Nacional, Notícias

OPINIÃO DA AUDIÊNCIA: Download remunerado? Eu, não!

red_logo-net.jpg

Dewis Caldas é editor do www.hellcity.blogger.com.br e guitarrista do Los Bob’s

Em poucos anos o mundo conheceu a Internet (e bota pouco nisso, o Ayrton Senna nem mesmo chegou a usá-la), e o que sabemos de contemporâneo já estava num processo de transformação mais radical ainda. O que antes era telefone virou celular, forno a lenha virou microondas, cavalo quase não se usa mais, LongPlay “melhorou” em formato Cd e a música, desde domingo, deixou mesmo de ser física. Ou pelo menos era pra ser!

No último domingo a QTrax Serviços On-line anunciou acesso gratuito a mais de 25 milhões de músicas em seu site, o esquema seria uma parceria com as gravadoras EMI, Sony BMG, Universal e Warner Music, que receberiam os royalty dos artistas de acordo com o que fosse arrecadado através dos anúncios publicitários e pela quantidade de downloads de cada música no site, assim como o site Trama Virtual, aqui no país. O anúncio do novo modelo de distribuição foi feito durante a abertura da 42ª edição do Midem – Mercado Internacional do Disco e da Edição Musical, em Cannes, França. Mas antes que você saia pulando na frente do computador e faça uma lista de músicas de bandas como Beatles, Pink Floyd, Ramones e Bob Dylan para baixar, com menos de 24 horas do anúncio da novidade as gravadoras Universal, EMI e Warner negaram qualquer tipo de acordo com a empresa cedendo os direitos autorais de seu cast. Acabou a festa.

Acredito que você, que lê esse artigo agora, já tenha, muito provavelmente, feito donwload de uma música ilegal ou legal (mesmo não sabendo a diferença), ou melhor, você já usufruiu de uma música que tinha acabado de conseguir na rede mundial. Antes que você seja preso não se preocupe, todo mudo faz isso. Pra ter uma idéia o número de músicas adquiridas por downloads no Brasil é quase 20 vezes maior do que o número de músicas compradas em cada Cd vendido nas lojas. O negócio agora é esperar pra ver o que isso vai dar e até quando vão tornar ilegal músicas transitadas na internet? Afinal, o que me impede de abrir agora um desses buscadores e pegar a música que eu quiser?

Dewis Caldas é editor do www.hellcity.blogger.com.br e guitarrista do Los Bob’s

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *