Principal

IMESUR, A CENA CHILENA PELA VISÃO DO DOSOL

Por Anderson Foca

Estava frio e ao mesmo tempo quente. O inverno chileno, rigoroso para quem é do Nordeste brasileiro, já estava perto do fim e mesmo assim a neve e a paisagem da cordilheira estavam lá dando um oi bonito e instigante para gente todo dia. Também estava quente, a música latina tem essa pegada e no Chile não é diferente. Tendo como foco principal reunir as cenas do Brasil e do Chile por uma semana o Imesur aconteceu fisicamente na semana passada, mas vai ficar nos corações e mentes de muita gente por meses.

O Dosol amou a atividade, participamos de tudo, assistimos vários shows, quase trinta brasileiros de toda as regiões reunidos, música, alegria, tem como dar errado? A primeira parte das atividades foi em Santiago, tudo a cargo da organização da La Makinita e seus parceiros culturais. Guerreiros da cultura, assim como nós, produzindo festivais, empreendendo em bandas, estúdios, espaços para shows e o que mais for aparecendo. Baita turma. Identificação instantânea.

Além do enorme bate-papo eterno entre os agentes, ainda deu para ver duas dezenas de shows com destaque pro JuanaFé, Paz Mera e Makina Kandela. Já estamos trabalhando pra se misturar com essas bandas o mais rápido possível! Deu também para encontrar o pessoal da Algo Records, nosso parceiros chilenos de muito tempo.

No último dia fomos a Valparaíso e mais frio para enfrentar, dessa vez pertinho do pacífico. Foi muito legal, assim como foi legal também o Imesur mostrar aos brasileiros a experiência da cena cultural chilena mais popular, nos levando nas fondas que aconteceram durante as festas pátrias. Pegue cueca, ritmo tradicional chileno. Dançamos tudo e o tempo todo.

A América latina que o Brasil insiste em não conhecer é um mundo, impressiona e instiga. O Dosol já faz há dez anos shows com bandas latinas mas ainda é pouco, muito pouco. Obrigado Imesur por esse mergulho no pacífico chileno, esperamos nos ver de novo em breve! Segue uma playlist com coisas que gostamos do Chile para comemorar!

Previous ArticleNext Article

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *