Clipping, DoSol Eventos

FESTIVAL DOSOL COMEÇA HOJE: DIÁRIO DE NATAL

O Festival DoSol inicia hoje sua 6ª edição como um dos festivais independentes mais consolidados do país. O tema ‘A música transforma’ encaixa bem no propósito do evento: reunir variadas tribos do cenário underground de


diversos ritmos para vivenciar dois dias de rock. E a intenção de transformar pela música? O próprio idealizador e diretor do evento, Anderson Foca, responde: “A música é fator de transformação social. E o Festival tem esse poder de mesclar pessoas diferentes ideias em um mesmo ambiente de confraternização musical”.

O evento mantém a estética e fórmula que deu certo nos últimos anos. A predominância é da pegada rocker. A presença de importantes nomes do cenário underground de diversos ritmos e a projeção das bandas locais para fora do Estado continuam como propostas essenciais do Festival. Este é o terceiro ano que o evento apresenta atrações internacionais. Desta vez com Danko Jones (Canadá), Pulverhund (Noruega) e The Exploited (Reino Unido).

“O que queremos é oferecer ao nosso público a chance de assistir de perto essas apresentações, de forma quase exclusiva, já que todos farão pouquíssimas apresentações no Brasil”, explica Anderson Foca. Ao todo passarão pelos palcos do Festival DoSol 2009 31 bandas de dez Estados do Brasil e três países estrangeiros. O foco continua sendo as bandas potiguares com trabalho autoral, representada por 15 atrações de diferentes estilos musicais.

Foca explica que conseguiu reunir uma gama de artistas ligados à vanguarda e ao rock que poucas vezes se viu em Natal. “Tem bandas sem baixista, com dois bateristas, sem bateria e baixo, instrumentais, gritadas, cantadas, uma verdadeira salada que muito nos orgulha. Acho que o público vai conferir o que tem de mais novo e instigante em termos de rock no Brasil nesta edição”.

Estrutura e novidades

Em 2009, a produção mantém o formato com estrutura de dois palcos, sendo um dentro do Centro Cultural DoSol, e outro no Armazém Hall, ambos localizados no chamado “estreito” da Rua Chile. “Conseguimos manter a proposta de utilização da Ribeira para realizar os eventos do Festival DoSol. Acreditamos que é o local tem a cara do Festival”, explica Ana Morena, produtora geral do Festival. Os shows acontecem sem intervalos, apenas alternando os palcos, com duração de meia hora cada, até a última banda da noite, que tem o show mais estendido. Haverá estandes com artigos direcionados à cena musical, CD’s, camisas e outros acessórios das bandas que se apresentarão no Festival estarão à venda.

A grande novidade do Festival DoSol 2009 é uma verdadeira festa dentro da festa. Para encerrar em grande estilo a primeira noite do evento será feito um grande baile com shows do Eddie (PE), DuSouto (RN), Orquestra Boca Seca (RN) e Nuda (PE) e ainda uma grande discotecagem na área externa do evento capitaneado pelo DJ Magão, com o repertório nacional dançante. A missão de todas essas atrações é uma só: homenagear a música brasileira.

DVD Especial

Umas das principais ações do Festival DoSol 2008 foi a gravação do DVD que virou um filme lançado este ano. A edição 2009 vai repetir a ação, registrando além das apresentações nos palcos, os bastidores de todos envolvidos. É um trabalho que requer conhecimento técnico das áreas de áudio e vídeo e ainda uma intimidade com a música que será apresentada. Optamos por não contratar uma produtora convencional “, diz Atalija Lima, assistente de produção.

Serviço

Festival DoSol 2009

Onde: Rua Chile, Ribeira

Quando: Hoje e amanhã a partir das 15h

Quanto: R$ 20 (individual) e R$ 30 (casadinha dos dois dias).

Venda: Lojas Spicy, Natal Shopping e Midway Mall.

Contato: (84) 3642-1520

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *