Clipping

CLIPPING: SELO RIBEIRA – TERRITÓRIO CRIATIVO (DIÁRIO DE NATAL)

Território da criatividade
Casa da Ribeira será palco, hoje à noite, da estreia do selo criado pelo Circuito Cultural Ribeira
Baseado no tripé cultura, educação patrimonial e criatividade, o Circuito Cultural Ribeira lança hoje, a partir das 19h, na Casa da Ribeira, o Selo Ribeira Território Criativo, que contará com a participação de Renato Schattan, coordenador de Territórios Criativos do MinC e Fábio Henrique Lima de Almeida, chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, durante o primeiro Diálogos Território Criativo.


Educação patrimonial será um dos motes ressaltados durante o evento mensal. Foto: Adriana Amorim/DN/D.A Press

Além do Diálogos, haverá a assinatura coletiva ao termo de parceria e adesão dos espaços culturais que já participam do Circuito Ribeira, e das empresas interessadas em agregar valor e contribuir com ações criativas para ocupação e energização do bairro. O evento que será aberto ao público, conta com o apoio do Ministério da Cultura.

A partir de setembro, a cada edição realizada, o Circuito Ribeira terá como prioridade o debate acerca da educação patrimonial, através da realização de atividades de pensamento, vivências e a criação de marcos simbólicos para que as pessoas que transitam pela Ribeira, possam desenvolver um afeto pelo bairro e um desejo de cuidar do patrimônio, que faz parte da memória da cidade.

“Precisamos agregar informação, energizar o bairro. A Ribeira precisa ser um lugar para se viver e para se trabalhar, um lugar onde os produtos culturais são consumidos e produzidos. Um lugar de diversão, acolhimento e inovação. Um lugar que se alimenta da diversidade e da mudança”, afirmou Gustavo Wanderley, diretor de projetos da Casa da Ribeira.

Circuito

Com objetivo de valorizar e manter a memória viva e criativa do bairro, através da educação patrimonial, o Circuito Cultural Ribeira foi concebido com a missão de reunir em uma mesma plataforma de gestão e comunicação, os espaços culturais do bairro da Ribeira, visando a sua consolidação como polo de atração e como território criativo, ampliando o olhar da população para a importância do bairro como patrimônio cultural brasileiro reconhecido pelo IPHAN. Um território intercultural, que valoriza o desenvolvimento local e está conectado como mundo.

Para Renato Schattan, coordenador de Territórios Criativos do MinC, que estará presente no lançamento, este é um movimento significativo pois “Vai estimular o desenvolvimento local, atraindo pessoas, empreendimentos e qualificação”. Fábio Lima, da RRNE/MinC, afirma que a iniciativa “pode ser um embrião para construir um projeto ordenado de Economia Criativa para o bairro da Ribeira”.

Neste sentido, o Selo Ribeira Território Criativo surge como uma oportunidade de energizar o bairro, no intuito de reacender a identidade cultural e reviver a memória da população através da informação e da valorização do patrimônio histórico da Ribeira, para assim, despertar o amor e o afeto das pessoas para o território que marcou o início da história de Natal.

Economia Criativa

Criada pelo Decreto 7743, de 1º de junho de 2012, a Secretaria da Economia Criativa (SEC) tem como missão conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros. O objetivo é tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro.

Serviço

Lançamento Selo Ribeira Território Criativo e Diálogos Território Criativo
Quando: Quarta-feira, 5, às 19h, na Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira | Aberto ao público
Quanto: Acesso gratuito
Informações: (84) 3211-7710

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *