ASSISTA MINI-DOC SOBRE A ETAPA DE CARNAVAL DO CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA 2016

cicuito

O carnaval da Ribeira foi lindo com a volta do Circuito Cultural Ribeira e suas atividades. Grande momento de reencontro com a cultura do bairro misturando gente e alegria em pleno carnaval. confira como foi essa volta no mini-doc abaixo!

LUISA E OS ALQUIMISTAS FAZ TOUR NO CARNAVAL DO NORDESTE

luisa

O ano começou com tudo para Luisa e os Alquimistas, uma das principais revelações da música potiguar desde o ano passado. Na primeira semana de janeiro a banda lançou seu primeiro full album intitulado “Cobra Coral” que vem sendo sucesso de crítica e público na capital potiguar.

Agora a banda começa uma tour para divulgar o disco fora das fronteiras do estado e vai aproveitar o carnaval para o começo das atividades. O grupo toca no RecBeat em João Pessoa e Recife, Encontro da Nova Consciência em João Pessoa e no Baile do Circuito Cultural Ribeira em Natal.

Logo depois das datas momescas a banda pretende fazer o show oficial de lançamento do album em Natal e agendar mais shows Brasil afora. Cobra Coral é o primeiro lançamento do Dosol este ano e ainda no primeiro semestre tem mais três álbuns previstos: Plutão Já Foi Planeta, Luiz Gadelha e os Suculentos e Five Minutes To Go.

Confira as datas de carnaval de Luisa e os Alquimistas

Sexta, 05 de fevereiro – RecBeat Apresenta, João Pessoa/PB
Sábado, 06 de fevereiro – RecBeat, Recife/PE
Domingo, 07 de fevereiro – Encontro da Nova Consciência, Campina Grande/PB
Terça, 09 de fevereiro – Baile do Circuito Cultural Ribeira, Natal/RN

 

BAIXE E ESCUTE O HINO OFICIAL DO CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA

circuito

O Circuito Cultural Ribeira reuniu artistas potiguares para criar uma espécie de Hino Informal da Ribeira. A música chama-se “Ribeira Viva”e você pode baixa-la agora.

A composição é de Luiz Gadelha e Anderson Foca com produção e programação de Gabriel Souto. A interpretação ficou a cargo do trio Khrystal, Paulo Souto e Luiz Gadelha. Baixe agora.

Baixe aqui: Ribeira Viva, Hino do Circuito Cultural ribeira

Veja o Lyric Video!

SAIBA COMO PARTICIPAR DO CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA

CARD PROPOSTA

O Circuito Cultural Ribeira está de volta e os domingos da Ribeira vão ficar ainda mais bonitos e animados. A volta da ocupação vai ser num grande baile na terça de carnaval e a partir de março, as atividades seguem ocupando todo o o bairro sempre no segundo domingo de cada mês (pelo menos até julho).

Para participar do Circuito artistas, bandas e produtores podem mandar seus trabalhos para avaliação através do email circuitoculturalribeira@gmail.com. Mês a mês a produção da atividade selecionará os artistas que participarão de cada atividades. Todas as expressões artísticas são permitidas dentro do recorte do circuito, então mãos a obra.

O Circuito Cultural Ribeira é promovido pelo Dosol e Casa da Ribeira com patrocínio da Tim e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo.

DOSOLTV: DIÁLOGOS DO CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA – TERRITÓRIO CRIATIVO

Estamos colocando no ar o primeiro vídeo de uma série que vai resumir as atividades de pensamento e debate do Circuito Cultural Ribeira intitulada Diálogos. Na primeira edição no dia 05 de setembro, recebemos Renato Schattan e Fábio Henrique, ambos do MINC para bater um papo sobre economia criativa.

Confira os melhores momentos da palestra que também serviu para lançarmos o selo Ribeira Território Criativo.

COMO FOI? CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA 2012 – 1ª EDIÇÃO


Cortejo da Lavagem do Beco da Quarentena

Por Foca

Eu já nervoso com a possibilidade de chover quando algum maluco me disse: calma Foca, essa chuva é para lavar a alma desta bairro, é a benção de jah para a volta do Circuito. Choveu e não foi pouco e mesmo assim mais de 10.000 pessoas se espalharam pelas ruas do bairro na primeira etapa do Circuito Cultural Ribeira em 2012. A décima edição no total.

Incrível detectar o poder transformador da cultura a olhos vivos. Quem estava lá viu a Ribeira real, aquela que já foi inúmeras vezes ocupada pela população da cidade, por seus artistas e pela cultura viva e pulsante. Claro, todos nós sabemos o quanto nossa cidade – e por tabela o nosso bairro mais boêmio e cultural  - estão abandonados pelo poder  público. No circuito não foi diferente, a prefeitura não fez sua parte, iluminou de qualquer jeito algumas ruas e não teve nem o cuidado de limpar o bairro do sábado pro domingo para que a iniciativa privada (nós, todos os aparelhos culturais do Circuito) pudéssemos receber o público com dignidade. Precisou de uma mutirão em várias casas para minimizar o problema, mais um vez contornado (em parte) pela força coletiva.


Tathiane Tábata na Casa da Ribeira

Só comecei a circular depois das 19h para visitar alguns locais de apresentações. Vi o Tramas no Atelier de Flávio Freitas absolutamente lotado, não consegui nem entrar na sessão de Tathiane Tábata na Casa da Ribeira  lotada, vi um Missigina discotecando com sua soundsystem no meio da rua usando vinil e compressores. Consegui passar em frente ao Cultura Clube que quase fecha a rua de tanta gente.

Na Rua Chile, local de maior concentração de público do Circuito foi uma loucura, precisamos até intervir na porta do Galpão 29 para organizar a entrada no espaço, absolutamente lotado. O Centro Cultural Dosol também se manteve lotado durante todo a noite com ápice pro incrível show de lançamento do disco de Simona Talma que emocionou muita gente e deu aquele clima de encerramento com chave de ouro nesta edição do Circuito.


Simona Talma lançando álbum no Centro Cultural Dosol

Muito mais coisas rolaram, muito mais histórias podem ser contadas principalmente porque o Circuito Cultural Ribeira mantém o lema da Liberdade criativa, do Faça Você Mesmo (se for em conjunto com seus iguais melhor ainda). Conte a sua história, tire sua foto, faça o seu vídeo, intervenha no Bairro e mostre ao seu vizinho, amigo ou parente que a Ribeira é o centro criativo da cultura dessa cidade. E tenho dito.

Nos encontramos no dia-a-dia do bairro e dia 09 de setembro tem mais Circuito. Apareçam!

CENTRO CULTURAL DOSOL NATAL [EVENTO]: CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA, DOMINGO, 12 DE AGOSTO, 16H

O Circuito Cultural Ribeira finalmente está de volta e puxa junto uma programação incrível para este próximo domingo na Ribeira num total de 17 espaços com shows. No Centro Cultural Dosol a coisa vai pegar fogo. começamos a programação exibindo o documentário Lemmy, do monstro sagrado do rock mundial, líder do Motorhead. Na Sequência teremos shows do Kung Fu Johnny, um dos destaques potiguares deste começo de ano, Androide Sem Par, outro grande destaque de 2012, os roqueiros paraenses excelentes do Molho Megro e fechando a programação o mais que aguardado show de lançamento do novo disco de Simona Talma, intitulado Bang.

Não dá para perder e o melhor, é tudo gratuito!

Serviço
O Que? Circuito Cultural Ribeira no Centro Cultural Dosol
Atrações? Documentário Lemmy, Kung Fu Johnny, Androide Sem Par, Molho Negro (PA) e Simona Talma
Quando? Domingo, 12 de agosto, 16h
Entrada gratuita

CLIPPING: AS PRIMEIRAS 36 ATRAÇÕES (CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA NO DIÁRIO DE NATAL)

As primeiras 36 atrações
Circuito Cultural Ribeira apresenta, neste domingo, a primeira leva dos selecionados em seu edital
O Circuito Cultural Ribeira 2012 começa neste domingo e prossegue até abril de 2013, com intervalo em janeiro. Regularidade mensal (a cada primeiro domingo de cada mês) e atrações variadas, selecionadas por edital e bancadas via Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Cosern e Conexão Vivo. A realização é do Centro Cultural Dosol em parceria com a Casa da Ribeira. A programação deste mês de agosto está incluída no Agosto da Alegria 2012, e foi definida a partir do Edital Circuito Ribeira. Foram no total 280 inscrições vindas de todas as regiões do estado e 102 projetos selecionados.


Orquestra Boca Seca faz parte do time de contemplados e fará show no Nalva Café. Foto: Giovana Rego/Divulgação

CLIPPING: A RIBEIRA VAI FERVER (CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA NA TRIBUNA DO NORTE)

http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-ribeira-vai-ferver/228343

O Circuito Cultural Ribeira está de volta, em mais um ano de eventos, com nove edições confirmadas para 2012. Um verdadeiro presente para o dia dos pais, extensivo a toda a família, neste domingo, 12 de agosto. São tantas as opções que é até difícil escolher.  E para quem nunca curtiu a Ribeira num fim de tarde, este poderá ser o momento certo para experimentar, porque os eventos começam a pipocar a partir das 16h, em 15 espaços do velho bairro, e seguem até 22h. Teatro, música, exposições, artes plásticas, performances. De tudo um pouco, com entrada franca ou em troca de alimentos.

Rodrigo SenaO Consulado Bar recebe a banda Blue Mountain, às 19h.O Consulado Bar recebe a banda Blue Mountain, às 19h.

As casas que estão no Circuito são Cultura Clube (avenida Rio Branco); Atelier Flávio  Freitas e Nalva Melo Café Salão (Duque de Caxias); Consulado Bar e Buraco da Catita (rua Câmara Cascudo, antiga “rua das Virgens”); Espaço Funil da Cultura (rua Dr. Barata), Casa da Ribeira, Gira Dança, Woodstock Bar e Espaço à Deriva (rua Frei  Miguelinho); Centro Cultural DoSol, Armazém Hall, Clube de Remo e Galpão 29 (rua Chile); além do teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo) e as próprias ruas, que serão “lavadas” em cortejo sob batuta de diversos grupos percussivos.

Mais uma vez, a parceria Casa da Ribeira e Centro Cultural DoSol coloca para a frente uma ideia ótima, cooperativa, que faz as pessoas abraçarem diversas expressões culturais. Qualquer manifestação artística encontra lugar na programação do festival, sempre aos segundos domingos de cada mês. O Circuito Cultural, que está na 10ª edição, está sendo realizado através da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado, Cosern e Vivo.

Exaltar o patrimônio arquitetônico e histórico da Ribeira é um dos objetivos do evento, conforme declarou o diretor da Casa da Ribeira, Edson Silva. “Neste segundo ano estamos ampliando as atividades mais diretamente ligadas à educação, para que todos possam perceber o valor simbólico que este conjunto arquitetônico tem”. O parceiro DoSol, Anderson Foca, defende que muitas pessoas já foram contagiadas pela proposta do evento, que é de agregar valor ao sítio histórico. “A partir da primeira visita, surge uma relação mais afetiva pelo bairro e muitos retornam em dias regulares de atividades”.

ANTENE-SE

O fole de Gilberto Monteiro

Na Casa da Ribeira, a exposição Reflexos, de  Sofia Bauchwitz, abre às 16h,  na sala de artes visuais, mesmo horário em que o músico gaúcho Gilberto Monteiro (foto) sobe ao palco da casa de espetáculos, com o show Sotaques do Fole, dentro do projeto Sonora Brasil Sesc. À noite, 19h e 21h, teatro com Tathiene Thábata,  em Ligeiramente Grávida.

No mundo de Tarsila

O projeto Palco Giratório do  SESC apresenta a peça Vila Tarsila, da Cia Druw (SP), em troca de um quilo de alimento, a partir das 17h, no Teatro Alberto Maranhão. A peça trata das memórias de infância da artista Tarsila Amaral, um ícone do movimento modernista brasileiro, serão levadas ao palco pela Companhia Druw de Teatro, no Projeto Palco Giratório do Sesc. A entrada é apenas um quilo de alimento não-perecível, para o projeto Mesa Brasil do Sesc.

No Centro Cultural DoSol, exibição às 16h do documentário  Lemmy (Documentário); show de Kung Fu Johnny, às 18h, seguido de Molho Negro (PA), Andróide Sem Par e  Simona Talma.

Lá vem a turma do Funil

O Consulado Bar recebe a banda Blue Mountain, às 19h, enquanto o Buraco da Catita faz a festa com o samba do Nós do Beco (16h). Paralela, a rua Dr. Barata será palco para o Missigena Sound System Reggae (DJ), das 18h às 22h. E no novo Espaço Funil da Cultura (foto, com o produtor Camilo Lemos) tem Exposição fotográfica de Fernando Chiriboga e Samba do Carmo (16h).

Mais música no Woodstock Bar, a partir das 17h, com Irados, The Birds Boys, Fullsion, Sinaback, Paraíso Artificial e Fiction Vibe Eletronic. Na mesma Frei Miguelinho, experimento cênico De Janelas e Luas, por – Mayra Montenegro (17h), seguido do Cine à Deriva, com exibição do filme Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho.

No Gira Dança

Na sede do Gira Dança, abertura da loja com souvenirs da casa,  documentário Figuras da Dança, por Hulda Bittencourt (16h30), espetáculo de dança Um Sorriso para Ser Feliz, pela própria Gira Dança (17h), encerrando com a performance Marionetes e Ventrílocos, do Coletivo ES3.

Projeto Trama

O Atelier Flávio Freitas abrigará o recital Tramas, de música e poesia, com  a atriz e escritora Clotilde Tavares (foto), Joca Costa e Heliana Pinheiro (19h). No Nalva Melo Café Salão, a dança do ventre toma lugar e corpo às 17h30, com apresentação do Grupo Tuareg, seguido do balanço da Orquestra Boca Seca.

Ocupação no Clube do Remo

A Cultura Clube inicia a programação no começo da noite com o VJ Helder,  seguido de  Eternamente Jah (19h) e Reggae Rupestre (20h30).  Na rua Chile, o Armazém Hall reedita o Baile Barulhinho Bom, com discotecagem de DJ Magão e Zé Caxangá (apenas música brasileira), a partir das 18h. Mais Djs no Galpão 29, na Eletronic Party (19h). Ainda na rua Chile, das 16h às 22h, novidades no Bazar Cultural, que ocupará as instalações do tradicional Clube do Remo (foto).

AQUECIMENTO: CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA – ANDROIDE SEM PAR

A programação do CCDosol Natal para domingo você já sabe né? Circuito Cultural Ribeira na cabeça! Veja o lineup e confira vídeo de uma das nossas atrações, os potiguares do Androide Sem Par.

CENTRO CULTURAL DOSOL
Rua Chile
16h – Sessão de cinema rock: Lemmy (Documentário)
18h – Kung Fu Johnny (Música)
18h40 – Molho Negro | PA (Música)
19h20 – Androide Sem Par (Música)
20h – Simona Talma (Música)

AQUECIMENTO: CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA – SIMONA TALMA NO DIÁRIO DE NATAL

Multifacetada Simona Talma
Com acesso gratuito, Centro Cultural Dosol será palco, domingo, para o lançamento do segundo solo da eterna “vagal”
Sérgio Vilar
sergiovilar.rn@dabr.com.br

 

A cantora e compositora Simona Talma retoma o trabalho solo após um ano de trabalho dedicado à banda Talma&Gadelha. Nada de volta às origens do jazz-blues, da música melancólica, intimista e poética, marcantes em seus primeiros trabalhos. Aliás, a pitada de blues está presente, mas de forma mais solta e menos triste. A maioria das canções do álbum Bang é dela. São canções reunidas desde 2006, no intervalo de sete anos do primeiro CD para o segundo, todas inéditas.


Disco reúne canções inéditas compostas desde 2006. Trabalho será paralelo ao projeto Talma&Gadelha. Foto: Pedro Andrade/DN/Divulgação

O álbum é mais pop? Talvez. Menos blues? Não. Mais solto do próprio eixo do blues, porém bem vívido nessa essência. Agora resta ouvir a evolução da cantora, da compositora e perceber os caminhos sentidos de lá pra cá, as partidas e retornos. São dez faixas, sendo oito de produção assinada por Anderson Foca e duas por Henrique Geladeira, passeando pelo Rock, Rocksteady, Blues, Rockabilly, Jazz e Rhythm and Blues, por temas como o amor incondicional, universal e a causa negra.

Aos fãs da Talma&Gadelha, nada depreocupação. O trabalho de divulgação do novo álbum será concomitante aos shows e compromissos da banda. “Não faço ideia de até quando irei divulgar o Bang. Depende do público e do que eu conseguir fechar de show. Sei que não vou parar o T&G pra fazer o solo. Faço tudo junto. E já estamos trabalhando no segundo disco da banda”, adianta Simona, ainda sem a definição da música de trabalho do álbum solo.

O Show de lançamento do álbum Bang acontecerá neste domingo, dentro da programação do Circuito Cultural Ribeira. O palco será o Centro Cultural DoSol, a partir das 21h30. Entrada gratuita. E não poderia ser outro local. Anderson Foca foi o responsável pela produção do álbum solo e também pelo lançamento do CD Matando o Amor, da banda Talma&Gadelha – projeto que Simona ressalta voltar em breve com novo disco. O CD está disponível para download no site do DoSol: www.dosol.com.br.

Talma & Gadelha

Simona e Luiz Gadelha parecem ter se encontrado, se completado após carreira solo de sucesso no plano local. Recolheram composições antigas sem identificação em seus trabalhos solos e um desejo em comum: fazer rock, com a simplicidade que ele traz, com a atitude, mas falando de amor, como sempre. Reuniram um time roqueiro e, a convite do produtor Anderson Foca, através do Projeto Incubadora, e com produção do próprio Anderson, “mataram o amor” no álbum de estreia.

Foram viagens, clipes, prêmios, boas indicações em listas do Nordeste, projetos importantes como: Pratas da Casa do Sesc Pompéia(SP), TV Trama Virtual, Feira da Música de Fortaleza, Festival Bananada (GO), Rock Cordel do BNB Cultural (CE) e (PB), Prêmio Hangar, Prêmio Cultura Potiguar, entre muitas outras conquistas.

Carreira de 12 anos e três discos



Simona Talma já conta 12 anos de carreira e três discos lançados: A moça mais vagal que há (Solo – 2005), Pra que serve a música? (Projeto Retrovisor – 2007) e Matando o amor (Talma&Gadelha – 2011). Nos três últimos meses esteve dedicada ao caminho trilhado há pouco mais de um ano, quando cantava e se apresentava sozinha. Mais uma iniciativa do Projeto Incubadora do Combo DoSol. Um segundo disco totalmente diferente das origens da cantora.

Embora as composições surjam dessa solidão, são inúmeros os colaboradores e parceiros que se jogaram na empreitada, a começar pelos compositores: Khrystal, Luiz Gadelha, Fernando Suassuna (Mad Dogs) e Clara Pinheiro (Clara e a Noite e Orquestra Boca Seca). Tocando e colaborando com os arranjos: Willames Costa (Baixo acústico, pianos e acordeom), Toni Gregório (Guitarras, violões e bandolim), Daniel Garça (Bateria), Micael Martins (Gaitas), Henrique Geladeira (guitarras, baixo), além da participação especial de Clara Pinheiro (vocais) e Michelle Régis (vocais).

CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA: RELEASE OFICIAL

Circuito Cultural Ribeira volta a ocupar a Ribeira.
10ª Edição do Circuito acontece domingo, dia 12/08 e marca a volta do circuito em 2012.

Já estávamos todos com saudade dos domingos do Circuito Cultural Ribeira. Foi o que muita gente comentou com alívio quando a Casa da Ribeira e o Centro Cultural DoSol confirmaram a volta do Circuito. O projeto que articula 15 espaços e também as ruas da Ribeira com atrações de música, teatro, dança, performances e exposições, volta a acontecer graças ao patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Governo do RN, COSERN e VIVO.

O programa que já tem 9 edições confirmadas, sempre no segundo domingo do mês, tem como meta a valorização do bairro que guarda boa parte da historia de Natal.

“O Circuito é uma ação de educação patrimonial. Neste segundo ano estamos ampliando as atividades mais diretamente ligadas à educação, para que todos possam perceber o valor simbólico que este conjunto arquitetônico tem.” Disse Edson Silva, diretor da Casa da Ribeira.

Claro que o conceito de educação através da arte defendido pelos organizadores do Circuito tem uma dinâmica e um potencial agregador que muitos confundem com um simples evento mullti-cultural, mas o intuito da Casa da Ribeira e do DoSol já começa a ser percebido pelos freqüentadores.

“A gente nota que muita gente vem a Ribeira pela primeira vez no Circuito. A partir daí eles começam a ter uma relação mais afetiva com o bairro e muitos retornam em dias regulares de atividades dos nossos espaços.” Disse Anderson Foca, diretor do Centro Cultural DoSol.

Para esta edição, que coincide com o dia dos pais, uma vasta programação para todas as idades foi especialmente pensada, a partir das propostas artísticas selecionados pelo edital do circuito que teve seu resultado publicado dia 30/07. As atividades começam às 16h e seguem até as 22h. Tudo gratuito. Confira a programação abaixo ou pelo site: www.circuitoculturalribeira.com.br

Programação Circuito Cultural Ribeira – 12 de agosto de 2012
15 espaços culturais abertos – TUDO GRATUITO

CENTRO CULTURAL DOSOL
Rua Chile

16h – Sessão de cinema rock: Lemmy (Documentário)
18h – Kung Fu Johnny (Música)
18h40 – Molho Negro | PA (Música)
19h20 – Androide Sem Par (Música)
20h – Simona Talma (Música)

CASA DA RIBEIRA
Rua Frei Miguelinho

16h – Abertura da Exposição “Reflexos” – Sofia Bauchwitz (Artes Visuais)
16h – SESC SONORA BRASIL: Sotaques do Fole – Gilberto Monteiro e Grupo | RS (Música)
19h – Tathiene Thábata em Ligeiramente Grávida (Teatro)
21h- Tathiene Thábata em Ligeiramente Grávida (Teatro)

TEATRO ALBERTO MARANHÃO
Praça Augusto Severo
17h – Vila Tarsila, da Cia DRUW | SP (Teatro)
Ingresso 1Kg de Alimento não-perecível para o programa Mesa Brasil/SESC

CONSULADO BAR
Rua das Virgens
19h – Blue Mountain (Música)

WOODSTOCK BAR
Rua Frei Miguelinho
17h – Irados (Música)
18h – The Birds Boys (Música)
19h – Fullsion (Música)
20h – Sinaback (Música)
21h – Paraíso Artificial (Música)
22h – Fiction Vibe Eletronic (Música)

ESPAÇO À DERIVA
Rua Frei Miguelinho
17h – De Janelas e Luas – Mayra Montenegro (Experimento Cênico)
19h – Cine à Deriva – Filme: Lavoura Arcaica (Vídeo)

ATELIER/ESPAÇO GASTRONÔMICO FLÁVIO FREITAS
Av. Duque de Caxias
19h – Tramas Recital com Clotilde Tavares, Joca Costa e Heliana Pinheiro (Música e Poesia)

GIRA DANÇA
Rua Frei Miguelinho
16h – Abertura da loja Mundo Gira
16h30 – Vídeo Documentário Figuras da Dança com Hulda Bittencourt
17h – Um Sorriso para Ser Feliz – Companhia Gira Dança (Dança)
18h – Marionetes e Ventrílocos – Coletivo ES3 (Performance)

NALVA CAFÉ E SALÃO
Av. Duque de Caxias
17h30 – Grupo Tuareg (Dança do Ventre)
19h30 – Orquestra Boca Seca (Música)

CULTURA CLUBE
Av. Rio Branco
Vj Helder (Audiovisual)
19h – Eternamente Jah (Música)
20h30 – Reggae Rupestre (Música)

ARMAZÉM HALL
Rua Chile
18h às 22h: Baile Barulhinho Bom – Especial Circuito Cultural Ribeira
Discotecagem: DJ Magão e Caxangá (Só música Brasileira)
Área de conveniência do Circuito

GALPÃO 29
Rua Chile
19h – Eletronic Party (DJs)

CLUBE DE REMO
Rua Chile
16h às 22h – Bazar Cultural (Venda de produtos culturais, trocas, discotecagem)

PELAS RUAS DA RIBEIRA
17h – Cortejo Lavagem do Beco da Quarentena- Grupos Percussivos (Cultura popular)

RUA DR. BARATA
18h às 22h – Missigena SoundSystem Reggae (Dj)

BURACO DA CATITA
Rua Câmara Cascudo
18h – Nós do Beco (Música)

ESPAÇO FUNIL DA CULTURA
Rua Dr. Barata
16h às 21h – Exposição fotográfica de Fernando Chiriboga (Artes Visuais)
16h – Samba do Carmo (Música)

CONEXÃO VIVO
Assim como o Circuito Cultural Ribeira, dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.
O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultura da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos Programas Culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, acesse o portal www.conexaovivo.com.br.

CLIPPING: CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA VOLTA A FERVER (DIÁRIO DE NATAL)

Ribeira voltará a ferver
Com 280 projetos inscritos, edital do Circuito Cultural Ribeira aprovou 102 propostas das mais diversas áreas
Sérgio Vilar
sergiovilar.rn@dabr.com.br

 


Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press

A edição 2012 do Circuito Cultural Ribeira divulgou o resultado do Edital de ocupação dos espaços. Música, Artes Visuais e Performance, Vídeo Debates, e Teatro e Dança foram os segmentos contemplados para compor as nove etapas mensais do projeto, sempre no segundo domingo de cada mês (intervalo apenas em janeiro). A primeira edição tem início dia 12 de agosto e foi incorporada à programação do Agosto da Alegria.

Foram no total 280 inscrições vindas de todas as regiões do estado e 102 projetos selecionados. “Ficamos muito satisfeitos com o número de inscrições que recebemos. A proposta de ocupar parte da programação do Circuito através de um edital foi muito vencedora”, disse Gustavo Wanderley, produtor do Circuito. O Circuito Cultural Ribeira ocupará os aparelhos culturais do bairro e também as ruas da Ribeira. Os lugares onde cada artista irá se apresentar serão divulgados a cada edição do projeto. O desta primeira etapa será publicado nesta sexta-feira, segundo o produtor Anderson Foca.


Evento retoma atividades no dia 12 deste mês, incorporando programação. Foto: Adriana Amorim/DN/D.A Press

Conexão

Além da programação própria, o CCR vai se conectar com vários eventos que acontecem no território criativo da Ribeira como o Festival Dosol, Cena Aberta, Goiamum Audiovisual e a Chamada Carnavalesca do Rock. A iniciativa do Circuito é do Dosol e da Casa da Ribeira e conta com patrocínio da Cosern, Vivo e Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo. Na edição de agosto o CCR também conta com a parceria cultural do Sesc.

RESULTADO DO EDITAL DE OCUPAÇÃO ARTÍSTICA DO CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA 2012/2013

CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA ANUNCIA RESULTADO DE OCUPAÇÃO ARTÍSTICA PRA 2012/2013
Ao todo 102 projetos foram selecionados para ocupar as 09 etapas do circuito

É com muita alegria que anunciamos o resultado do edital de ocupação artística do Circuito Cultural Ribeira para 2012 e parte de 2013.  Foram no total 280 inscrições vindas de todas as partes do estado. “Ficamos muito satisfeitos com o número de inscrições que recebemos. A proposta de ocupar parte da programação do Circuito através de um edital foi muito vencedora”,  diz Gustavo Wanderley,  produtor do CCR.

O Circuito Cultural Ribeira começa domingo, dia 12 de agosto e vai acontecer sempre no segundo domingo de cada mês, ocupando os aparelhos culturais do bairro e também as ruas da Ribeira. Além da programação própria o CCR vai se conectar com vários eventos que acontecem no território criativo da Ribeira como o Festival Dosol, Cena Aberta, Goiamum Audiovisual e Chamada Carnavalesca do Rock.

A iniciativa do Circuito é do Dosol e da Casa da Ribeira e conta patrocínio da Cosern, Vivo e Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo. Na edição de agosto o CCR também conta com a parceria cultural do Sesc.

Veja os contemplados no edital:

MÚSICA
1. 3 da Matina
2. 30 de Outubro
3. Adão e Erva
4. Androide Sem Par
5. Antônio de Pádua
6. Bruna Hatzel
7. Cabrones
8. Caio Padilha
9. Calistoga
10. Camarones Orquestra Guitarrística
11. Clara e a Noite
12. Coco de Roda do Mestre Severino
13. Damned Blues
14. DaSilva e D`Malassombrosband
15. Donizete Lima
16. Emblemas Funk
17. Esso
18. Eternamente Jah
19. Faces Negras
20. Filhos de Mamanjeba
21. Gilberto Cabral e banda
22. Grupo Acorde
23. Gustavo Concentino e Blue Montain
24. I.T.E.P
25. Ilha da Música
26. Isaque Galvão
27. Jubarte Ataca
28. Julio Lima
29. Kataphero
30. Khrystal
31. Kung Fu Johnny
32. Lavagem do Beco da Quarentena
33. Luiz Gadelha
34. Mariano Tavares
35. Missigena Soundsystem
36. Monster Coyote
37. Nordestenato
38. Nós do Beco
39. Orquestra Boca Seca
40. Os Boonies
41. Os Inflamáveis
42. Pedobreu
43. Pedro Mendes
44. Psicomancia
45. Raízes de Concreto
46. Red Boots
47. Reggae Rupestre
48. Roda de Bambas
49. Rogério Pitomba
50. Rosa de Pedra
51. Saturnino e o disco Avuadô
52. SeuZé
53. Simona Talma
54. Talma&Gadelha
55. Tauficc Trio
56. Tesla Orquestra

ARTES VISUAIS E PERFORMANCE
1. Carol Piñeiro – Ornamental
2. Carol Piñeiro – Sob Controle
3. Coletivo Camafeu – Intervenção Fotográfica no contexto da projeção em espaço urbano
4. Coletivo ES3 – Marionetes e Ventrílocos
5. Coletivo ES3– O que Egon Schiele estaria dizendo
6. Coletivo ES3- Passeio Potiguar
7. Daniel Torres – Tons da Quarentena
8. jumglejambo– O sonho de Nininha
9. Lena Nóbrega – Exposição Todos os Mundos
10. Pok – Grafitti
11. Procurando um lugar melhor para a terra – Fábio di Ojuara
12. Ramilla Souza – Confesso
13. Rosa Maciel – Caminhos e Itinerários
14. Sandro Silva – Dançando às avessas
15. Sofia Bauchwitz – Reflexos
16. Vinicius Dantas e Felipe Gomes – BafoGanesh

VÍDEO/DEBATES
1. ICAP – Instituto Cultural e Audiovisual Potiguar – Mostra de Videos e afins do ICAP
2. Jatobá Filmes – Exibição do documentário “Dzi Croquettes” + festa pós-sessão com Dj Convidado
3. Jatobá Filmes – Exibição do filme “Febre do Rato” acompanhada de sarau poético
4. Jatobá Filmes – Mostra homenagem 25 anos Vídeo nas Aldeias

TEATRO E DANÇA
1. Arkhétypos Grupo De Teatro – Santa Cruz do Não Sei
2. Bololô Cia. Cênica – Na Mesa com o bobo
3. Cia Cultural Ciranduís – Espetáculo Teatral O FUXIQUEIRO
4. Cia Gira-Dança – Alguém que não eu para falar de mim
5. Cia Gira-Dança – O Jardim das Rosas Amarelas
6. Cia Shaman Tribal – Carcará
7. Cláudia Magalhães – Tathiene Tabatha em Ligeiramente Grávida
8. Coletivo Atores À Deriva – Flúvio e o Mar
9. Coletivo Atores À Deriva – Recomendações a Todos
10. Coletivo De Teatro Sobre A Mar – Sobre A Mar …(ausência)
11. Estação De Teatro – Em Cada Canto um Conto
12. Grupo De Teatro Facetas, Mutretas E Outras Historias – O bizarro Sonho de Steven
13. Grupo De Teatro Facetas, Mutretas E Outras Historias – Hamlet – Um exercício
14. Grupo De Teatro Facetas, Mutretas E Outras Historias – A Ida ao Teatro
15. Grupo Estandarte de Teatro – Desaparecidos
16. Grupo Estandarte de Teatro – Um Uísque para o Rei Saul
17. Grupo MIRN – 4º Convenção de Mágicos e ilusionistas do RN
18. Isaque Galvão e Claudia MagalhaeS – Dolores
19. Mais Uma Cia de Dança – Em umas vezes eu, em outras Clarice
20. Mayra Montenegro– De Janelas e Luas
21. Nammu Dança – Ad Infinitum
22. Nammu Dança – Cidade Vestida
23. Thiago Medeiros – Para Eu Parar de me Doer
24. Tramas – Recital de Musica e Poesia – 100 anos de Luiz Gonzaga
25. Tramas – Recital de Musica e Poesia – Edição Adelia Prado
26. Tuareg Casa do Oriente – Faces

CLIPPING: CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA NA TRIBUNA DO NORTE

http://tribunadonorte.com.br/noticia/ribeira-aquece-o-circuito/224031

Yuno Silva - Repórter

O Circuito Cultural Ribeira volta a movimentar o bairro histórico a partir do mês de agosto, e a novidade para esta segunda edição do projeto capitaneado pela Casa da Ribeira e Centro Cultural DoSol é o edital público que abre espaço para artistas interessados em se integrar à programação. Agendado para acontecer no segundo domingo de cada mês até maio de 2013, exceto em janeiro quando faz pausa estratégica, o Circuito pretende envolver ateliês, galerias, centros culturais, sedes artísticas, bares e restaurantes em torno do conceito “Bairro da Ribeira – Território Criativo”. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 25 de julho.

DivulgaçãoShows do Circuito Cultural voltam a movimentar o bairro no primeiro domingo de cada mêsShows do Circuito Cultural voltam a movimentar o bairro no primeiro domingo de cada mês

A previsão do edital, voltado exclusivamente para artistas do Rio Grande do Norte, é escalar 115 ocupações nas áreas de música, artes visuais, artes cênicas e performances – cada proposta selecionada terá ajuda de custo de R$ 500 para viabilizar apresentação independente da área de atuação. “As inscrições serão analisadas na medida que forem chegando, já para compor a programação de agosto, então os artistas que estiverem com trabalho pronto para mostrar vale a pena apressar a inscrição”, disse Anderson Foca, produtor do Centro Cultural DoSol. Continuar lendo

CLIPPING: CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA NO DIÁRIO DE NATAL

Inscrições abertas para o Circuito Cultural Ribeira
Grupos e artistas têm até 25 de julho para inscrever projetos nas áreas de Música, Artes Cênicas, Performance e Artes Visuais
Sérgio Vilar
sergiovilar.rn@dabr.com.br

http://www.diariodenatal.com.br/2012/06/26/muito1_0.php

O edital para ocupação do Circuito Cultural Ribeira foi lançado na manhã de ontem na Casa da Ribeira. A proposta este ano é ampliar o projeto em número de espaços, público e atrações artísticas. Para isso, contou com a totalidade dos recursos captados junto às empresas Vivo e Cosern via Lei Estadual Câmara Cascudo. Serão oito edições de regularidade mensal. A primeira acontece em 12 de agosto e prossegue até maio de 2013, sempre no segundo domingo de cada mês. A dúvida é a promoção da Virada Cultural em dezembro. O projeto será apresentado à Secretaria Executiva da Lei Câmara Cascudo hoje, segundo o produtor Anderson Foca. E prevê vários polos artísticos espalhados no bairro da Ribeira e um palco principal montado no Largo do Teatro Alberto Maranhão. Segundo Foca, caso seja aprovado na Lei, o patrocínio está 100% garantido. Com a realização da “Virada”, o Circuito ganha um mês com o remanejamento da edição de dezembro para junho.O período de inscrição de grupos e artistas para a ocupação do Circuito Cultural Ribeira começou ontem e segue até 25 de julho. A inscrição é toda feita online. No site www.circuitoculturalribeira.com.br . O resultado será divulgado dia 30 de julho. Concorrerão os segmentos Música, Artes Cênicas, Performance e Artes Visuais, em seus variados subgêneros. Um curador especialista em cada área fará a seleção.

A programação multicultural traz, segundo os organizadores, a missão de reunir na mesma plataforma de gestão, o


Edital foi apresentado ontem por Henrique Fontes e Anderson Foca, coordenadores da iniciativa. Foto: Carlos Santos/D.A Press

Continuar lendo

CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA LANÇA PLATAFORMA 2012 E ABRE EDITAL DE OCUPAÇÃO ARTÍSTICA

Circuito Cultural Ribeira – Território da Criatividade
Casa da Ribeira e DoSol lançam, neste 25/06, Edital de ocupação artística com 100 vagas.

Sim, o Circuito Cultural Ribeira está de volta! Com data de início marcada para o segundo domingo de Agosto, dia 12, o Circuito este ano vem com novidades. Uma delas é o edital de ocupação artística, que será lançado nesta segunda dia 25/06 às 9h, na Casa da Ribeira. Serão 100 oportunidades para artistas e produtores inscreverem suas propostas de ocupação para os 11 espaços disponíveis no Circuito e ainda para as ruas, travessas e becos da Ribeira.

“Decidimos democratizar o acesso, através de edital, para que, além dos artistas já consolidados e conhecidos do público, novos artistas possam ter espaço.” disse Henrique Fontes, diretor artístico da Casa da Ribeira.

O edital, lançado nesta segunda, ficará aberto até o dia 25 de julho, mas os projetos já serão avaliados assim que derem entrada. Desta forma, artistas que desejem se apresentar já em agosto, devem se apressar em preencher a ficha e enviar links de video, tudo online através do site: www.circuitoculturalribeira.com.br

O Segundo ano do Circuito, além da novidade do edital, traz ampliações importantes. Esse ano através da Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado, duas empresas importantes patrocinaram o projeto: A Vivo e a Cosern, possibilitando a realização de 9 edições entre agosto de 2012 e maio de 2013.

“O foco é na continuidade. Não queremos realizar o circuito apenas eventualmente. A idéia é que o Circuito tenha calendário fixo na vida do natalense e dos turistas que passam por aqui.” Disse Anderson Foca, diretor do Centro Cultural DoSol. Foca ainda comentou que a meta é realizar uma virada cultural em Dezembro, com mais de 24 horas de espetáculos. Para tanto, os proponentes do Circuito, a Casa da Ribeira e o DoSol darão entrada com um projeto na Lei Câmara Cascudo ainda este mês.

Uma prioridade do Circuito Ribeira este ano é quanto à educação patrimonial. A meta é, a cada edição, realizar seminários, vivências e criar marcos simbólicos para que as pessoas que transitem pela Ribeira em dias de Circuito possam desenvolver um afeto pelo bairro e um desejo de cuidar deste nosso patrimônio.

Traremos nomes importantes do cenário nacional para falar sobre preservação e uso dos patrimônios históricos e faremos mais ações em parceria com artistas, a exemplo do que foi a lavagem do Beco e as intervenções de grafite do ano passado. As pessoas precisam conhecer a Ribeira para poder amá-la” Disse Edson Silva, diretor comercial da Casa da Ribeira.

Para reforçar a aposta na valorização desta área de patrimônio histórico tombado pelo IPHAN e nas organizações criativas que o Circuito fomenta, os organizadores do Circuito Ribeira estão criando um selo: “Bairro da Ribeira – Território Criativo”, que será lançado já no primeiro evento em agosto.

A Cidade precisa estar conectada por afetos. Ampliar a percepção do mapa mental de cidade para que as pessoas possam entender que ela precisa estar viva e criativa. Esta é nossa maior aposta.” Disse Gustavo Wanderley – Diretor de Planejamento e projetos da Casa da Ribeira.

O edital de ocupação artística estará no site www.circuitoculturalribeira.com.br a partir da manhã desta segunda, 25/06 até dia 25/07. O lançamento acontece a partir das 9h da manhã na sala de arte contemporânea da Casa da Ribeira e é aberto a jornalistas, artistas e todos que quiserem esclarecer duvidas sobre o edital.

CLIPPING: CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA NA TRIBUNA DO NORTE E DIÁRIO DE NATAL!

… Henrique Fontes também adiantou, durante coletiva de lançamento do Cena Aberta Nordeste, que na próxima segunda-feira (25) será lançado um edital para formatar a programação do Circuito Cultural Ribeira. “Serão mais de 100 ocupações em vários pontos da Ribeira, inclusive na rua, principalmente para a área de música”, disse o ator. Além da música, o Circuito ainda selecionará propostas de artes cênicas, artes visuais e performance.

O retorno do Circuito Cultural Ribeira acontece no segundo domingo de agosto (dia 12). Iniciativa mensal planejada pela Casa da Ribeira em parceria com o Centro Cultural DoSol, ou vice-versa, a edição de outubro contará com participação especial de espetáculos selecionados pelo Cena Aberta Nordeste, principalmente as apresentações de rua e intervenções urbanas…

Link da matéria Tribuna do Norte

Circuito Cultural Ribeira

Na segunda-feira será lançado outro edital na Casa da Ribeira, para 100 ocupações no Circuito Cultural Ribeira. O edital é de R$ 270 mil, mas o valor captado junto às empresas Vivo e Cosern não foi integral, segundo Henrique Fontes. A Música será predominante na programação. Mas este ano o edital também abre para outras linguagens artísticas. O evento ocorrerá em todo o segundo domingo de cada mês. O início será em 12 de agosto, com edições garantidas até abril de 2013. Eventos como Festival Dosol, Chamada Carnavalesca do Rock e Cena Aberta farão parte das atividades do Circuito Cultural Ribeira, além de outros ainda em negociação. O evento é coordenado pela Casa da Ribeira e Centro Cultural Dosol. Segundo o produtor Anderson Foca, ainda falta patrocínio para a pretendida edição especial da Virada Cultural de Natal, no fim do ano.

Link da matéria Diário de Natal