DOSOLTV: CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK 2009

costeletas-chamada
Foto: Los Costeletas em ação na Chamada do Rock, por Alex de Souza

Veja agora no DOSOLTV a cobertura completa da Chamada Carnavalesca do Rock 2009, evento que reuniu cerca de 2.000 pessoas no Centro de Natal na terça feira de carnaval. Tem trechos dos shows do Sinks, Bugs, Leno, Los Costeletas, AK e Camarones, depoimentos, público falando, gente dançando e tudo mais. Você que foi aproveite para tentar se ver e você que não foi aproveite para conhecer.

O conteúdo é exclusivo DOSOLTV com edição de Ana Morena Tavares. Recomendamos assistir todos os nosso vídeos em alta definição, opção que fica logo abaixo do player na página do vídeo. Divirta-se!

CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK 2009
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=XKu_LR1fx08]

CLIPPING: CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK NO DNONLINE

leno

Por Gabriel Trigueiro

Longe das marchinhas e dos frevos, os roqueiros de carteirinha se reuniram na Cidade Alta para bater cabeça na Chamada do Rock, evento alternativo da última noite do carnaval de Natal. A Chamada reuniu um bom público no cruzamento das ruas Ulisses Caldas e Vigário Bartolomeu, para ver bandas de rock pesado e a apresentação do cantor Leno, ícone da jovem-guarda, que encerrou a programação.

A noite dedicada ao ritmo não muito carnavalesco surpreendeu boa parte do público que foi à Cidade Alta na terça-feira. Um dos que curtiram os shows foi o estudante de engenharia da computação Lauro Kirsch. “O rock também é válido no carnaval. Sou de Cuiabá (Mato Grosso) e lá somos acostumados ao carnaval mais tradicional, porém gosto de diferentes ritmos”, pontuou.

A programação também tirou de casa o publicitário Roberto Solino, que já passou a enxergar o carnaval de Natal com outros olhos. “Acho que as pessoas agora têm motivo para ficar em Natal no carnaval. Na verdade, o carnaval tem que envolver a cidade como um todo, durante os quatro dias. Mas isso já é um começo”, classifica. Ele achou natural haver shows de rock pesado na programação oficial.

As guitarras pesadas e os incalculáveis decibéis – à certa altura, o volume foi reduzido porque o som estava um pouco alto demais até para os rockers mais radicais – das cinco bandas que antecederam o show principal não soaram tão bem assim para a terapeuta ocupacional Thaísa Wancy, que chegou do carnaval de Recife poucas horas antes da Chamada do Rock. “Realmente prefiro o carnaval mais tradicional”, confessa. Já o jornalista Paulo Dumaresq vota na mistura, mas quer um carnaval mais vasto nos próximos anos. “É preciso resgatar o carnaval de rua e também o carnaval dos clubes, como era antigamente. Mas acho que a semente foi plantada”, comemora.

Mesmo dedicada a um ritmo só, a noite foi de pluralidade. Os espectadores curtiram o rockabily de Los Costeletas Flamejantes, o rock em inglês do The Sinks, o stoner rock do Bugs, o instrumental do Camarones Orquestra Guitarrística e o peso do AK-47, cujo show incluiu uma infernal versão de Frevo Mulher, de Zé Ramalho.

Mas o contraponto maior foi mesmo o show de Leno, que fechou a noite com alguns hits da Jovem Guarda, sucessos de Raul Seixas e até um cover de Twist and Shout, dos Beatles. Ele também apresentou músicas do disco Vida e obra de Johnny McCartney, gravado em parceria com Raul Seixas em 1971, mas que só será lançado em grande escala neste ano, por um selo dos Estados Unidos. Mesmo começando por volta das 22h, a apresentação segurou e animou a maior parte do público, formado quase todo por gente que nem estava perto de nascer quando Leno fazia amplo sucesso nacional com a parceira musical Lilian. O cantor, que fez anteontem seu primeiro show “carnavalesco” em mais de 40 anos de carreira, também defende que a festa promova o encontro de diferentes sons. “O carnaval é uma festa, independentemente do ritmo”, define.

O organizador do carnaval de Natal, César Revorêdo, também esteve no evento e deu um saldo positivo à festa popular, apesar do corte de orçamento que a folia deste ano sofreu. “O carnaval provou que nem só de dinheiro se faz uma festa. O mais importante é a alegria. Incrivelmente o nosso carnaval cresceu neste ano. A Redinha ficou cheia de gente todos os dias, as escolas de samba surpreenderam. O pólo de Ponta Negra consolidou-se”, enumera.

CLIPPING: CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK NO XUBBA BLOG


Texto: Rafael Cunha
Fotos: Rafael Cunha e Eduardo Filgueira

A Chamada desse ano teve um enorme crescimento em relação ao começar pelo som e iluminação que estavam muito bons. Quem abriu os trabalhos desse ano foram os Los Costeletas Flamejantes, banda que desfilou sucessos dos bons rocks 50’s, a galera já estava alterando no show deles (e ainda era cedo), ainda mais quando rolou “Rock das Aranhas” do rei Raul Seixas, foi bem bacana, porém a banda deve gravar algo urgente, algo pra mostrar a identidade da banda de forma mais explicita, bom show!

Os Bonnies não tocaram, problemas com o batera! (Infelizmente!)
Sobe o The Sinks com um show dos mais rápidos que já vi deles, Dante está feroz(ui!?) e a banda se comporta muito bem desde “Iron Man” até a última música, os caras fizeram um show irado com guitarras bem timbradas e vozes muito despojadas, show irads! Boa viagem pros caras que estão indo pro Sudeste e Nordeste em tour!!

O Bugs entrou como estranho da noite, o rock bem característico com duas guitarras altas e muita lombra, mostraram as músicas da banda que estarão jajá sendo lançadas em seu novo ep. As músicas tem bastante influência de rock garagem com uma “fritadinha” no meio, heheheheh

Sobem os Camarones Orquestra Guitarrística com um show bem porrada com três guitarras bem consistentes e timbradas e cozinha possante mostram músicas próprias e covers animando muito a galera que tava presente, Daniel(batera) tá tocando muito bem!!


Sangue, garotos sem camisa, rock alto, sobe o Ak-47 com seu som bem pesado, comandando a galera que enlouqueceu a roda de polgo. Só não gosto muito da timbragem das guitarras deles, é muito agudo, incomoda bastante!! Mas a banda melhorou notavelmente com os constantes shows que vem fazendo.

Pra fechar, timidamente sobe Leno com clássicos que pegaram em cheio a galera mais velha que tava presente e a galera que tava muito doida permaneceu até o final dos trabalhos, o cara tocou muitas músicas que você já ouviu antes mas não sabia que eram dele. Tocou Raul e outros bem interessantes pra fechar a Chamada Carnavalesca, mostrando que temos rockeiro sim senhor!!

COMO FOI? 3ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK EM NATAL (RN)

sinks-na-chamada
Foto: The Sinks tocando para o excelente público da chamada

Por Foca

César Revorêdo, novo gestor da Capitania das Artes, não contava com tanta gente segundo suas próprias palavras: - Achei que teríamos aqui umas 100, 150 pessoas mas o rock no carnaval dá muito certo. Mais de 2.000 pessoas apareceram para curtir a 3ª edição da Chamada Carnavalesca do Rock com gente de todos os tipos e idades. O rock carnavalesco entra de vez para o calendário cultural da cidade mostrando fôlego para crescer ainda mais.

A programação começou quase que pontualmente com o Los Costeletas Flamejantes fazendo um show dançante tocando rocks 50`s com muito Elvis e outros reis do estilo. A banda ainda precisar caprichar mais nas composições próprias que não tem a mesma força dos covers que eles tocam. Então fica a dica para trabalhar o lado autoral, porque ele é que garantirá um futuro mais promissor ao quarteto.

Os Bonnies vinham em seguida mas o baterista da banda teve um problema e só conseguiu chegar às 20h no local das apresetações tornando inviável a participação do grupo na Chamada.

chamada-publico
Foto: Mais de 2.000 pessoas compareceram ao rock do carnaval

Em seguida veio o The Sinks que está de malas prontas para duas grandes tours: uma pelo nordeste e outra pelo Sudeste até abril. O show, bastante despojado e rápido, funcionou bem no palco do carnaval, que verdade seja dita, melhorou bastante de estrutura do ano passado para cá, com uma melhor sonorização e a luz a cargo de Helisom e um palco mais bem feito. Além de dez músicas próprias tocadas quase sem intervalo o Sinks ainda tocou dois sons para celebrar o carnaval, um dos Ramones e outro do Nirvana. A molecada gostou é claro.

O Bugs fez um show bastante energético na sequência. A pegada roqueira que acompanha o grupo nos últimos shows permanece elevando o nível que já era alto. Na minha opinião foi o melhor show da noite junto com os Camarones.

O Camarones Orquestra Guitarrística subiu ao palco da Chamada depois de ter feito excelente apresentação no Recbeat em Recife. A confiança no trabalho misturada com a sequência de shows que o grupo vem fazendo tornam a banda madura e segura, mesmo com apenas um ano de atividades (completadas exatamente na chamada, que foi o primeiro show do grupo no ano passado). A parede de guitarras está cada vez mais sólida e o show mais intenso. Bela apresentação.

O Ak-47 foi o penúltimo grupo a se apresentar no rock carnavalesco. A banda foi outra que se apresentou pela segunda vez no carnaval já que foi representar o RN em Salvador no Palco do Rock. A performance do vocalista João pega um pouco desprevenida a platéia que ainda não os conhece. Compondo o visual lentes de cor, cabelo verde e um banho de tinta com maizena. Apesar da melhora e da mudança sonora do grupo (que adotou de vez o alternametal como sua maior influência) ainda é preciso arrumar um pouco a casa em alguns aspectos. O principal deles é a desafinação constante dos instrumentos que incomoda muito e atrapalha as músicas. Talvez um equipamento melhor que segure a onda da afinação baixa resolva. Sugiro uma pesquisa para sanar o problema que já é crônico no show do AK. Uma coisa legal da banda é que eles já formaram um público para suas peripércias, com gente cantando as músicas e acompanhando tudo que eles fazem.

Leno estava um pouco nervoso antes do show por conta de um possível conflito entre a programação que estava rolando e sua música mais calcada em rocks clássicos e bem menos pesadas. Mas seu nervosismo não se confirmou em problemas e o show rolou muito bem até o final inclusive recebendo um público mais velho que foi lá só para assisti-lo. Sem problemas de horário, com boa sonorização e um público grande e fiel a Chamada Carnavaleca do Rock mais um vez cumpre seu papel. Já é hora de preparar o que fazer no ano que vem. Até lá!

Amanhã tem cobertura em vídeo da chamada no DOSOLTV.

3ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK (AQUECIMENTO): ENTREVISTA – THE SINKS (RN)

sinks

O carnaval roqueiro potiguar tem dia e hora marcados. Vai rolar na terça de carnaval, 17h no Centro da cidade de forma totalmente gratuita no palco em frente ao Beco da Lama ao lado da prefeitura. Faremos um grande aquecimento do evento, trazendo entrevista com as bandas, vídeos, áudios e muito mais. Trazemos hoje a entrevista e vídeo com o pessoal dos THE SINKS. Confira:

Como anda a banda no momento?
Acho que estamos na nossa melhor fase. Estamos fazedo shows muito consistentes por onde passamos e nossa tour já tem mais de trinta datas até abril. Acho que toda banda sonha em pegar a estrada e fazer um show a cada de noite e isso é o que vamos fazer em boa parte do tempo até abril.

Também estamos com um ep novo que deve sair logo depois do carnaval. Vão ter quatro músicas novas, duas versões ao vivo e vídeos.

Por onde a tour vai passar?
São Paulo capital e 11 cidades do interior. No Nordeste já passou por João Pessoa, Natal e deve passar ainda por Aracajú, Maceió, Salvador, Camaçari, fortzleza e Mossoró, além de algumas cidades do interior do RN que ainda estamos confirmando.

E Power Trio, é mesmo a alma do rock?
Gostamos dessa formação, ela nos atrai, nos leva para frente e faz com que possamos soar como um só o tempo todo. Nunca estive tão satisfeito numa banda como agora.

Pro carnaval? Estão aprontando alguma novidade?
Ainda não vamos tocar nada do EP novo, isso vai ficar pro lançamento do trabalho que vai ser dia 06 de março no Castelo Pub junto com o Fewell e o Brand New Hate. O show deve ser o mesmo que estamos fazendo por aí. Rock varado de meia hora!

THE SINKS – YOU (AO VIVO NO FESTIVAL DOSOL 2008)
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=ZNdb2YGQIgI]

3ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK (AQUECIMENTO): ENTREVISTA BUGS (RN)

bugs

O carnaval roqueiro potiguar tem dia e hora marcados. Vai rolar na terça de carnaval, 17h no Centro da cidade de forma totalmente gratuita no palco em frente ao Beco da Lama ao lado da prefeitura. Faremos um grande aquecimento do evento, trazendo entrevista com as bandas, vídeos, áudios e muito mais. Trazemos hoje a entrevista e vídeo com o pessoal dos BUGS. Confira:

E o bugs? Tudo pronto para essa nova fase?
Claro, com músicas novas, disco novo saindo, show novo. E a estiga de sempre.

Como foi o processo de gravação desse ep novo?
2008 focamos apenas em compor, e muito. Desse processo, escolhemos 6 músicas que gravamos nos últimos dias do ano e agora em janeiro mandamos mixar e masterizar com o Mestre da Rocklab em Goiânia. A gente tá bem feliz com o momento pré-lançamento do disco e o show do carnaval vai servir pra esquentar para o resto desse semestre que pretendemos dar um gás nos shows.

Pretendem defende-lo fora daqui?
Claro, estamos cotados pra tocar no Nordeste Independente daqui de Natal e de João Pessoa. A idéia é confirmar mais algumas datas até lá. Esse ano, pretendemos descer um pouco nesse Brasil doidão.

E rock no carnaval é invenção ou combina?
É invenção! Ou melhor, é combinação explosiva! Tanto o carnaval quanto o rocknroll é aconselhável se curtir muito doido, né?

The who, Beatles ou Nirvana?
Nenhuma das opções. Em tempos de folia, um salve para o mestre Luiz Caldas, que tá com uma música nova muito rocknroll no myspace dele – http://www.myspace.com/luizcaldas.

BUGS – LEITO DE ESTELA
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=7lCxbhhiUE4]

3ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK – AQUECIMENTO: ENTREVISTA LOS COSTELETAS FLAMEJANTES

los-costeletas

O carnaval roqueiro potiguar tem dia e hora marcados. Vai rolar na terça de carnaval, 17h no Centro da cidade de forma totalmente gratuita no palco em frente ao Beco da Lama ao lado da prefeitura. Faremos um grande aquecimento do evento, trazendo entrevista com as bandas, vídeos, áudios e muito mais. Trazemos hoje a entrevista e vídeo com o pessoal dos Los Costeletas Flamejantes. Confira:

E esse rock no carnaval? Qual é expectativa da banda?
A expectativa é ótima! Nunca pensei em tocar no carnaval! esse evento é perfeito! No carnaval onde seus ouvidos não aguentam mais as mesmas músicas sendo tocadas 666 vezes! É ótimo o evento, tomara que vire tradição, já é 3ª edição, esta em um bom caminho, tomara que o evento cresça cada vez mais, podemos sim ter um evento do porte do psychobilly carnival aqui também.

Tem um trabalho autoral já consolidado pros Costeletas?
Nós ainda estamos engatinhando neste quesito, estamos com 4 músicas próprias ensaiadas, temos mais 3 sendo encaminhadas, vamos tentar aprontar uma dessas três para tocar no chamada carnavalesca.

Quais os planos imediatos para a banda?
Nós estamos pensando em parar um pouquinho de pegar cover e terminar nossas músicas próprias e logo após o carnaval começar a gravar no mínimo as 4 músicas próprias autorais e quem sabe lançar algo físico um EP ou coisa do tipo.

Para vcs qual seria a banda eprfeita para tocar num palco do carnaval?
Com certeza Os Pedrero! hahaha! Os cara são foda! O visual dos cara, as ondas que eles tiram no show, já é um carnaval! Som para beber cerveja e cuspir cerveja!

Porque as pessoas devem assistir vcs na chamada do rock?
É uma oportunidade de dançar no carnaval! Não ao som do axé mas sim ao som do belo Rockabilly anos 50! Rock para dançar! É importante chegar cedinho, daí já vai tomando um cervejinha se aquecendo para dançar com os brotos!

LOS COSTELETAS FLAMEJANTES NO ESTÚDIO DOSOL
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=Rn8oD0ZIaIY]

ROCK POTIGUAR: CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA INICIA NOVA SÉRIE DE SHOWS PELO NORDESTE

camarones-ana-henri

Depois de cumprir uma agenda de 9 apresentações no mês de janeiro passando por seis cidades nordestinas, o Camarones Orquestra Guitarrística continua sua tour neste final de semana de carnaval passando por mais três cidades e em festivais importantes na agenda cultural brasileira. A banda toca no Recbeat em Recife, no Encontro da Nova Consciência em Campina Grande e encerra essa série de shows com duas apresentaçõs em Natal: a primeira na 3ª Chamada Carnavalesca do Rock e a segunda no Centro Cultural Dosol.

Confira agenda completa:

SEXTA, DIA 20 DE FEVEREIRO
ENCONTRO DA NOVA CONSCIÊNCIA
CAMPINA GRANDE (PB)

Camarones e Mombojó, 21h
Entrada Free

SÁBADO, DIA 21 DE FEVEREIRO
FESTIVAL RECBEAT
RECIFE (PE)

Camarones, Dj Dolores, Afrika Bambaataa, outros
21h

Entrada Free

TERÇA, DIA 24 DE FEVEREIRO
3ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK
NATAL/RN

Camarones, The Sinks, Bugs, Os Bonnies, outros
17h

Entrada Free

SÁBADO, DIA 28 DE FEVEREIRO
FORMAÇÃO, DIVERSÃO E VANGUARDA
CENTRO CULTURAL DOSOL, NATAL/RN

19h – Classic Album Nirvana (documentário)
20h – workshop de pedias e amplificadores com Guilhertme Borges
21h – Jam Session Camarones e Guilherme Borges

Entrada Free

3ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK: AQUECIMENTO – VEJA COMO FOI NO ANO PASSADO

O carmaval roqueiro potiguar tem dia e hora marcados. Vai rolar na terça de carnaval, 17h no Centro da cidade de forma totalmente gratuita no palco em frente ao Beco da Lama ao lado da prefeitura. A partir de hoje faremos um grande aquecimento do evento, trazendo entrevista com as bandas, vídeos, áudios e muito mais.

Na programação estão Os Bonnies, The Sinks, Los Costeletas Flamejantes, Leno, Ak-47, Camarones Orquestra Guitarrística e Bugs. Para ir esquetnado as turbinas, assita agora como foi a Chamada Carnavalesca do Rock no ano passado.

CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK 2008
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=4urldVayv-M]

BLOG O INIMIGO DESTACA CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK 2009

distro-carnaval

Fonte: O Inimigo

Por Alexis Peixoto

Em priscas eras, o período que compreende o verão, aqueles dias grudentos de axés, frutares e casas de praia abarrotadas, era algo como uma via crucis para o roqueiro brasileiro médio. A festa pagã da carne em fevereiro então, era o ápice do calvário para o pobre rapaz de preto, condenado a passar quatro dias dentro de casa, fones enterrados nas orelhas, ouvindo Iron Maiden numa fitinha k-7, o volume topado no máximo.

De uns tempos para cá, esse quadro triste tem ficado relegado ao passado e a imaginação fértil de jornalistas mal-intencionados. Entendida pelos produtores de eventos antenados e, principalmente, pelos gestores municipais de Cultura como uma “festa multi-cultural”, o carnaval das principais cidades do país vem abrindo espaço em sua programação para festejos mais barulhentos. Se Recife tem o já lendário Rec-Beat, Curitiba tem o Psycho Carnival (voltado para bandas de rockabilly e psychobilly) e o resto da América Latina tem o Grito Rock, circuito montado para que bandas de diversas partes do Brasil e hermanos de países vizinhos possam desbravar novos territórios enquanto o resto dos incautos cai de boca na garrafa.

Em Natal, o calendário festivo conta há três anos com a Chamada Carnavalesca do Rock. Realizado sempre na terça-feira de carnaval, o evento é gratuito e está incluso tanto no circuito do Grito Rock, quanto no levante empreendido pela Prefeitura de Natal em resgatar a festa dentro dos perímetros urbanos do município. O conceito é tão simples quanto o propósito: a festa reúne bandas locais tocando o terror no Centro Histórico da cidade. O ponto exato dos shows, aliás, é mais do que estratégico: quase parede a parede com o prédio da prefeitura, em frente ao mítico Beco da Lama, reduto da boemia local desde mil-novecentos-e-nada.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI!

LENO VAI ENCERRAR PROGRAMAÇÃO DA CHAMADA CARVALESCA DO ROCK

leno
Foto: Portal rock Potiguar

O cantor e compositor Leno, vai encerrar a programação do palco dedicado ao rock no carnaval de Natal: a Chamada Carnavalesca do Rock. Leno foi (e ainda é) um dos maiores ícones do rock brasileiro nos anos 60, época da jovem guarda tão cultuada até hoje. Com a Dupla Leno e Lilian tornou eternas músicas como “Pobre Menina” e “Devolva-me”, essa segunda muito conhecida na voz de Adriana Calcachoto. Uma boa oportunidade pros mais jovens conhecerem de perto o trabalho desse potiguar e também um bom progrma pros mais velhos reviverem bons momentos. A experiência e a juventude do rock juntos no carnaval de Natal.

Só lembrando, a Chamada Carnavalesca do Rock, acontece dia 24 de fevereiro, 17h, no palco do Centro, bem o lado da prefeitura com vasta programação e entrada totalmente gratuita.

EDITORIAL DOSOL: HORA DE CAIR NA FOLIA ROQUEIRA!

patofu
Foto: Pato Fu no Recbeat 2008

Por Foca

Voltamos com o nosso editorial que hoje vai comentar sobre o carnaval. Estranho né? Um portal de rock e música nova fazendo comentários sobre o carnaval… Na verdade, é com parte desse preconceito que muita gente encara a festa mais animada desse Brasil.

Vamos fazer um excercício de memória? Onde é que tem escrito que Carnaval é uma festa só para determinados tipos de música? Onde está escrito que o axé é a música oficial da festa momesca? Que o frevo é a única manifestação da felicidade musical pernambucana? Desde sempre o carnaval é uma festa do (e para) povo em todas as regiões do mundo. Todos tem o direito de brincar se divertir.

Já há alguns anos essa visão de que todo mundo deve ter opção para brincar do jeito que quiser tem mexido com os produtores, fundações e organizações que cuidam da festa. O resultado disso é o tal do carnaval “Multicultural” que vem tomando corpo pelo Brasil e tem inclusive resvalado na programação do carnaval potiguar. Então pra vocês que gostam de carnaval e não querem ser bombardeados pelos ritmos mais populares(cos) aí vai algumas dicas:

CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK – NATAL/RN
O palco do rock no carnaval de Natal já vai para o terceiro ano consecutivo, uma vitória se levarmos em consideração que Natal tem pouquíssima tradição no Carnaval. Esse ano vão ter 6 bandas locais, rola na terça de carnaval no palco do Beco da Lama que fica ao lado da Prefeitura no Centro da cidade. Um dia antes a CUFA Natal ocupa o mesmo palco com uma programação voltada pro hip hop.

FESTIVAL DE JAZZ E BLUES DE GUARAMIRANGA (CE)
A pouco mais de 40 km de Fortaleza fica a cidade serrana de Guaramiranga que recebe sempre durante o carnaval um incrível festival de Jazz e Blues. Conheço várias pessoas que já foram e aprovaram o evento. Gente como Stanley Jordan e outros grandes nomas da música nacional e mundial já passaram por lá. Quem quiser aproveitar o carnaval para estudar música tem opções de workshops e jams gratuitas dentro da programação.

ENCONTRO DA NOVA CONSCIÊNCIA – CAMPINA GRANDE (PB)
Esse evento é um dos mais doidos do carnaval do Nordeste. Trata-se de um grande encontro ecumênico onde várias manifestações religiosas discutem o futuro da humanidade, celebram e se misturam. A programação de shows sempre foi o ponto alto do evento reunindo todos os anos gente como Wado, Dusouto, Móveis Coloniais de Acajú, Cabruêra, entre outros. Tudo gratuito e no meio da rua. Recomendo para quem uma experiência TOTALMENTE diferente.

RECBEAT – RECIFE (PE)
Lembro de ter ido ao Recbeat pela primeira vez ainda em Olinda numa portinha e um quintal onde rolavam os shows. Passados quase dez anos o evento se tornou um dos principais polos da diversão altenativa no carnaval do Brasil. Por lá já passaram tantos nomes que é até impossível de citar. De Mudhoney a Pato Fu já vi no incrível palco do Recbeat. O palco do evento é enorme e fica do lado do Passo da Alfândega no Recife antigo.

Devo visitar Recife e Campina no Carnaval e digo para vocês as impressões sobre cada um desses eventos. Fica a dica e o roteiro “rockoturístico”.

BRUNO NOGUEIRA (PE): GRITO COLETIVO

bugs_foto_kenia_castro
Foto: Bugs por Kênia Castro

O Grito Rock, considerado por alguns o maior festival independente da América Latina, começa a tomar forma já no primeiro mês de 2009. O Grito é, na prática, uma ação coletiva. Shows menores que acontecem em várias cidades do Brasil e em países vizinhos sob um mesmo nome. Algumas cidades, como Cuiabá (padrinhos do evento), leva o conceito além e cria um formato clássico de festival quando chega a data.

No Nordeste, o evento sempre foi meio mambembe. Conseguindo alguma força em cidades que já tem uma certa estrutura, como Natal, mas se dando mal em outras que são pouco preparadas até para shows cotidianos. Mas, parece que de tanto tentar, o Grito Rock chega na região na sua melhor forma agora.

O festival pode ser considerado o ponto alto das ações do Coletivo Lumo (aliás, to devendo falar mais sobre eles aqui) no Recife. Será em Porto de Galinhas (o que tem gerado vários “Como assim?”) com participação de Wado e Mombojó, além de bandas mais novas. A programação completa será divulgada no blog criado apenas para o Grito Porto.

Outro coletivo, o Mundo, que faz o Festival Mundo em João Pessoa, também dá uma crescida nas ações do Grito Rock na Paraíba. Lá, eles terão uma atração internacional, a Underschool Element, da Suiça. A banda também toca no Grito em Salvador, que será realizado por – sim, mais um coletivo – a Associação Cultural Clube do Rock (ACCR-BA).

Enquanto isso, em Natal, o Grito passa a se chamar Chamada Carnavalesca do Rock, com sete bandas, organizado pelo pessoal do Centro Cultural DoSol. Esses não são exatamente um coletivo, mas você já conhece de festivais como DoSol e o tanto que eles fazem o Rio Grande do Norte repercurtir no cenário independente.

Então, só para organizar as agendas.

* Grito Rock Porto de Galinhas: 30 e 31 de janeiro, com Wado, Mombojó, Amp, Trio Pouca Chinfra, Burro Morto, Nuda, Cabruêra (PB) e Gigante Animal (SP).
* Grito Rock Paraíba: 13 de fevereiro, com Underschool Element, Nublado, Os Reis da Cocada Preta + 2 bandas.
* Grito Rock Natal: 24 de fevereiro com AK-47, Camarones Orquestra Guitarrística, Bugs, Sinks e outras.

DOSOLTV: CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK (COBERTURA)

Hoje o DOSOLTV mostra como foi a 2ª Chamada Carnavalesca do Rock realizada na terça de carnaval no centro de Natal/RN. Na matéria tem entrevistas com as bandas, público e um pedaço de cada show do festival. O conteúdo é exclusivo DOSOLTV e foi editado, dirigido e filmado por Ana Morena Tavares. A produção é da Dosol Image. Acompanhem:

CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK (COBERTURA)

[youtube:http://br.youtube.com/watch?v=4urldVayv-M]

COBERTURA DE SHOWS: 2ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK (RN)

A 2ª Chamada Carnavalesca do Rock foi para rua ontem com força para ser um dos grandes eventos do carnaval potiguar em pouco tempo. Novamente mais de 1.500 pessoas acompanharam o “line up” da festa todo formado por bandas locais dos mais diferentes estilos. Continuar lendo

É HOJE: CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK!

Chegou o dia do carnaval roqueiro de Natal. Logo mais às 16h no Centro histórico de Natal rola a 2ª Chamada Carnavalesca do Rock. Palco organizado pelo Dosol, apoiado pela Capitania das Artes que vai reunir oito bandas em plena terça-feira de folia. Atenção que vai ao palco: bote sua fantasia, tira sua onda e se não tiver fantasia vá de preto!! Confira a programação:

2ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK
CENTRO HISTÓRICO DE NATAL (BECO DA LAMA)

Entraga gratuita
TERÇA de carnaval, dia 05 de fevereiro, 16h

ARQUIVO
DISTRO
BARBIEKILL
CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA
BRAND NEW HATE
THE SINKS
RAVANES
VERDADE SUPREMA

Para ouvir as bandas clique aqui
Para ver o que saiu da festa aqui no site clique aqui
Para ver o press release completo clique aqui

ATÉ DAQUI A POUCO! 

É AMANHÃ: CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK

2ª CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK
CENTRO HISTÓRICO DE NATAL (BECO DA LAMA)

Entraga gratuita
TERÇA de carnaval, dia 05 de fevereiro, 16h
ARQUIVO
DISTRO
BARBIEKILL
CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA
BRAND NEW HATE
THE SINKS
RAVANES
VERDADE SUPREMA!

GERAL DE FANTASIA OU SUA CAMISETA PRETA! CHEGUEM CEDO QUE É FREEEEE!

CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK: CONHEÇA AS BANDAS

2-chamada-carnavalesca-do-rock-net.jpg

Conheça as bandas que vão se apresentar na 2ª Chamada Carnavaleca do Rock. A programação está ecletica e bem bacana. Já sabem né? Terça-feira de carnaval, às 16h no Centro Histórico de Natal (bem pertinho da prefeitura) rola o rock com oito bandas na programação e totalmente gratuito. Vejam e escutem quem se apresenta por lá:

ARQUIVO
Download do disco novo aqui
Trama Virtual aqui

DISTRO
Myspace Oficial aqui

CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA
Myspace Oficial Aqui
Matéria no Youtube Aqui

THE SINKS
Myspace Oficial Aqui
Youtube Oficial Aqui

BARBIEKILL
Myspace Oficial Aqui

RAVANES
Myspace Oficial Aqui

VERDADE SUPREMA
Myspace Oficial Aqui
Youtube Oficial Aqui