DoSol Eventos, Festivais e Shows

FESTIVAL CALANGO (MT) ANUNCIA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DEVOTOS
Foto: Devotos, dentro da programação do Festival Calango 2009

Neste ano o festival chega a sua sétima edição, com mais de 100 bandas em toda a programação!

O Festival Calango já se tornou um dos marcos da cultura cuiabana. Em 2009, acontece pela sétima vez, e mantém o caráter de ser um dos grandes reveladores e difusores da nova música brasileira.

Para se ter uma idéia desse contexto, basta dar uma olhada nos headliners de todos os dias de Calango, de 2005 pra cá: Deceivers (DF), Autoramas (RJ), Forgotten Boys (SP), Subtera (PR), Astronautas (PE), Graforréia Xilarmônica (RS), The Supersonicos (Uruguai), Móveis Coloniais de Acaju (DF), Tequila Baby (RS), Cascadura (BA), Hurtmold (SP) e Vanguart (MT).Como se percebe, o Calango sempre conta em sua programação com um significativo número de grandes bandas que despontaram no cenário independente.

Dois princípios pautam a produção do Festival Calango: a renovação e a diversidade. Como vimos, é muito raro haver repetição de bandas, e a diversidade se faz presente de forma cada vez mais significativa a cada ano que passa.

Instrumental Brasileiro e Música Argentina – A programação desse ano conta com bandas de rock instrumental, como Herod Layne(SP), O Garfo (CE), Caldo de Piaba(AC), a cuiabana Macaco Bong e a Falsos Conejos vinda diretamente de Buenos Aires. Outra banda “hermana” presente no festival é a Norma, que vem se destacando como uma das maiores bandas de rock da Argentina.

Da Argentina vem também o Proyecto Gomez, projeto solo de Rodrigo Gomez, baterista da banda Gordoloko Trio. Trata-se de um espetáculo impressionante, no qual Gomez toca bateria, baixo de 3 cordas, guitarra e ruídos, gravando ao vivo cada instrumento e reproduzindo os sons.

E vale ressaltar nesse contexto que o Brasil se tornou referência na América Latina pelo modelo de organização no campo da cultura e tecnologia social. O resultado é que muitas bandas de países próximos como Peru, Bolívia, Uruguai, e a própria Argentina se espelham no cenário brasileiro e anseiam pela formação de público em nosso território.

Hip Hop de vanguarda – Outro segmento digno de destaque é o rap, que tem representantes de peso como Emicida (SP), que vem sendo considerado um fenômeno da cultura hip hop. Conhecedor de pódios dos maiores torneios de freestyle (gênero hip hop baseado na improvisação), Emicida resume a obra no título de seu álbum: Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe.

Outro representante do rap é o cuiabano Linha Dura, que mistura a cultura hip hop com a típica cuiabania, com violas de cocho, ganzá, mocho, toca-disco e o repente. A pesquisa de Linha passa por jazz, bossa nova, música africana, siriri e cururu e o rock, já que tem como banda de apoio o trio instrumental Macaco Bong. Pra quem gosta de guitarra alta, há também o Calistoga(RN), Vinil Laranja(PA), Venial(MT), Mugo(GO), Devotos(PE), entre várias outras.

Recentemente a Revista Bravo publicou uma matéria do jornalista Zé Flávio Jr, na qual destaca as várias expressões musicais que têm aparecido nos festivias, e cita o Calango, que expõe hip hop, MPB e o Siriri Cuiabano, “sem alienar os adeptos do som mais pesado”.

Mais Música urbana – Integram a programação ainda bandas como Black Drawing Chalks( GO), que esse ano concorreu ao VMB em três categorias; Mini Box Lunar, do Amapá, que mistura música contemporânea com psicodelia em dois vocais femininos; Rinoceronte (RS), que mistura o clássico rock’n’roll setentista com o stoner contemporâneo; Plastique Noir (CE), que trabalha elementos pós-punk com influências darkwave, synthpop, industrial, indie e punk. O Plastique é uma das maiores bandas góticas da atualidade, conquistou a vaga no Calango após uma exímia apresentação nas Noites Abrafin/Fora do Eixo em Recife esse ano e foi a única banda brasileira convidada para a edição de 2007 do maior festival gótico do mundo, Wave Gotik Treffen, em Leipzig (Alemanha).

Oficinas, Debates, Seminários e Música Popular Brasileira – O Festival Calango é também composto por uma extensa programação de oficinas e debates, cujo intuito é estimular a discussão por parte dos agentes da música e fazer com que o processo de construção do cenário brasileiro seja o mais transparente e democrático possível. As mesas farão parte da Semana Calango, que também prevê a realização de vários shows. Vale ressaltar também que no Domingo o Calango terá uma programação diferente, familiar, acontecendo em um espaço público de Cuiabá, começando mais cedo e com uma programação dedicada a todos os ouvidos.

Na diversa programação estão nomes como Ebinho Cardoso, referência da pesquisa musical brasileira, juntamente com dois grandes ícones da música tupiniquim, os mineiros Marku Ribas e Toninho Horta. O primeiro, intitulado um dos verdadeiros arquitetos da música brasileira, tem em sua música uma mistura de variados ritmos brasileiros com elementos afros do Caribe, samba, balanço black, jazz, entre tantas outras tendências. Com Mick Jagger participou do videoclipe da música “Just another night” (Rio de Janeiro, 1984), e com os Rolling Stones, no disco “Dirty Work” (Paris, 1985, na faixa “Back to Zero”), abriu o show de James Brown em Barbados (1974), do contrabaixista Ron Carter na Ilha de Martinica (1971) e foi o único brasileiro a se apresentar durante as comemorações da Independência da Namíbia (África), em 1990.

Toninho Horta é referência mundial na música e tem se mostrado um dos compositores brasileiros mais sofisticados, harmonicamente, e mais criteriosos, melodicamente, dos últimos tempos. De forma única, ele escreve progressões de acordes que desafiam a gravidade, movendo-se para cima quando você pensa que vão descer.

Há tempos o Festival dialoga com diferentes vertentes sonoras, sendo 2009 o ano com maior variedade. No domingo de Calango se apresentam também Paulo Monarco, cantor, compositor, violonista e uma das grandes surpresas musicais da cena matogrossense, destaque de diversos festivais brasileiros de MPB. E mais: Lú Bonfim (MT – samba), Black Sonora(MG – black music), Cassim & Barbária (Rock/Soul/Experimental) e muitos outros.

Circuito Fora do Eixo – O Circuito Fora do Eixo é a rede de trabalhos da qual o Festival Calango e seu realizador, o Espaço Cubo, fazem parte. A rede é uma das principais estimuladoras do projeto, que tem como meta todo o ano realizar uma grande mostra das tecnologias que vem sendo produzidas neste ambiente.

Em 2009, além de contar com a participação de dezenas de coletivos em sua realização, o Calango, através do Edital de Circulação Fora do Eixo, lançado neste ano pelo CFE, levará a Cuiabá bandas de diversos cantos do Brasil, ligadas aos coletivos FDE.

Patrocinadores – A sétima edição do Festival Calango é apresentada por Petrobrás e Ministério da Cultura, com patrocínio do Governo do Estado, Fundo Estadual de Cultura e Prefeitura de Cuiabá. É realizado pelo Espaço Cubo, em parceria com Rodarte, Restaurante KG, Hotel Taiamã, CUFA, Sindicatto Hardcore, Volume, Ashoka, Casas Associadas, Abrafin, Fórum Mineiro, Programa Música Minas e Circuito Fora do Eixo.

SEXTA 30/10
Macaco Bong (MT) – http://www.myspace.com/macacobong
Norma (Argentina) – http://www.myspace.com/rock2tonos
Wander Wildner (RS) – http://www.myspace.com/wanderwildner
Rhox (MT) – http://www.myspace.com/rhoxcba
Emicida (SP) – http://www.myspace.com/emicida
Rinoceronte (RS) – http://www.myspace.com/rinoceronterock
Calistoga (RN) – http://www.myspace.com/bandacalistoga
Caldo de Piaba (AC) – http://www.myspace..com/caldodepiaba
O Garfo (CE) – http://www.myspace.com/ogarfo
Snorks (MT) – http://www.myspace.com/snorksmt
Venus Volts (SP) – http://www.myspace.com/venusvolts
Vinil Laranja (PA) – http://www.myspace.com/vinillaranja
Herod Layne (SP) – http://www.myspace.com/herodlayne
Self-Help (MT) – http://www.myspace.com/selfhelphc

SÁBADO 31/10
Devotos (PE) – http://www.myspace.com/oficialdevotos
Falsos Conejos (Argentina) – http://www.myspace.com/antitango
Venial (MT) – http://www.myspace.com/venialmetalhc
Mini Box Lunar (AP) – http://www.myspace.com/miniboxlunar
Holger (SP) – http://www.myspace.com/myholger
Veniversum (MT) – http://www.myspace.com/veniversumrock
Black Drawing Chalks (GO) – http://www.myspace.com/blackdrawingchalks
Jonas Sá (RJ) – http://www.myspace.com/jonassah
N3cr (MT) – http://www.myspace.com/n3cr
Plastique Noir (CE) -http://www.myspace.com/plastiquenoir
Mugo (GO) – http://www.myspace.com/mugobr
Proyecto Gomez (Argentina) – http://www.myspace.com/gomezproyecto
Raiva em Paz (MT) – http://www.myspace.com/raivaempaz

DOMINGO 01/11
Linha Dura (MT) – http://www.myspace.com/linhadura
Marku Ribas (MG) – http://www.myspace.com/markuribas
Ebinho Cardoso (MT) – http://www.myspace.com/ebinhocardoso
Toninho Horta (MG) – http://www.toninhohorta.com.br
Paulo Monarco (MT) – http://paulomonarco.conexaovivo.com.br/
Cassim & Barbaria (SC) – http://www.myspace.com/cassimf
Nevilton (PR) – http://www..myspace.com/nevilton
Facas Voadoras (MS) – http://www.myspace.com/facasvoadoras
Dom Capaz (MG) – http://www.myspace.com/domcapaz
Vitrolas Polifônicas (MT) – http://www.myspace.com/vitrolaspolifonicas
Somero (RR) – http://www.fotolog.com.br/somero_rr/
Black Sonora (MG) – http://www.myspace.com/blacksonora
Inimitáveis (MT) – http://www.myspace.com/inimitaveis
O Melda (MG) – http://www.myspace..com/claudaomelda
Sincera (PA) – http://www.myspace.com/sincerarock

Previous ArticleNext Article

10 Comments

  1. A melhor Banda de rock..do Mt, fez inscrições…
    mas até agora nada de convite…
    Ali tem letras boa…melôdias com gosto de Estradas…
    as letras, queima a alma humana….vi eles 1 vez..com 2 violões..
    Meu Deus! fiquei louco pra velos, novamente. ..quero ver eles no Calangos..
    eles vao queima nossas almas, vmos viajar na poesia…abrços…vamos espera pra ver…

  2. o festival, mais indiota q ja vi….uma merda….
    onde esta as indeologias do Rock?..vcs so fazem barulho seus bosta…
    roqueiros de merda..igual a vcs o mundo ta cheio vao morrer na merda….
    pobres..porqe sao uns burros…kkkkkkkkkkkkkk
    macaco bong…vao ficar o resto da vida..so fazendo solo? kkkk
    saca bichos este tempo de ouvir solos de guitarras ja forao..
    o povo q e hamornia..kkkkkkkkk
    macacos burros..mude o nome pra este macaco burros..flw.
    abrços a todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *