Notícias

FORA DO EIXO: ENTREVISTA COM FANZINE LADO [R] CREW

lador

Por Rafaum Costa | Coletivo Noize – Natal (RN)

Em meados de 2005, na esquina do continente Natal – RN, surge o fanzine Lado [R], encabeçado pelas figuras errantes Dimetrius Ferreira, Leandro Menezes, Rafael F., Renata Marques e alguns colaboradores, seja qual for a manifestação cultural.

Caindo na velha dúvida se é ou não válido ter um fanzine impresso (?) se temos a internet, os e[r]rantes “remam contra a maré” e já chegam em sua nona edição do fanzine que já trouxe boas figuras do circuito alternativo musical como as bandas: Diagonal, Expose Your Hate, Calistoga, Snooze além de matérias sempre com um tom de humor mas de forma muito inteligente. Matérias que destaco em minha lembrança como a dos Gêmeos, Tropa Trupe entre outras mais.

Fiz uma entrevista com dois dos e[R]rantes do fanzine Lado [R], Dimetrius Ferreira e Leandro Menezes:

[Coletivo Noize] Após um hiato, o Lado [r] volta à ativa, quais as novidades para essa edição número 9 do fanzine?

Dimetrius: Na real, o nosso processo de produção nunca parou. Desde a última edição lançada, há quase um ano atrás, voltamos nossas atenções para outras atividades. Botamos pra frente alguns projetos, editoriais ou não, mas sempre ligados a arte e a cultura undeground. Demos algum suporte de divulgação para algumas bandas e continuamos escrevendo sempre no blog. Além disso, voltamos as atenções um pouco pro mundo acadêmico, já que o lado[R] também é pesquisa, e produzimos um fanzinaque, que é uma seleção do conteúdo de todas as edições já lançadas por nós. Participamos de alguns congressos de comunicação pelo Nordeste e até viramos tema para teses de conclusão de graduação em comunicação por aí. Ficamos felizes de sempre estarmos dispostos a debater o valor real da cultura do fanzine aqui no Brasil.

Leandro: Essa próxima edição do Lado[R] impresso virá com 32 páginas! As edições anteriores, com exceção do #03, tiveram 20 páginas. Empolga a possibilidade de experimentar mais nessa nova edição, que além desse acréscimo de páginas, também trará outras novidades que preferimos deixar a surpresa para o dia do lançamento.

[Coletivo Noize] Qual o formato(papel, tamanho) da nova edição e será com distribuição gratuita como as anteriores?

Dimetrius: Mais uma vez estamos numa parceria massa com a gráfica Offset, e vai dar pra botar um Lado[R] na praça novamente. Na verdade dois. Vamos lançar a edição 9 em breve, mas antes disso sai um drops, um Lado[R] de bolso, com um conteúdo mais rock, falando de umas bandas e de umas figuras estranhas que a gente dá valor.

Leandro: O formato continua sendo o mesmo, só muda o numero de páginas, como dito anteriormente. O papel da capa será um pouco mais encorpado, com uma gramatura maior; e o miolo em papel jornal, como na edição anterior.

[Coletivo Noize] Vai sair alguma banda encartada nessa edição?

Leandro: Não, não vai sair nenhuma banda encartada. Na verdade o Lado[R] não é um selo musical, é importante esclarecer isso. O que aconteceu na edição anterior, a qual lançamos o Ep Normal’s People Brigade do Calistoga, foi uma parceria entre amigos, por assim dizer. Nós gostamos de quebrar a expectativa dos leitores do zine e tentamos estar incorporando novidades. Na época que os caras estavam para lançar o disquinho, chegamos junto e oferecemos uma parceria, pois o zine estava para sair também e pensamos que seria uma ótima idéia. Foi apenas uma tentativa, uma experiência. Pode rolar outros lançamentos, mas não nessa próxima edição.

Dimetrius: Não saiu junto ao fanzine, mas acabou de rolar na praça um disco foda de uma banda nordestina foda que é o “Mamparra” dos sergipanos do Perdeu a Língua. Indicamos e assinamos embaixo, trilha sonora pra nossa lombra.

[Coletivo Noize] Falem um pouco sobre as ações que vão rolar antes do lançamento oficial e qual a previsão do lançamento.
Dimetrius: Antes do lançamento da nova edição, vai rolar uma mostra de fanzines, dia 1 de agosto, com parte do nosso material de acervo, com fanzines de todo o país, envolvendo boa parte da produção fanzineira dos anos 90 e início desta década. Essa mostra vai ser no Dosol, lá na rua chile, vai começar cedo e da pra gente bater um papo, tomar umas cervejas e ainda sacar um som com umas bandas massa. O fanzine é sempre gratuito, mas a festa dessa vez vai ser ‘quase’ de graça.

Leandro: É, temos a intenção de levar alguma grana nessa festa, pra bancar os custos do zine “maior” (o de 32 páginas que eu falei lá em cima). Queremos colocar o Lado[R] #9 na praça entre os meses de agosto e setembro.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *