Clipping, Coberturas, Editorial

EDITORIAL DOSOL: A AÇÃO COLETIVA

Festival DoSol_39

Foto: Centro Cultural Dosol lotado no Sick Sick Sinners, Festival Dosol 2009. Por Nicolas Gomes

Ainda repercutindo o sensacional final de semana que passou com a 6ª edição do Festival Dosol, queremos falar a respeito da ação do Fora do Eixo, do Coletivo Noize e do Lado [R] dentro do evento. Muita gente crítica essa coisa do coletivo, até faz piada sobre o assunto mas a verdade é que quando a turma está comprometida em promover ou ajudar ações que fazem com que a música independente cresça eles são imbatíveis. Para começar, três das melhores bandas que se apresentaram no Festival Dosol, Mugo (GO), Devotos (PE) e Nuda (PE), vieram através de um edital promovido pelo Fora do Eixo praticamente sem custos para o evento. Por si só uma ação de rotatividade e circulação muito salutar, usando a plataforma dos festivais como ponto de partida.

A ação do ponto Fora do Eixo de Natal, o Coletivo Noize, também foi louvável. Toda a parte do merchandising das bandas ficou com eles (junto com a Letícia do Bigorna de Campo Grande), a organização do palco do Centro Cultural Dosol e toda a transmissão do evento, feita com mestria pela equipe. Sem contar o envolvimento direto na produção e divulgação do festival. Em Recife o Lumo Coletivo também entrou em ação junto com o Dosol promovendo duas noites do Dosol Drops, uma delas com o Danko Jones tocando na Nox. O pessoal de João Pessoa do Coletivo Mundo veio o festival, documentou tudo e está jogando na rede textos, fotos excelentes e vídeo cobertura de tudo que viram e ouviram por aqui.

Não atrelados ao Fora do Eixo mas tão importante quanto foi a ação do Lado [R] que distribui durante o evento o Fanzine Errado, especialmente feito para o Festival Dosol e também cobriu tudo com maestria. Sem essas ações complementares e o interesse desse povo todo em trabalhar pela música não teríamos conseguido os resultados que alcançamos. Fica nosso agredecimento e nossa admiração.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *