Notícias

TRUCKFIGHTERS E MONSTER COYOTE EM TOUR – SAIBA COMO SÃO OS BASTIDORES DE UMA TOUR

O que você lê abaixo é o relato direto e reto de Kalyl Lammarck, Tour Manager da TourDosol 2012 que reuniu os Truckfighters e o Monster Coyote em várias datas no Brasil e Argentina. Conheça os bastidores de uma ação como essa. Acompanhem:

Truckfighters em Buenos Aires

1.0 – Pré-shows: últimos acertos, ansiedade e confiança.

A turnê sulamericana dos Truckfighters (SUÉCIA) de 31 a 11 de novembro de 2012, começou a ser produzida em abril do mesmo ano por Kalyl e Amilton da banda Monster
Coyote (RN) e Anderson Foca da Associação Cultural Dosol, parceria esta, que mais tarde resultaria no nascimento do Centro Cultural Dosol Mossoró.

Na semana que precedeu a turnê, a logística de como manter os suecos por 11 dias por estes lados já estava toda montada, a única preocupação era um ou outro cabo, pedal, big-big que eles pediam ou acrescentavam via e-mail de última hora.

O primeiro check-in da tour foi no dia 30 de novembro de 2012, no aeroporto de Natal-RN, com destino à Buenos Aires(ARG), onde neste voo partiu todo o Monster Coyote
(já com DosolTV gravado e após um mês de foco e ensaios, confiantes que iriam fazer bons shows, apesar de 33% da banda não tão confiante de que os aviões chegariam em terra) e foram recebidos pelo selo argentino Venado Records, produtores do show dos gringos na Argentina.

A hospedagem foi na casa do “coletivo”, lugar amplo bem no centro de Buenos Aires, é um quartel general em que todos os locais remetem à música, desde o home-studio com vários valvulados na sala-de-estar, até livros sobre gravações gringas por toda a casa, além de toda conversa não tratar de outro assunto e sempre regada a muita cerveja Imperial e empanado (pastel de forno argentino).

Paralelamente, os Truckfighters partiam de Estocolmo no dia 31 de novembro de 2012, chegando dia 01 em Buenos Aires, recebido por Kalyl, que assumiu o posto de tour manager, e os Venado Records. Os gringos carrancudos ficaram maravilhados com a visão do Rio de la Plata bem em frente ao aeroporto, e na cidade fazia cerca de 28°C, já estava ao menos 33 mais quente que Örebro, que fazia -5°C naquele dia!

Com a pré-produção toda em dia, suecos de barriga cheia e dormindo na baita hospedagem que tiveram, e só aguardando o primeiro show, era hora de relaxar um pouco, afinal, a tensão de que “se eles viriam” já era.

Truckfighters no Festival Dosol São Paulo

2.0 – Rock rico, avião e gente grande.

O primeiro show dos Truck foi dia 02 de novembro, no Niceto Club, um dos maiores da América Latina, em Buenos Aires, acima do Niceto já se trata de estádio de futebol. O Monster Coyote já vinha de duas pautas, uma gravação no estúdio Vip Rock e uma gig na noite anterior no Gier Music Club, espaço para 300 pessoas que estava lotado, junto com os agora amigos do Colvero, banda irada de lá, Chantaz e Flashbax. As impressões da cidade argentina é de que você está no sudeste ou sul do Brasil, e que tudo é o dobro do preço só que é o mesmo preço.

Voltando ao Niceto, o primeiro show estava agendado para 21h, Kalyl e a Venado crew foram organizar o local por volta das 13h, ficando direto pro show. O receptivo preparado (muito chique, camarim grandão e mil tipos de bebidas que os nada beberrões Truckfighters pediram, mas os Monster Coyote também tinham acesso ao camarim… sobrou água) e por volta das 17h os Truckfighters já passavam o som, às 18h o restante do Monster Coyote chegava ao local e às 21h em ponto começaria o show já para casa quase lotada, cerca de 700 pessoas. Quem tocou nesta noite foi o Humo del Cairo, banda stoner de lá na linha tradicional mais psicodélica, são bem grandes na Argentina. Encerrando a noite, os suecos mandaram brasa para aquelas agora 1.000 pessoas que hablan español.

Fim de gig, hora de partir direto para o aeroporto, o vôo dos Monsters era às 06h com destino a São Paulo, Festival Dosol no Cine Jóia e gente que iria entender o que falamos!

Às 13h já estávamos descansando num excelente hotel que a van nos levou. Anderson e Ana tomaram de conta do Monster e não deixaram faltar nada no Dosol São Paulo, nos sentimos num pedacinho de Natal, inclusive no profissionalismo da Inker (Fabbie, Nathalia, Fabox) agência que assumiu a responsabilidade de produzir o festival, conduziram com maestria ao melhor estilo do natalense. Às 18h15 já estávamos no local, lindo teatro revitalizado, espaço para 1.000 pessoas, equipe de som excelente e camarim dos Truckfighters (que tinha nosso nome também, olha que chique) vazio, hehehehe. Tocaram também no festival Orozco(SP), Forgotten Boys(SP), O Terno(SP) e Vivendo do Ócio(BA). Shows excelentes, produção impecável, e mais uma vez direto pro aeroporto, mais um vôo às 06h. Agora com destino à Goiânia Rock City, e receptivo de Fabrício Nobre, versão bêbada de Foca.

Já somando três dias sem dormir direito, cerca de 1h30 por noite, quem conseguia dormir durante o vôo dormia, mas lembra dos 33% né? Em Goiânia às 11h, recebidos pela super gentil Daianne Dias, da Construtora, deixamos as coisas no hotel e fomos para o local do show, o excelente Diablo Pub! Espaço para 500 pessoas, climatizado e super aconchegante ao melhor estilo roqueiro goiano. Fabrício e Daianne levou os Monsters para almoçar num restaurante fodão e depois levaram os Truck para almoçar num mais fodão ainda. Às 18h já no Diablo Pub aguardando começar o show, tomando uma ou outra cerveja até que… tcharansss! Achamos o camarim do Truckfighters! Resultado: show irado regado à Absolut, seguido pelos incríveis Hellbenders. Noitada fantástica, finalizando com espetinhos de coelho com codorna que achamos do lado do hotel. Poderíamos dormir até 12h, hora do check-out do hotel, o problema é que não tínhamos onde ficar até a hora do nosso vôo, às 20h. Então conhecemos todo o aeroporto de Goiânia (umas 5x) com um passeio que durou das 13h às 19h50.

Truckfighters no Festival Dosol Natal

3.0 – Qualidade e felicidade: Tudo depende do referencial.

Hora de recompor as energias, afinal teríamos três dias livres até Recife. Os Truckfighters agora ficaram 24h com a gente, já que os vôos eram separados, hotéis separados e pautas separadas na primeira parte da tour. Os suecos tiveram uma pauta no dia 06 de novembro. Gravaram o DosolTV Sessions, com uma música nova e sem pedal de wah-wah, hehe. Podiam ter trazido o deles, ao invés de pedir emprestado todo show e reclamar quando não tem.

Após cartões postais, comida brasileira, alfinetadas e choque de realidade, hora de partir para Hellcife, talvez a terceira cidade mais roqueira do Nordeste, perdendo apenas
para Mossoró e Natal. Na noite que rolava o Truckfighters, Amp(PE) e Monster Coyote, paralelamente aconteciam shows do Test(SP) em um local e Macaco Bong(MT) em outro lugar, resultado da enorme circulação de bandas alimentada pelos festivais que aconteciam naquele fim de semana no Nordeste. O local do show era o Downtown pub, espaço iradíssimo para 500 pessoas (talvez mais). Essa parte da tour fomos de van, chegando ao local do show às 19h para os Truck passarem o som. Super bem recebidos pelo Bruno Nogueira, produtor, blogueiro, curador do Abril Pro Rock além de gente finíssima!

Reencontramos alguns belos amigos do Desalma(PE) e Diablo Motor(PE), e às 20h30 o palco estava liberado para o Amp passar o som deles, às 20h32 estava liberado para o Monster Coyote passar e tocar. Pedimos mais guitarra no retorno da bateria e pegue zuada, depois subiu o Amp e pegue mais barulho, depois subiu o Truckfighters e fechou a sequência roqueira de Recife. Nesta gig aconteceu algo estranho, sumiram de cima do palco 02 celulares, dos baixistas do Monster e Truck. Dudu do Amp escapou ou não deve ter levado celular! Após o show fomos para o extraordinário fuckin awesome estúdio Casona, o Monster dormiu num estúdio lá, e o Truckfighters num quarto estilo hotel, o que não agradou muito os gringos por se tratar de um estúdio, o que agradou muito os Monsters conhecer tanto equipamento foda e acompanhar de perto a gravação de um vídeo para o carnaval de Recife do ano seguinte. Já eram 12h, partiu Maceió-AL, Festival Maionese nos esperando!

Parada na estrada para um breve almoço e uma ou outra aporrinhação em sueco sobre a van, comida ou Renan, baterista do Monster Coyote. Chegamos na casa dos
queridíssimos Popfuzz em Jacaraci, praia da capital alagoana, os Truck foram passar o som e agente foi passar o álcool junto com os comparsas mossoroenses do Red Boots que também tocaram no festival. Chegando ao local do show por volta das 20h30, o festiva ltinha um pequeno atraso. O local era um galpão enorme, estrutura muito boa, porém a acústica do local era péssima, prejudicando um pouco a apresentação das bandas quando vistas de certos pontos do festival. Os Popfuzz Caíque, Rodolfo, Nina, Nando e toda a crew são extremamente organizados e sabiam de todas as limitações do galpão deste ano, porém, acabou como a única opção já que o lugar em que costuma ocorrer estava locado para um casamento. Os shows foram muito bons, cerca de 400 pessoas no local. Ao final tivemos o prazer de ter como companheiros de van os Leptospirose (SP), talvez o pessoal mais gente boa que conhecemos durante o trajeto, e olha que não foram poucos! Nos acompanharam das 04h às 13h, 09 horinhas de estrada sem dormir direito e tendo que tocar no outro dia em casa! Festival Dosol Natal aí vamos nós!

Chegando na terra do sol, deixamos os gringos e os não gringos nas mãos de Eduardo Magoo, no hotel do Festival Dosol e fomos descansar. Piscamos o olho e 17h30 estávamos no Festival Dosol. Perdemos os shows do Far From desgraça, Kung-Fu Johnny e Red Boots que tanto queríamos ver, subimos ao palco pra passar o som, tudo na maior correria, tocamos e já elviz, só descansar e curtir o passeio agora, afinal estávamos quase em casa e reencontramos todos os amigos, e no dia seguinte só tinha compromisso às 18h, e a viagem era curta.

Aqui os Truckfighters já estavam amando o Festival, comentaram ser um dos, se não o mais organizado que já foram, ficaram até quase a última banda por volta de 01h, e olha que eles tocaram ás 21h. O show deles foi excelente para alguns, e morno para outros. É ponto de vista e gosto. Nós do Monster já tínhamos visto 07 shows, e para nós foi melhor dentre eles. Gringos felizes e queimados DoSol (trocadalho do carilho, hehe), hora de partir para casa finalmente, após 02 semanas longe do deserto!

Mossoró Rock City, terra do nunca, deserto! Chegamos finalmente e para nós foi uma alegria gigante, enorme, tão grande que bebemos demais e exageramos em tudo, resultado: aos 09 minutos do nosso show, prato rachado, pedal de bateria quebrado, sem baquetas, e fim precoce do show (pelos acontecimentos notem quem foi que bebeu demais e fez tudo demais)! Foi irado ver várias pessoas de Natal presentes no Dosol Mossoró! O show dos gringos foi memorável, o segundo melhor da tour, um domingão lotado, quase 100 pessoas vendo Truckfighters, Macaco Bong, Red Boots e Monster Coyote em Mossoró! Fim de turnê, saldo positivo ao extremo, muitos amigos, muito mas muito aprendizado, e agora é não parar e continuar a produzir! Os Truckfighters já estão de volta a Örebro, numa viagem que durou 42 horas, Ozo, o baixista, perdeu carteira e baixo no aeroporto durante a volta, além do celular em Recife, mas mandou um e-mail ao Dosol agradecendo por todo o profissionalismo e atenção durante a tour, querendo voltar ao Brasil em breve! É isso!