Natal, Notícias

RODRIGO LEVINO LANÇA LIVRO HOJE EM NATAL

Um dos principais colaboradores deste site, o escritor, crítico, pitaqueiro e redator potiguar Rodrigo Levino lança o livro “Dias Estranhos” hoje na livraria Siciliano no Midway ás 19h. Confira matéria completa sobre o assunto que saiu hoje no Diário de Natal:

A infância retirada da baú pelo saltitar entre ondas do mar. Um cotidiano vivido com poesia, pelo menos para um jardineiro que alheio ao caos urbano contempla uma flor, num canteiro da cidade, enquanto a confusão do trânsito o rodeia. Um relacionamento desfeito, mas ao contrário da Rita, de Chico Buarque, tudo na casa fica como estava. Mais do que um contador de histórias, a dinâmica do texto de Rodrigo Levino leva o leitor a se enfiar no meio das letras e fazer parte de seus relatos, ser um personagem de suas crônicas. Ele arranca uma empatia com as histórias cotidianas que escreve. Hoje, o jornalista escritor lança sua segunda obra, Dias Estranhos, a partir das 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall.

Das 80 crônicas prontas que tinha, ele pinçou 30 para compor o livro, escritas entre 2004 e este ano. ‘‘Quando eu estava com o original enviei para Cecilia (Gianetti – escritora e colunista da Folha de São Paulo) e ganhei um presente, ela me devolveu tudo revisado’’, afirma lembra que seu livro já estava impresso há dois ou três meses, ‘‘guardei e como estava em São Paulo (cidade com a qual Natal divide a moradia do escritor), fui entregando aos amigos que me devolviam com algum comentário’’. Assim ele recebeu críticas positivas de Antonio Prata (escritor e colunista de O Estado de São Paulo), do escritor Daniel Galera que assina a orelha do livro, Nando Reis (cantor e compositor), Cassiano Elek (editor da Cosac Naify e jornalista), do jornalista potiguar Mário Ivo Cavalcanti, Marçal Aquino (jornalista e escritor) e também de Xico Sá (escritor e colunista da Folha de São Paulo).

‘‘Com isso me senti mais a vontade para fazer o lançamento’’, comenta e afirma que lançará a obra em São Paulo em 15 de julho, quando estará novamente na Selva de Pedra para uma temporada que vai até outubro. Com selo dos Jovens Escribas e patrocínio da Digizap, Levino enfatiza que esta será a última obra que fará parte do referido selo, ‘‘quero lançar outros livros, mas o espaço de tempo será cada vez maior, estou ficando cada vez mais criterioso, mais meticuloso. Este é o último pelos Jovens Escribas, acho que a tendência agora é cada um seguir seu caminho’’, anuncia. ‘‘A maioria dos livros do selo são lançados a partir das leis de incentivos e eu nunca concordei com isso. Acho que o poder público tem primeiro que cuidar das bibliotecas, dos locais onde ler. Também acho isso um pouco de comodismo dos escritores e falta de visão do empresários locais para investir em cultura’’, sentencia.

Ele acredita que seu primeiro livro, Aos pedaços (2006), tem uma empatia muito maior com o público do que o atual. ‘‘O objetivo do primeiro era criar essa empatia mesmo, o segundo livro é uma obra mais individual, são os meus pensamentos, os discos que gosto, as músicas, os livros, é um livro afetivo. O primeiro era um livro de intenção, esse é de impressão’’, analisa.

Quando questionado se o medo não o acompanha por fazer uma obra tão carregada de suas impressões e observações foi enfático, ‘‘não. Escrevo para mim. Escrever é um ato de vaidade. Escrevo para que algumas pessoas se identifiquem com aquilo. Escrevo para refletir o que leio. Ler aqui no país infelizmente é uma seita, quase ninguém lê. Quero mesmo que critiquem, agora leiam para poder fazer uma crítica bem feita’’. Sobre o título Dias Estranhos, o escritor quis fazer referências às cidades cada vez mais caóticas, com tempo cada vez mais escasso para se dedicar ao que gosta.

Lançamento do livro
Dias Estranhos

Autor: Rodrigo Levino
Data: hoje
Local: livraria Siciliano do Midway Mall
Horário: 19h
Preço do livro: R$ 25

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *