DoSol Eventos, Nacional

VALÉRIA OLIVEIRA (RN) NO SOUTH BY SOUTHWEST

valeria_oliveira_imbalanca

Na próxima segunda dia 16 de março, Valéria Oliveira embarca para os Estados Unidos para se apresentar no “South by Southwest” Week, mais conhecido como SXSW, que é realizado anualmente em Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos. Acompanhada de sua banda – composta por Eduardo Pinheiro na guitarra, Paulo de Oliveira no baixo e Rogério ‘Pitomba’ na bateria -, Valéria leva na bagagem seu mais recente CD de carreira, o leve só as pedras, para uma apresentação no próximo dia 21 de março em um dos 80 palcos do Festival.

Entre os brasileiros selecionados para 2009, há estilos bastante diversos como Fernanda Takai, Mundo Livre S/A, Vander Lee, Tita Lima, entre outros.

É no lendário Festival de Música SXSW que novos talentos do circuito independente de diversos países debutam para a cena mundial e se integram a artistas já consagrados. Nas últimas edições, passaram por lá nomes tão importantes quanto Ben Harper, R.E.M. e Morrissey, assim como foram lançados artistas como Amy Winehouse e Vampire Weekend. No SXSW 2009, serão mais de 1.800 shows dos mais variados gêneros e centenas de artistas e bandas de todo o mundo se apresentando numa grande vitrine de tendências artísticas e culturais.

Dentre as inúmeras atrações do festival, um dos destaques é a Conferência de Quincy Jones, empresário, produtor vencedor de vários prêmios Grammy, compositor e arranjador. Considerado um humanitário de longa data, produziu e realizou o histórico “We Are The World”, gravação em favor da redução da fome na Etiópia. Jones é esperado para discutir o poder da música para influenciar e criar uma mudança positiva no mundo e da responsabilidade do artista ao utilizar a sua arte para reunir pessoas para o bem da humanidade. Dentre os projetos atuais e futuros, incluem-se o livro “The Complete Quincy Jones: My Journey and Passions”, um documentário sobre o Carnaval brasileiro, em favor das vítimas do furacão Katrina e das favelas do Brasil. Quincy Jones é considerado pela revista Time como um dos 6 mais influentes artistas de Jazz do século XX.

Valéria Oliveira, que tem um histórico no campo social, está muito ansiosa para ouvir as idéias de Quincy Jones, já que em Natal participou de diversos shows de promoção do voluntariado como no Ano Internacional do Voluntário e no Lançamento Nacional do Dia Global do Voluntariado Jovem. “Eu tenho voz, instrumentos e vontade de mudar o Brasil”: foi com essa frase de mobilização que o Projeto Retrovisor, do qual Valéria participava, celebrou o Dia Internacional do Voluntário e lançou a música “A Casa do Rei”; com Khrystal, a artista compôs a música “Ópera: o Impacto”, ambas em prol do controle social como forma de voluntariado transformador.

Valéria também aproveitará sua viagem para promover o RN como destino turístico. O folheto promocional de seu show traz no verso fotos do produto turístico Natal e o slogan que vem sendo utilizado pela Emprotur para divulgação do Estado: “O melhor da vida está aqui/The best in life is here”. Valéria Oliveira, músicos, empresária e assessora de comunicação vestirão durante o Festival camiseta promovendo a cidade de Natal com a marca exclusiva para o Brasil concedida pelas Nações Unidas: “Natal Cidade com coração/Natal City with a heart”.

O Festival é composto ainda por uma intensa programação de palestras, entrevistas com artistas, painéis, sessões com especialistas, sessões de audição de demos, feira de negócios, compra e venda de instrumentos e discos, além de festas privadas promovidas por gravadoras internacionais.

A participação de Valéria Oliveira no SXSW 2009 conta com o fundamental apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura que, por Edital, selecionou a artista para a concessão das passagens aéreas. Valéria, que vem investindo de maneira independente em sua carreira internacional, com quatro CDs lançados no Japão e três turnês realizadas na Suíça, conta nesse Festival com a colaboração da Fundação José Augusto e o apoio do Governo do Rio Grande do Norte e do SESC-RN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *