha das 24 concorrentes debruçou-se sobre um universo integrado por 260 composições, pertencentes aos mais diversos gêneros musicais, cujas inscrições vieram de diferentes regiões do Estado.

A comissão contou com a participação do jornalista e músico, Moisés de Lima, vencedor da 3ª edição do Festival, como integrante da banda “Os Grogs”; pela também jornalista e musicista, Michelle Ferret, ex-integrante do grupo “Rosa de Pedra”; e pelo músico e produtor Vlamir Cruz.

Para definir a ordem das apresentações nas duas etapas da fase semifinal, que serão realizadas nos dias 11 e 18 de setembro, e para esclarecer dúvidas com relação ao regulamento, a produção do Festival está convocando representantes dos trabalhos selecionados para uma reunião, na próxima segunda-feira, 30, às 18h00, no auditório da Capitania das Artes. A seqüência de apresentação nas semifinais será definida por sorteio.

As 24 selecionadas estão abaixo:

Segue abaixo as 24 músicas selecionadas à primeira eliminatória da 5ª edição do Festival MPBeco. Detalhes do festival, premiação, regulamento, é só visitar o site oficial do evento, clicando AQUI.

Música: A Balada da Cidade Mágica
Compositor(a): Franklin Mário

Música: Mais Respeito
Compositor(a): Anderson Camilo / Daniel Pinho

Música: Porta-Retrato
Compositor(a): Janekelly da Silva Lira

Música: As Duas Torres
Compositor(a): Gabriel Leopoldino

Música: Me Chame Com’eusou(L)
Compositor(a): Maxsoul / Maguinho da Silva

Música: Sabe
Compositor(a): Lourdes Silva

Música: Caravana dos Loucos
Compositor(a): Ivanilson da Silva – Damned Blues

Música: Memória da Casa Velha
Compositor(a): Severino Ramos / Fernando Calon / Nagério

Música: Semancol
Compositor(a): Ivando Monte

Música: Coco Parangolé
Compositor(a): Zé Martins

Música: Minha Alma Não É Feita de Encaixar
Compositor(a): Arcésio Andrade

Música: Sonho Real
Compositor(a): Terezinha de Jesus

Música: Deu Sede
Compositor(a): Vernon Bitu

Música: Mr. President Barac Obama
Compositor(a): Luiz César / Flávio Henrique Pereira

Música: Tarja Preta
Compositor(a): Luis Gustavo Costa

Música: Eu, Eles e Minha Casa
Compositor(a): Rodrigo Lacerda

Música: Nada É Mais Forte Que o Amor
Compositor(a): Marcondes Brasil

Música: Torto Viés
Compositor(a): José Wicliff

Música: Feitiço Brasileiro
Compositor(a): Márcio Ramalho

Música: Nego Nagô
Compositor(a): Miguel Nery

Música: Tsunami
Compositor(a): Julio Lima

Música: Judas Estalou Um Beijo
Compositor(a): Graco Medeiros / Zoroaster Medeiros

Música: O Riso
Compositor(a): Eduardo Pandolphi / Cleo de Brito Lima / Misael Eduardo Fernandes

Música: Ultraleve
Compositor(a): Donizete Lima / Luis Gadelha

18 Comments

  1. é muito interessante essa seleção das músicas… falo particularmente a respeito dos critérios de “seleção”: por exemplo: como explicar que pela terceira vez uma banda de reggae se inscreve e simplesmente não é selecionada. Vejam! banda que já conquistou, representando o RN em festivais, nas cidades de Curitiba e São Luis, semifinal e 3º lugar, respectivamente, e atualmente irá representar o RN mais uma vez no Festival de bandas Internacional, GBBOBRASIL, partitipando da primeira audição no dia 02/10/2010, em Recife, no Bar Burburinho. é realmente lamentável que a maioria classificada para o MBBECO sejam no estilo rock. O reggae no RN não tem vez, é essa a realidade, contradizendo com um regulamento que expressa “músicas de qualquer estilo”. Saibam, não vamos desistir. Não é possível que um ano desses aí não possamos mostrar nosso trabalho na nossa própria “pátria Natal”. Parabéns a todos classificados e boa sorte a todos.

  2. Rogéria!

    Eu discordo de sua asserção no que tange aos estilos, tenho a impressão que banda de Rock mesmo foram 4 e no máximo 6. Sempre espio o MPBECO e vejo muita diversidade nos estilos.Amigos músicos sempre me dizem esse festival de música autoral é o mais difícil de entrar(tanto pelo número de material enviado como também pela qualidade das músicas inscritas). Muita gente de peso ficou fora também e não significa pq uma banda entrou em outro festival entrará nesse, tem gente boa que envia material há mais tempo e não entra também.Se querem entrar acho que deveriam continuar enviando músicas. E quanto ao Reggae no RN, acho que a música autoral potiguar no geral, independente de estilos é que está na UTI.

    Obs: Sempre vejo Reggaes no MPBECO e Foca já confirmou dois nesse evento.

  3. Pedro, respeito sua opinião e peço desculpas pela minha ignorância quanto à classificação das músicas. Bom saber que teremos representantes do reggae/RN. Em relação a UTI, graças a DEUS ainda não chegamos por lá. Tendo a certeza que nossas músicas próprias, de autoria do Rafael Torres, vocalista da NaturalMente, que tem como objetivo passar para o público em geral uma mensagem de paz, respeito a natureza, combate aos preconceitos raciais e morais, e ainda, encantar com as metáforas e melodia arranjadas pela banda, merecem o respeito do público que as admira e dos que a rejeitam. Ainda não encontramos nenhuma “enfermeira da UTI” que queira nos abrigar. Eu disse anteriormente que não vamos desistir. Um dia verei a NaturalMente no palco do MPBeco, e quem sabe, encontrarei você para avaliarmos o trabalho, e receber talvez um elogio.
    Continuo desejando sucesso para o evento e muito boa sorte a todos os participantes. A família NaturalMente pode ainda não ter muito sucesso, mas com certeza temos algo mais importante: a humildade e a coragem de seguir sempre em frente construindo amigos e desejando tudo de melhor para todos, jamais energias negativas. Ficamos triste de não participar, mas com a certeza de que o sol sempre nasce de forma diferente, ou seja, um dia mais firme, no outro mais fraco, mas sempre será o sol com a sua beleza e a sua essência, encantando a Terra. Assim procuramos ser fortes e iluminados como o sol, que não escolhe a quem aquecer.
    Boa Sorte!

  4. Rogéria,
    Isso mesmo não desistam, o momento chegará. Quanto ao “termo UTI” da música autoral potiguar utilizado por mim é uma metáfora no âmbito geral já que você mencionou que o reggae não tem vez no RN. Essa cidade está permeada de bons compositores e músicos independente do ritmo que seja. A música autoral potiguar fica em segundo plano, o COVER MUSICAL e artistas de fora é que tem uma maior visibilidade e projeção midiática e a maximização disso deixa a música autoral na margem. Diferente de Recife e até de João Pessoa onde os artistas da terra tem uma maior visibilidade e são mais “respeitados”. Claro que existem artistas aqui que tem um bom público, mas acontece de forma mais isolada. Músicos da terra geralmente tem que ter outro(s) trabalho(s) paralelo(s) para se sustentar já que seu ofício não lhe dá sustentáculo para a sua sobrevivência. Mas esxiste a resistência que luta para quebrar esses paradigmas estabelecidos(Foca assim como alguns outros é um cara propulsou da música autoral-principalmente o rock potiguar-assim como festivais como MPBECO, CÂMERA, FORRAÇO e FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DA CANÇÃO e eventos como o do buraco da catita, parque das dunas, etc.).Mas ainda acho pouco, contudo importante.
    Acho ótimo que tenha uma banda de reggae(como a sua) com essa qualidade aqui no RN.E com certeza chegará o dia de vocês de se apresentar no MPBECO.

  5. Tarja preta com certeza, esse cantor vem se revelando com letras e mt poesia. confiram e aproveitem. Luiz gustavo, mais conhecido como LG. grande figura.

  6. Fala aê galera!

    Rogéria… é isso mesmo que o pedro falou ai, não desista de querer mostrar o seu trabalho, pois virão outras oportunidades com certeza.

    Posso dizer que ficamos surpresos por termos sido selecionados para o festival, pois nossa gravação não era lá essas coisas todas… ainda não conseguimos gravar um material de boa audição devido a alguns problemas financeiros, mas ja estamos trabalhando numa gravação de qualidade.
    Esperamos que dê tudo certo no festival e que possamos nos destacar dentre os ótimos concorrentes que assim como nós trabalharam bastante pra chegar até aqui.

    Muito obrigado pedro Henrique por acreditar em nós.

    E a vc também foca pq num sei se vc lembra, mais… foi vc quem nos deu a primeira oportunidade de mostrarmos nosso trabalho ai no Dosol.

    Abraço para todos!!!!!!

