Notícias, Resenhas

RESENHA DE DVD: BLONDIE – LIVE 1978

O Blondie sempre foi considerado um dos pilares do punk e da new wave, e este vídeo, retirado de um programa da TV alemã, mostra bem o estado embrionário das duas coisas. Curtíssimo, com menos de 30 minutos de duração (a capa indica 60), o DVD mostra um apanhado de 11 músicas que transitam entre a urgência punk e a leveza da new wave, e carrega, ainda, ecos do rock progressivo que comercialmente minguava na época. A apresentação foi gravada ao vivo, e é latente um ingênuo desconforto por parte de músicos pouco acostumados com o palco, exceto a vocalista Debby Harry, uma ex-coelhinha da Playboy cuja performance vai além da malha fina espetada por seios de bicos pontiagudos.

As 11 músicas apresentadas pertencem aos dois primeiros álbuns do grupo, “Blondie” e “Plastic Letters”, em seqüência, cinco do primeiro e seis do segundo. Elas antecedem aquele que é considerado o melhor disco deles, “Parallel Lines”, justamente por encaixar o som da banda naquilo que viria a ser chamado de new wave. É possível ver os teclados de Jimmy Destri conduzindo o som da banda para algo mais nervoso e tipicamente new wave (“X-Ofender”, “Love At The Pier”) e até identificado com o 1, 2, 3, 4 do Ramones (“I’m On E”, “Youth Nabbed As Sniper”), mas há citações ao blues, com inserção de gaita e tudo (“Kidnnaper”) e ao rock progressivo – de novo – a custa de Destri. Embora tenha sido gravado ao vivo, as câmeras praticamente não registram a presença do público, muito menos em áudio.

Curto pela limitação do programa de TV, e até mesmo por falta de um repertório maior, “Live 1978” é uma bela preciosidade porque resgata o frescor de uma banda ainda em busca de identidade e reconhecimento, coisa que o tempo lhe veio oferecer. Como grupo referência de um subgênero do rock, nem parece que o Blondie, um dia, já foi isso: uma bandinha igual a essas que a gente vê aos montes na esquina de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *