DoSol Eventos, Festivais e Shows

PRÊMIOS E FESTIVAIS AGITAM O ROCK BAIANO

premiotodososrocks

Em Outubro, Salvador recebe o Festival Big Bands, que acontece simultaneamente a outros dois festivais, o Feira Noise e o Suíça Baiana, em Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente. Para fechar bem o ano, outra boa notícia é o Prêmio Bahia de Todos os Rocks, que volta ampliado para escolha dos melhores do ano. Ainda vem por ai outros eventos interessantes, como o Desafio de Bandas. Leia mais:

Prêmio Bahia de Todos os Rocks 2010

Depois de um ano sem ser realizado, o Prêmio Bahia de Todos os Rocks está de volta em 2010, com sua segunda edição, ampliado e com novas idéias. Agora se assumindo como bienal o prêmio tem dez categorias, duas a mais que a primeira edição (as novas são Design do Ano e Mídia Rock). A fórmula continua parecida, com seis categorais tendo os indicados e os vencedores determinados apenas por um júri (Artista/ Banda do ano, Álbum do Ano, Músico Destaque, Dinossauro Referência, Design do Ano e Mídia Rock) e outras dependendo de inscrições e de votações do público (Show do Ano, iBahia Garage Band, Música do Ano e Videoclipe do Ano). Essa segunda forma de indicados e ganhadores já começou no último dia 27, com a abertura das inscrições via site oficial (www.bahiadetodososrocks.com.br). Os inscritos serão avaliados pelo público (num sistema de votação no próprio site oficial) e pelo júri, que definem os indicados dessas quatro categorias. A lista dos indicados sai em novembro. A escolha para o vencedor entre os cinco indicados como melhor show do ano acontecerá num evento no dia 11 de novembro no Groove Bar, com apresentação dos cinco indicados. O público e o júri presente escolhem o vencedor. A Cerimônia de Entrega de todos os premiados será no dia 23 de novembro, também no Groove Bar, com apresentação dos cinco indicados à Música do Ano. Leia como se inscrever e as premiações em cada categoria no site do Prêmio

Big Bands

Ainda definindo sua programação e formato final, o festival Big Bands chega a sua terceira edição seguida, se estabelecendo como principal festival de rock de Salvador. Programado para os dias 20, 22, 23 e 24 de outubro, na Praça Pedro Arcanjo no Pelourinho e no Tarrafa Bar, no Rio Vermelho, o festival continua com uma proposta parecida dos anos anteriores, reunir os nomes ativos da cena local, especialmente novos, e trazer artistas relevantes do cenário nacional. Este ano, com nomes bem menos badalados que nos anteriores, como Black Drawing Chalks e Frank Jorge. A programação já tem entre os nomes certos algumas bandas de fora do estado, como Brown-Há (DF), Teresa (RJ), Desalma (PE), Diablo Motor (PE), além das soteropolitanas Vendo 147, Maglore, Incrédula, Ênio e a Maloca, Neologia, Opus Incertum, Jonas, Você me Excita, Tentrio, além da Pastel de Miolos, de Lauro de Freitas, e Ladrões de Vinil, de Conquista. Alguns outros nomes ainda serão divulgados.

Feira Noise

O Feira Noise Festival chega em outubro a sua segunda edição. Maior, mais diverso, reunindo, além de shows, debates, oficinas e um foco em outras linguagens artísticas, como quadrinhos e teatro, o festival se estabelece como uma ótima opção para Feira de Santana e o interior do estado. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Na parte musical, o festival vai reunir um bom número de convidados de fora do estado, artistas locais, da capital e do interior do estado. Entre os não baianos destaque para os mineiros da Graveola E O Lixo Polifônico e os sergipanos da Nantes, bandas que lançaram bons discos este ano. A lista se completa com Os Reis da Cocada Preta, (PB), Diablo Motor (PE), The Sams Hardcore Orchestra (SP), Voyeur (PE), Brown-Há (DF) e Sátiros (CE). De Salvador alguns nomes interessantes que vem crescendo no cenário, como o pessoal do Ministereo Público, um dos principais nomes do dub baiano, e as revelações Maglore e Pirigulino Babilake, além dos veteranos da Pastel De Miolos, de Lauro de Freitas, que estão lançando disco novo em comemoração aos 15 anos de banda. Entre os nomes locais estão os cantores Paulo Costa e Rafael Damasceno, o MC e DJ Don Maths, e as bandas Clube De Patifes, Deformity, Casa De Vento e Endometriose. Os convidados do interior são as bandas Parnaso Da Modernidade, de Itabereba; Ladrões de Vinil de Vitória da Conquista, e Ladrões Engravatados e The Pivos, de Camaçari.

Confira a programação:
Sexta-Feira – 22 de Outubro
18h – Debate sobre a Produção Cultura em Feira de Santana
21h – Shows:
Ministério Público | Paulo Costa | Clube De Patifes | Os Reis Da Cocada Preta (PB)
Sábado – 23 de Outubro
8h – Oficina de Roteiro para Histórias em Quadrinhos
9h – Oficina de Audio Visual
9h – Palestra: Música Independente e o papel das bandas, imprensa e produtores nesta nova configuração do Mercado.
14h – Oficina de Desenho para Histórias em Quadrinhos
14h – Teatro – Peça teatral com os Estudantes do Colégio Paulo VI – O PAGADOR DE PROMESSAS
16h – Shows:
Casa De Vento | Pastel De Miolos | Parnaso Da Modernidade | Rafael Damasceno | Graveola E O Lixo Polifônico (MG) | Maglore | Diablo Motor (PE) | Deformity | Voyeur (PE)
Domingo – 24 de Outubro
9h – Continuação da Oficina de Audio Visual
9h – Lançamentos de Revistas em Quadrinhos e mesa sobre quadrinhos independentes baiano
14h – Mesa Redonda: Lucas da Feira: patrimônio ou vergonha para a história feirense?
16h – Shows:
Ladrões Engravatados | Sátiros (CE) | Ladrões de Vinil | Pirigulino Babilake | Nantes (SE) | Endometriose | Brown-Há (DF) | The Sams Hardcore Orchestra (SP) | The Pivos
Nantes ok (41)

Festival Suíça Bahiana

Quem também recebe um festival no mesmo período é Vitória da Conquista, com o festival de mesmo nome do coletivo que vem movimentando a cidade e que organiza o evento, Suíça Baiana. O festival será realizado no Apogeu nas mesmas datas do Feira Noise e Big Bands, dias 22, 23 e 24 de outubro. Ainda não teve sua programação divulgada na íntegra, mas já aprsentou entre os confirmados as bandas The Sams Hardcore Orchestra, de Sorocaba SP, Nantes de Sergipe e as locais Os Barcos e Ladrões de Vinil. Durante essa semana divulgamos os nomes que completam a programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *