FESTIVAIS LEGAIS QUE VISITAMOS EM 2015

primavera

Foto: Primavera Sound 2015.

Tem gente que não gosta ou não aguenta o ritmo dos festivais de música, mas quem é fã mesmo sabe que não tem lugar melhor para conferir shows e conhecer bandas novas do que os festivais. Sim, ver sua banda preferida num lugar menor, mais confortável também tem seu valor, mas eu jamais veria os shows que vi se não fossem os festivais.

Com ou sem estar tocando junto, vai uma lista de alguns festivais muito legais que vimos em 2015. Festival Dosol não conta para não lambermos a própria cria.

BANANADA (GOIÂNIA/GO)

Pra ver bandas novas da cena brasileira é um prato cheio, sem contar que o lugar do show (um imenso complexo projetado pelo Oscar Niemeyer) também é demais. Goiânia é uma das principais cidades pra ver coisas novas na música, se for rock então aumenta ainda mais o poder. Vimos lá King Tuff, J. Mascis, Karol Konká, Lê Almeida, Carne Doce e contando. Sempre em Maio, vale a ida.

LOLLAPALOOZA (SÃO PAULO/SP)

Para o meu gosto pessoal o principal festival desses blockbusters do país. Curto o local, curto os palcos, curto o horário e a programação apesar de ser mais puxada para gurizada dessas novas bandas eletro/pop/açucar. Ainda mantém ótimas opções para conferir. Sempre em Março, fomos três vezes e iremos de novo em 2016. Vimos Jack White, Robert Plant, Interpol, Smashing Pumpkins, Far From Alaska e Boogarins.

LIVERPOOL SOUND CITY (LIVERPOOL/UK)

Liverpool respira música e Beatles né? Eles são a principal atração turística da cidade e continuarão sendo, porque a fama dos fabfour só cresce. É nesse clima, com uma arena montada na beira das docas e um frio de rachar que curtimos o Liverpool Sound City. É simples, não tem muito luxo, mas dá para ver dezenas de bandas incríveis que você nunca ouviu falar na vida. Conhecemos o All We Are, Goastt, Dutch Unckle e vimos gente como o Flaming Lips reinando por lá. Sempre em Maio.

PRIMAVERA SOUND (BARCELONA/ESPANHA)

Top Festival, simples assim. Sempre com o lineup mais incrível e farta opções de shows para ver em todos os horários. Vi facilmente uns 40 shows durante todo o fim de semana. Também tem o melhor local para festival que já pude visitar, uma enorme arena na beira da praia para 100.000 pessoas. Vimos Strokes, Ride, Tyler The Creator, Patti Smith, American Football, Belle & Sebastian, Replacements, Death From Above 1989, Thee oh Sees e contando. Sempre em Junho.

RECBEAT (RECIFE/PE)

Carnaval do Recife é mágico. Tá, vamos combinar que nos últimos dois anos não foi lá essas coisas de atração no carnaval, mas o RecBeat continua sendo um dos melhores rolês de festival para se visitar. Na rua, gratuito, no coração do carnaval pernambucano você pode ver um show mais doido da sua vida ou aquele artista pop que você tanto curti no mesmo dia. Vale muito a ida, pelo menos uma vez para conferir. Sempre no carnaval. Vimos Russo Passapusso, Man Or astroman, Tagore e mais.

BR 135 (SÃO LUIZ/MA)

Coisa boa é você estar numa cena musical no seu despontar e foi essa a sensação de estar no BR135, festival em São Luiz, todo locado no centro histórico da cidade de maneira gratuita. Clima excelente, shows ótimos, vibe boa na terra do reggae. Dos festivais que nunca tinha ido foi o que mais gostamos. Vimos Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Siba, Curumim, Criolina e Aloha Haole.

 

FESTIVAL DOSOL MOSSORÓ/RN: CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES!

fest-dosol-2013---mossoro
FESTIVAL DOSOL: MOSSORÓ/RN
de 13 a 16 de novembro
Centro Cultural Dosol Mossoró
R$10,00 (dia)

Confirme presença - https://www.facebook.com/events/644203442266781/

Quarta edição do Festival Dosol Mossoró está na rua e para a nossa alegria, pela segundo ano consecutivo as ações do festival serão dentro de casa, no Centro Cultural Dosol Mossoró. Repetindo o ano passado teremos atrações internacionais, nacionais e nomes da cena de Mossoró e Natal. Vai ser massa, confira o lineup:

Quarta-feira, 13 de novembro
22H – LOS PEYOTES (ARGENTINA)
21H – DON FERNANDO (AUSTRÁLIA)
20H – THE RED BOOTS

Quinta-feira, 14 de novembro
23H – DAMAGE DIVISION (NATAL)
22H – GODHOUND
21H – TRUCK DRIVER KILLERS (PB)
20H – ARCANJOS

Sexta-feira, 15 de novembro
01H – STATIK MAJIK (RJ)
00H – MACHINAGE (SP) 
23H – MONSTER COYOTE
22H – AMP (PE)
21H – CRIOKAR (CE)

Sábado, 16 de novembro
01H – SEUZÉ (NATAL)
00H – ANDROIDE SEM PAR (NATAL)
23H – LUPE DE LUPE (MG)
22H – SINGLE PARENTS (SP)
21H – MAD GRINDER

O patrocínio é da Petrobras, Oi e governo do RN através da Lei Câmara Cascudo.

 

FESTIVAL DOSOL CLASSICS: GENERAL JUNKIE AO VIVO NO FESTIVAL DOSOL 2011

O ano de 2013 marca a chegada da  décima edição do Festival Dosol. Um data importante e um feito para nós que organizamos a atividade e também para os fãs de música de Natal e região que sempre prestigiam e deixam o Festival Dosol vivo ano após ano.

Para comemorar a data separamos alguns momentos inesquecíveis do Festival Dosol para compartilhar com nosso parceiros. O seguindo vídeo que lançamos é o show completo de uma das maiores lendas do rock potiguar em todos os tempos: o General Junkie. A banda estava desde 2005 sem se apresentar e voltou para show especial na edição de 2011 do festival. Confira o show completo e aguarde o lançamento também em áudio.

DOSOL DISPONIBILIZA SHOW COMPLETO DO GENERAL JUNKIE EM COMEMORAÇÃO AOS DEZ ANOS DO FESTIVAL DOSOL

Estamos comentando por aqui mas não custa nada repetir. O ano de 2013 é emblemático pro Festival Dosol porque estamos chegando na nossa décima edição. Para comemorar a chegada dessa data tão importante estamos dando de presente aos fãs do festival e fãs de música em geral shows completos (e clássicos) que rolaram nas nossas edições. Disponibilizamos recentemente o show completo e o disco para download do Marky Ramones Blitzkrieg fazendo uma ponte com os artistas de fora que vem nos visitar.

Agora chegou a hora de olharmos para dentro de casa. O que disponibilizaremos na próxima segunda é o show de retorno do General Junkie, realizado na edição de 2011 do Festival Dosol. Dia clássico, casa cheia, expectativa e a banda moendo clássicos do cancioneiro roqueiro potiguar. De quebra ainda terminaram o show com uma inédita, é mole? Então temos esse encontro marcado. Segunda passe aqui no Portal Dosol e veja o filme completo e baixe o disco clássico do General Junkie ao vivo no Festival Dosol 2011. Até lá.

MARKY RAMONES BLITZKRIEG (EUA) – AO VIVO NO FESTIVAL DOSOL 2010

Pra comemorar a chegada dos 10 anos do Festival Dosol agora em 2013 estamos disponibilizando alguns momentos clássicos da nossa história. Segue para download o show completo do Marky Ramones Blitzkrieg (EUA) gravado no Festival Dosol 2010.

São 32 músicas passando pelos clássicos dos Ramones, músicas do Misfits acústicas, músicas do Marky Ramones Blitzkrieg e da carreira solo do Joey Ramone. Um verdadeiro documento roqueiro. Baixe, ouça alto e curta um dos maiores momentos do Festival Dosol em todos os tempos.

Marky Ramones Blitzkrieg (EUA) - Ao vivo no Festival Dosol 2010 (download) (2274)

DOSOL DISPONIBILIZA SHOW DE MARKY RAMONE NO FESTIVAL DOSOL 2010 NA PRÓXIMA SEGUNDA

Em 2013 o Festival Dosol completa 10 anos de vida. Foram muito momentos memoráveis, praticamente quatro gerações de bandas do RN em ação e dezenas de histórias para contar. O mais legal de tudo isso é que respeitamos muito a memória da nossa atividade e desde 2005 registramos tudo o que rolou no festival em documentários, takes ao vivo, pré-entrevistas e entrevistas e shows durante o evento, além de uma vasta cobertura da imprensa independente nacional que sempre se faz presente em todas as edições.

Dentre esses tesouros que temos em arquivo um deles é muito especial. Resgatamos boa parte de um dos shows mais importantes que já produzimos que foi a vinda do Marky Ramone  em Natal na edição do festival em 2010. Alguns podem até achar pouco importante, o cara vem muito ao Brasil, faz shows e tudo mais. Só que os Ramones para o Dosol foi nossa escola, onde tudo começou e ter um Ramone em Natal teve bem mais significado para gente do que muitos podem imaginar. Sonho realizado!

É esse show do Marky Ramone Blitzkrieg (EUA) quem vamos disponibilizar gratuitamente e praticamente na íntegra em áudio e vídeo e alta definição na próxima segunda (14/01/13) em comemoração a chegada do ano da 10ª edição do Festival Dosol. Quem estava lá sabe como foi massa e quem não estava vai poder conferir.

FESTIVAL DOSOL NATAL COMEÇA HOJE E É HORA DE AGRADECER!

Chegou o dia, hoje começa o Festival Dosol Natal, onde a maioria da nossa programação se concentra. Serão 50 shows em dois dias, mais de 50 pessoas envolvidas diretamente com a produção, cobertura e documentação das atividade e mais de duas centenas de músicos tocando para um público que ainda não sabemos qual vai ser (mas que promete ser bem grande).

Agradecer depois que a atividade passa é mais fácil, mas preferimos fazer isso antes porque para nós que trabalhamos no dia-a-dia da cultura no RN o resultado importante é o do processo. Não tem fim e nem começo. Para a Crew Dosol o trabalho no Festival Dosol deu uma parada e agora começa a festa! Sim, o Festival Dosol para gente é uma festa, é nosso carnaval roqueiro e o encontro direto entre o fã de música e seus principais agentes que são as bandas e artistas que estarão se apresentando.

Podíamos agradecer falando do peso que o Festival Dosol representa para a cena musical da cidade. Praticamente todas as bandas envolvidas na atividade trabalharam individualmente seus horários direto com o seu público para envolvermos a cidade para o evento. Essa colaboração entre a mídia oficial do evento e a mídia mais oficial ainda das bandas faz com que o Festival Dosol seja quase de carne e osso. Transforma a plataforma numa entidade que se move empurrada por todos nós para chamar atenção da cidade. É nosso Cavalo de Tróia independente e dentro dele nossos melhores guerreiros. É a luta real por espaço e por sustentabilidade que só os mais dedicados estarão aptos a vencer. Bandas, nosso muito obrigado.

O que dizer dos nossos patrocinadores? A turma que viabiliza toda a ação. Sem eles seríamos capazes sim de fazer esse barco andar, mas faríamos isso a remo ou na velocidade em que nossas velas pudessem nos levar. O patrocínio é o motor de tudo isso, é a força externa que entende a importância de um evento como o Festival Dosol acontecer. Não falamos nada antes mas não estamos utilizando NENHUMA lei de incentivo em 2012. Nem municipal, nem estadual e nem federal. Elas são excelentes, adiantam e facilitam a captação de recursos mas não podem ser o único jeito de se fazer uma atividade. Sabemos e acreditamos nisso, hoje, ontem e sempre. Um muito obrigado GIGANTE aos parceiros da Petrobras que pelo terceiro ano seguido nos patrocina. Um salve também ao projeto Conexão Vivo que também está apoiando nossa ação esse ano. Nos orgulhamos muito de ter gente desse calibre como parceiros culturais.

Cooperação, companheirismo, identificação? O que falar da nossa equipe que faz o festival acontecer? Não tem como não se emocionar com a entrega com que essa turma trabalha. Temos companheiros de produção que estão com a gente desde a primeira edição e gente que acabamos de conhecer, todos muito afim de ver a música rolar bonita! Amigos que estão em outras cidades separando um pedaço das suas férias para vir trabalhar, equipe de Mossoró focada e dedicada a tomar conta de tudo enquanto uma outra parte sai em tour. Turma de São Paulo numa fúria de trabalho que culminou com uma estreia que muito nos honrou na capital paulista. Agentes culturais de outros estados vindo cobrir de forma colaborativa o festival. É muito emocionante ver tudo isso sendo gerado por causa da música e da cultura. É uma força impagável e rara de encontrar que só a arte proporciona e não tem muita explicação. Para vocês amigos TODO O NOSSO RESPEITO.

Um abraço forte também a toda a imprensa brasileira. Fãs de música que nem a gente, sempre replicam, espalham e noticiam nossa empreitada cultural jogando um olhar positivo para o que fazemos e gerando aquela sinergia para que tudo possa correr bem. Aos amigos blogueiros e jornalistas fãs de música do RN. Somos muito gratos a todos vocês galera. Floodamos a cidade com cultura. Natal estava precisando e precisa cada vez mais dessa agenda POSITIVA.

Bem. O que falta a gente dizer agora? Acho que só nos resta fazer uma chamada final pra que vocês que estão em Natal ou cidades próximas desçam como sua alegria e curiosidade ao bairro da Ribeira e inunde o Festival Dosol com energia boa. Estamos todos muito felizes e se vocês aparecerem no nosso baile a festa estará totalmente completa. Contamos com vocês, nos vemos mais tarde! Bom Festival Dosol a todos. Nosso trabalho termina aqui, agora vamos todos nos divertir! Até já!

DOSOL CREW!

CLIPPING: ENTREVISTA DE ANDERSON FOCA PARA O BLOG ALTNEWSPAPER

O Anderson Foca é uma das figuras mais conhecidas da cena independente do nordeste, mais que isso, se faz presente frequentemente na cena nacional. Seja tocando, seja produzindo, discutindo música e cultura. Já teve banda de hardcore, de rock alternativo, grunge e de uns anos pra cá tem uma banda de rock instrumental chamada Camarones Orquestra Guitarristica, uma das bandas independentes que mais faz shows pelo Brasil. Abriu o estúdio e selo DoSol para ensaio e gravações de bandas independentes na cidade de Natal em 2001,  ja abriu um bar que virou um Centro Cultural, além de shows pagos e gratuitos de bandas locais e de todos os lugares do Brasil, funciona como um ponto de encontro do independente potiguar no bairro da Ribeira, centro histórico de Natal.

Realiza o festival DoSol desde o ano de 2002, sendo um dos festivais independentes mais importantes do Nordeste atualmente e um dos mais divertidos. No portal DoSol, aparecem vários vídeos produzido pela marca, além de discos de bandas gravadas no estúdio e lançadas pelo selo. É uma produção insana, não passa um mês sem aparecer alguma coisa nova, fora as datas e eventos agendados com folga e muita organização. Com a necessidade de expandir-se dentro do Rio Grande do Norte, o DoSol anunciou um novo espaço na cidade de Mossoró no final do mês passado. Aqui você lê uma entrevista com Anderson Foca, falando sobre a banda, a cena potiguar, o cenário nacional, novidades do Festival DoSol 2012 e contando um pouco da historia de quem tem se dedicado inteiramente a música independente desde 1997!

LEIA O RESTO AQUI

FESTIVAL DOSOL 2011: TALMA&GADELHA (RN) CONFIRMADOS NA PROGRAMAÇÃO

O Festival Dosol 2011 está confirmado para acontecer entre os dias 04 e 13 de novembro com mais de 70 shows previsto para essa edição. Esta ação cultural é patrocinada pela Petrobras, através da Lei Rouanet e pela Oi, através da Lei Câmara Cascudo com apoio do Programa Oi Futuro.

Confirmamos hoje a maior revelação potiguar deste começo de ano: os potiguares Talma&Gadelha. Na verdade a revelação está no fato da banda ser nova, mas Luiz Gadelha e Simona Talma já militam pela música potiguar há muitos anos e agoram começam a colher o fruto da dedicação e empenho. Excelentes compositores, intérpretes personalizados e banda afiada. Não tem erro!

Talma&Gadelha está confirmado na programação do dia 05 de novembro e também tocam no Festval Dosol Mossoró.

Veja Também:
Tulipa Ruiz no Festival Dosol 2011

FESTIVAL DOSOL 2011: TULIPA RUIZ (SP) CONFIRMADA NA PROGRAMAÇÃO

O Festival Dosol 2011 está confirmado para acontecer entre os dias 04 e 13 de novembro com mais de 70 shows previsto para essa edição. Esta ação cultural é patrocinada pela Petrobras, através da Lei Rouanet e pela Oi, através da Lei Câmara Cascudo com apoio do Programa Oi Futuro.

Hoje começamos a divulgar nomes que estarão tocando nesta edição e para começar nada melhor do que anunciar um das principais cantoras do Braisl na atualidade: a paulista Tulipa Ruiz. Com voz forte, ótimo disco de estréia e excelente show, Tulipa tem se destacxado por onde passa e no ano passado ganhou praticmente todos os prêmios de disco do ano em diversas publicações e blogs especializados em todo o Brasil. E ela já prometeu, vem com tudo no seu primeiro show em Natal.

O Show da Tulipa Ruiz é dia sábado, dia 05 de novembro no Festival Dosol. Marque com força para não perder!

Tulipa Ruiz “As Vezes” from yb music on Vimeo.