  7. Cara, faça sua música e não se stresse porque vc não vou classificado , eu já me inscrevi 3 vezes e nada, já participei de festivais fora sei como são essas coisas, manda por manda, mas manda um materiald e qualidade. Blza ponha na cabeça que seu trabalho é bom e não é um festival que vai dizer se vc é bom ou não

  8. eu dei uma olhada no orkut do mpbeco e saiu a ordem das musicas.
    acho que tem 4 banda de rock- o lunares,damned blues, inflamaveis e alterego. conheço só os lunares e inflamaveis vi uam vez e gostei. o alter ego e damned blues não saco ainda.

    vou colar a programaçao:
    Programação completa do V MPBeco

    Local: Praça 7 de Setembro – Centro Histórico
    Horário: 18 horas

    Dia 11/09

    Show com Babal e Banda

    Concorrentes:

    01 – Judas Estalou um Beijo – Banda Alter Ego
    02 – Sabe – Don Joker
    03 – Mais Respeito – Nordestenato
    04 – Torto Viés – Wicliff Gomes
    05 – Tarja Preta – Luiz Gustavo
    06 – O Riso – Cleo Lima
    07 – Tsunami – Julio Lima
    08 – Nada É Mais Forte Que O Amor – Michelle Lima
    09 – Nego Nagô – Carcará na Viagem
    10 – Me chame com’eusou(l) – Maguinho daSilva
    11 – Memória da Casa Velha – Carlos Bem
    12 – As Duas Torres – Os Inflamáveis

    Show com a Banda Cabruera

    Dia 18/09

    Show com o Grupo Nós do Beco (Homenagem aos 100 Anos de Noel Rosa)

    Concorrentes:

    01 – Porta-retrato – Kekelly Lira
    02 – Coco Parangolé – Zé Martins e a Banda Fibra de Coco
    03 – Minha Alma Não É Feita de Encaixar – Nara Costa
    04 – Sonho Real – Forró Namanha
    05 – Ultraleve – Luiz Gadelha
    06 – Feitiço Brasileiro – Curta Metragem
    07 – Mr. President Barack Obama – Monte Sião Sistema de Som
    08 – Balada da Cidade Mágica – Donizete Lima e a Confraria do Cálice Profano
    09 – Deu Sede – Arrelia
    10 – Caravana dos Loucos – Damned Blues
    11 – Eu, Eles e Minha Casa – Lunares
    12 – Semancol – Ivando Monte

    Show com Romildo Soares e Banda

    Dia 25/09

    Show com a Banda Pangaio

    Finalistas

    Show com a Banda Seu Pereira e Coletivo 401

  9. O mpbeco é o maior festival de música do Rn,o critério de selação bastante competente,esse ano o festival promete,parabens aos produtores Dorian lima e Júlio pimenta.

  10. Fui ao MPBECO ontem, gostei de umas poucas, tolerei outras, e algumas pode “jogar fora no lixo”.Achei que a equalização não estava boa, depois soube através de um amigo que não passagem de som e foi melhorando conforme as canções foram subindo no palco. Surpreendi-me bem com os inflamáveis que tocou a ultima música(letra estilo rockão), tem uma pegada rock e a moçada tocou muito bem, com vibração e energia. A banda alterego abriram com a primeira música(falava de uma versão da estória de judas) vieram com um riff pegajoso e contagioso e com um peso massa, fora aquela gaita de um corôa. Infelizmente não sei por não está bem equalizada ou instrumentos estivessem altos de mais, as letras das duas bandas não entedi muito, mas vi depois no encarte e elas estavam bacanas. Gostei da música de Maguinho da silva(Me chame com’eusou) também com muito balanço e criatividade no trocadilho da letra, ela vai impregnando os ouvidos.. Quanto as músicas mais lentas a música O RISO ficou redonda, a voz saiu nitidamente e afinadamente e banda tocou afiada, os timbres estavam muito legais. Falei de duas surpresas e agora vou falar da maior surpresa da noite e que boa surpresa; a música memórias de uma casa velha deu uma contagiada no público, muito bonita, com as back vocals afinadas, músicos em simetria e o vocalista em excelente interpretação e uma letra boa…
    nem sei quem passou; Sai antes do resultado; postem os classificados?
    Contudo os meus 5 classificados caso fosse do juri(colando o nome das músicas de Gabriel acima) passaria p final:

    1-Memória da Casa Velha – Carlos Bem
    2-Judas Estalou um Beijo – Banda Alter Ego
    3-O Riso – Cleo Lima
    4-As Duas Torres – Os Inflamáveis
    5-Me chame com’eusou(l) – Maguinho daSilva

  11. Não fui na outra eliminatória, mas fui vê a final…
    Gostei das músicas que passarãm na outra eliminatória e achei legal que minha aposta no rock que foi o Damned Blues recebeu premiações..
    Só não concordei com ordem dos três primeiros, acho que memórias de uma casa velha merecia o primeiro posto. Mas cada um com uma cabeça..
    A banda Lunares que tem um belo som, mas em compensação foi uma das piores letras de música do festival, mas arrebatou o voto popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *