Principal

IMESUR, A CENA CHILENA PELA VISÃO DO DOSOL

Por Anderson Foca

Estava frio e ao mesmo tempo quente. O inverno chileno, rigoroso para quem é do Nordeste brasileiro, já estava perto do fim e mesmo assim a neve e a paisagem da cordilheira estavam lá dando um oi bonito e instigante para gente todo dia. Também estava quente, a música latina tem essa pegada e no Chile não é diferente. Tendo como foco principal reunir as cenas do Brasil e do Chile por uma semana o Imesur aconteceu fisicamente na semana passada, mas vai ficar nos corações e mentes de muita gente por meses.

O Dosol amou a atividade, participamos de tudo, assistimos vários shows, quase trinta brasileiros de toda as regiões reunidos, música, alegria, tem como dar errado? A primeira parte das atividades foi em Santiago, tudo a cargo da organização da La Makinita e seus parceiros culturais. Guerreiros da cultura, assim como nós, produzindo festivais, empreendendo em bandas, estúdios, espaços para shows e o que mais for aparecendo. Baita turma. Identificação instantânea.

Além do enorme bate-papo eterno entre os agentes, ainda deu para ver duas dezenas de shows com destaque pro JuanaFé, Paz Mera e Makina Kandela. Já estamos trabalhando pra se misturar com essas bandas o mais rápido possível! Deu também para encontrar o pessoal da Algo Records, nosso parceiros chilenos de muito tempo.

No último dia fomos a Valparaíso e mais frio para enfrentar, dessa vez pertinho do pacífico. Foi muito legal, assim como foi legal também o Imesur mostrar aos brasileiros a experiência da cena cultural chilena mais popular, nos levando nas fondas que aconteceram durante as festas pátrias. Pegue cueca, ritmo tradicional chileno. Dançamos tudo e o tempo todo.

A América latina que o Brasil insiste em não conhecer é um mundo, impressiona e instiga. O Dosol já faz há dez anos shows com bandas latinas mas ainda é pouco, muito pouco. Obrigado Imesur por esse mergulho no pacífico chileno, esperamos nos ver de novo em breve! Segue uma playlist com coisas que gostamos do Chile para comemorar!

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *