EXPOSE YOUR HATE (RN) LANÇA CLIP

A banda potiguar EXPOSE YOUR HATE divulga seu primeiro vídeo clipe oficial. A música é Ready to Explode que fará parte do novo álbum do grupo, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2012. O clipe foi produzido por Nicolas Gomes que, entre outros trabalhos, assinou a produção do clipe Futurephobia da banda brasiliense Violator.

DIÁRIO DE BORDO (02): CAMARONES NA ARGENTINA E NO SUL DO BRASIL – VEJA TODOS OS CONTATOS


Foto: Camarones em Burzaco, El Tio Bizarro

Como seria um texto muito grande relatar tudo de uma vez, voltamos com a segunda parte dos nossos relatos e dicas da tour Argentina e pelo Sul do país. Depois de dois shows seguidos em Buenos Aires tivemos um dia off na sexta para recuperar as energias e encarar mais dias de tour pela frente. Visitamos Palermo Soho, bairro nobre de Buenos Aires,  com o Dacho, guitarrista do Tormentos. Aproveitamos também para cometer o pecado da gula (algumas vezes).

Nossa missão de sábado não era das mais fáceis, nosso show seria no El Tio Bizarro em Burzaco e não tínhamos condução até o local. Depois de alguns estudos de caso, Leandro (do Falsos Conejos) e Pablo (Da Scatter) desenrolaram nosso roteiro. Saímos às 18h do Obelisco numa van clandestina e lotada de passageiros rumando pro Sul com todos os nossos equipamentos, num total de 14 volumes. Depois de uma hora, descemos no fim da linha da van na tentativa de pegar um taxi direto pro local do show. Não foi possível. Rumamos até a estação de trem que era bem próxima e resolvemos que essa seria nossa condução. Chegamos na linha, ficamos em grupo e uma estação depois descemos para procurar o show. Depois de duas tentativas frustradas achamos o lugar. Isso tudo deve ter durado umas duas horas.

Na real foi bem divertido, fazer o roteiro desse jeito e para nossa sorte tinha uma van para nos levar de volta para Buenos Aires, porque de madrugada não seria tão divertido assim…

leia o resto aqui

DEZ ANOS DA CASA DA RIBEIRA – REVISTA CATORZE

O número 52 da Rua Frei Miguelinho tinha tudo para ser igual aos seus conterrâneos do bairro da Ribeira: desbotado, bolorento, carcomido mais pelo abandono que pelo tempo. Antes de virar depósito de baratas, contudo, aquela casa enjeitada virou palco de artista. E assim nasceu, em março de 2001, a Casa da Ribeira.

Daqui a pouco menos de um mês, o casarão tem aniversário duplo. A estrutura em si – nascida como hospedaria – completa o primeiro centenário de existência; a Casa da Ribeira comemora dez anos de vida e militância artístico-cultural, e reabre as portas ao público tinindo de nova, depois de passar por uma série de reformas. E se a contagem regressiva para as festividades começou em 2010 com espetáculos teatrais, música boa e papo-cabeça, 2011 promete muito mais.

LEIA O RESTO AQUI

ENTREVISTA: ALEXANDRE ALVES DO THE AUTOMATICS

Por Hugo Morias – O Inimigo

Em 2011 a banda The Automatics completa 10 anos de rock. Sempre produzindo, tocando em Natal, em cidades vizinhas e chegando até a São Paulo, onde tiveram a honra de gravar no estúdio Quadrophenia, de Sandro Garcia. Os 10 anos servirão para novos lançamentos e para consolidar a banda como uma das “resistentes” aos modismos que passam por Natal. O som, que apesar de incluir algumas novidades aqui e acolá, é monocromático. Tal qual os pensamentos de Alexandre Alves (baixo/guitarra/vocais/harmônica) que não mudam ao longo do tempo. Na entrevista a seguir ele fala sobre a banda, os selos (Solaris e Dia 32), loja, bandas, shows, produção. Enfim, sobre o que permeia a produção musical. The Automatics é formada também por Henrique Pinto (guitarra / violão / baixo / vocais / loops / teclados), Augusto C. Tavares (bateria) e Christiane Pimenta (baixo).

LEIA O RESTO AQUI

ARTIGO: CIRCULAÇÃO – MUITO MAIS DO QUE UM SHOW!

Voltando para Natal por Ana Morena
Voltando para Natal por Ana Morena

Por Léo Martines, guitarrista do Camarones Orquestra Guitarrística

Ainda no clima de final de ano, quando muitos param para avaliar o que se passou nos últimos doze meses e para fazer planos e promessas para o ano seguinte, eu paro para escrever e compartilhar com vocês o que foi 2010 para mim e mostrar como essa experiência pode ser útil para alguns. Não é a intenção escrever um manual de como gerenciar a sua banda, mas apenas um texto baseado no que EU vivi e que pode apresentar algumas dicas valiosas. Foi um ano de muita dedicação e trabalho, acompanhe comigo.

Para começar, durante diversos momentos desse ano algumas pessoas se dirigiram a mim equivocadamente em relação a estar circulando com a banda. Muitas vezes, creio eu, por brincadeira, mas mesmo assim, uma boa parcela ainda acredita no ultrapassado modelo de postura ‘artística’, que ainda existe, porém está longe da nossa realidade. Mas será que faz falta? Temos total liberdade e controle sobre o nosso trabalho para leva-lo para onde quisermos e para quem quisermos. Somos da geração dos pedreiros e circular envolve um trabalho árduo, envolvendo muita dedicação e respeito a todas as partes envolvidas, dedicação essa, MUITO maior fora do que dentro do palco, para que aí sim ocorram os 30 ou 40 minutos mágicos: o show!

Agendar apresentações já é uma tarefa difícil, viabilizá-las então, ainda mais. Tudo para não negar nenhuma oportunidade, envolvendo um planejamento violento de quando e como fazer para otimizar a planilha financeira da banda, tornando possível alcançar o máximo de lugares possíveis, em condições honestas de conforto e dinheiro, além de conciliar com outras atividades. Não foram poucas as vezes que tivemos que trabalhar a distância, estudar, ou mesmo voltar à nossa cidade de origem, com tempo apertado para cumprir compromissos profissionais e/ou acadêmicos. Continuar lendo

CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA GANHA O PETROBRAS CULTURAL

cama 01
Foto: Camarones em Brasília/DF por Nicolas Gomes

Com uma tour de quase oitenta datas chegando ao fim, o grupo potiguar Camarones Orquestra Guitarrística tem muito o que comemorar, o grupo acaba e ser contemplado no Petrobras Cultural, o maior edital de cultura do país. O anúncio foi feito hoje em solenidade organizada pela empresa em São Paulo.

O feito do quinteto potiguar não é pequeno, o projeto do Camarones foi o único contemplado no Rio Grande do Norte e é um dos poucos dentro do rock. Móveis Coloniais de Acaju e Nancy, ambos de Brasília, foram os outros premiados no estilo. “Acho que esse prêmio consagrou um trabalho árduo e programado que tivemos desde março quando lançamos nosso disco. Nos esforçamos muito para estar sempre em tour, levando nosso show pro máximo de pessoas possíveis e esse trabalho sempre dá resultado. Estamos muito felizes!“, diz Ana Morena, baixista da banda.

Agora, com o final da tour 2010, o grupo se preparar para registrar um novo trabalho e finalizar seu DVD de estréia. “Já estamos há dois anos com esse repertório e está na hora decolocarmos um novo trabalho na rua, vamos aproveitar as folgas de fim de ano para fazer isso“, diz Xandi Rocha, baterista.

O Camarones ainda faz quatro apresentações este ano, duas em Natal/RN, uma em Camaçari e outra em Feira de Santana, ambas na Bahia.

VEJA AS MÚSICAS SELECIONADAS PRO MPBECO 2010

As músicas que disputarão as duas semifinais da 5ª edição do Festival de Música do Beco da Lama – o conhecido MPBeco – já estão definidas. A comissão responsável pela escolha das 24 concorrentes debruçou-se sobre um universo integrado por 260 composições, pertencentes aos mais diversos gêneros musicais, cujas inscrições vieram de diferentes regiões do Estado.

A comissão contou com a participação do jornalista e músico, Moisés de Lima, vencedor da 3ª edição do Festival, como integrante da banda “Os Grogs”; pela também jornalista e musicista, Michelle Ferret, ex-integrante do grupo “Rosa de Pedra”; e pelo músico e produtor Vlamir Cruz.

Para definir a ordem das apresentações nas duas etapas da fase semifinal, que serão realizadas nos dias 11 e 18 de setembro, e para esclarecer dúvidas com relação ao regulamento, a produção do Festival está convocando representantes dos trabalhos selecionados para uma reunião, na próxima segunda-feira, 30, às 18h00, no auditório da Capitania das Artes. A seqüência de apresentação nas semifinais será definida por sorteio.

As 24 selecionadas estão abaixo:

Segue abaixo as 24 músicas selecionadas à primeira eliminatória da 5ª edição do Festival MPBeco. Detalhes do festival, premiação, regulamento, é só visitar o site oficial do evento, clicando AQUI.

Música: A Balada da Cidade Mágica
Compositor(a): Franklin Mário Continuar lendo

CAMILA MASISO (RN) NO DIÁRIO DE NATAL

Sambista respeitado se cria em sambas de roda, na linha de frente do partido alto. Né, não? Nos últimos anos o Brasil tem visto que não. A regra tem sido quebrada e os sambistas da velha guarda têm assistido novas variantes do gênero. Roberta Sá, Céu, Mariana Aydar, Maria Rita e mais uma penca de intérpretes de um samba meio Bossa Nova, meio MPB, meio… “Não sei o que é. Ora, o samba se desdobra em variantes. Samba não precisa ser o partido alto. Quero quebrar esse preconceito e mostrar que a música contemporânea brasileira pode ser tão boa quanto era antigamente”.


Ex-integrante do grupo Tricor, a cantora pretende mostrar seu talento na França após lançamento do primeiro CD Foto: Bruno Povoa/Divulgação

A autora da frase acima é a jovem cantora Camila Masiso, ex-integrante do grupo pop Tricor e agora uma promissora intérprete do que chama de “música contemporânea brasileira”. A razão do conceito tão abrangente é a mistura instrumental e rítmica inserido nas nove faixas do novo CD Boas Novas, com lançamento previsto ainda para agosto. Mas a essência sonora é mais restrita: “É samba, mas passeia por vários gêneros. Se escuta um afoxé, lá atrás vem um maracatu; tem o trombone que dá uma pegada bossanovista e muitos elementos regionais”, conceitua a cantora.

O repertório todo autoral já tem sido trabalhado nos shows. Quem quiser conferir, tem apresentação da moça na noite de hoje, na Boate Vogue. O instrumentista Diogo Guanabara e integrantes do Macaxeira Jazz – Henrique Pacheco (contrabaixista) e Rogério Pitomba (baterista) – tem acompanhado Camila nos shows e são autores de boa parte das canções. Ainda uma parceria de Babal e Pedro Mendes, e composições de Turi Matias e Maikel Câmara. “Talvez esse seja meu diferencial: trabalhar a música autoral. É relativamente fácil regravar clássicos da música brasileira”, opina. Continuar lendo

CARAVANA PETROBRÁS CULTURAL 2010 EM NATAL

petro

Leia abaixo o convite da Petrobrás para palestra sobre o Petrobrás Cultural 2010, programa de editais da empresa. Recomendamos a todos os produtores marcarem presença. Um projeto potiguar já está aprovado na edição deste ano, o Festival Dosol 2010 passou no edital de Festivias de música. Leia o convite:

Você está convidado a participar do próximo encontro da Caravana Petrobras Cultural 2010. O evento contará com a participação de Antônio Leal, Consultor de Leis de Incentivo, que apresentará a “Oficina Petrobras Cultural de Formatação de Projetos”. Com duração de quatro horas, a oficina aborda aspectos técnicos que devem ser observados na formulação de um projeto e inclui uma prática de preenchimento dos formulários de inscrição do Programa Petrobras Cultural (PPC) e da Lei Rouanet. A Caravana é gratuita e está sujeita à lotação do espaço!

As inscrições para o PPC estão abertas desde 10 de junho. São 16 áreas de Seleção Pública, com verba total de R$ 52,2 milhões. A Seleção é destinada à escolha de projetos dentro das três linhas de atuação do PPC: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão.
Para mais informações, acesse o site www.petrobras.com.br/ppc.

Data: 08/07/2010
Horário: das 8h30 às 12h
Local: FIERN- Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte / Auditório Albano Franco
Endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova, Natal/RN
Gentileza confirmar presença através do telefone: (84) 3206-2005 ou do
e-mail:caravanacultural@soeventosnatal.com.br

ENTREVISTA: DEADFUNNYDAYS (RN)

O Deadfunnydays está longe de ser uma unanimidade na boca dos roqueiros aqui da cidade, sobretudo os mais novos. Entre os músicos de outras bandas locais a história é um pouco diferente e talvez o DFD seja um do nomes mais queridos para quatro em cada cinco pessoas que estão envolvidas no circuito local há pelo menos uns 10 anos… Quem sabe esse carinho seja conseqüência do sentimento que eles passam através do som que tocam: a voz desafinada de Brunno, a base e arranjos criativos da guitarra de Dimetrius entrelaçada com os solos hipnotizantes e infinitos de Raphael; as linhas tortas do baixo de Rafael F. e a bateria precisa de Fernando, fechando o pacote.

Não sei se tem a ver, mas eles nunca foram mesmo uma banda que tinha shows periódicos. Eles sempre apareceram aqui e ali, discretos e barulhentos. Uma verdadeira lenda! Sempre carismáticos e brincalhões, chego até arriscar dizer que o fato de nunca terem sido uma “banda de verdade” deu um certo charme ao Deadfunnydays. E que não me entendam mal, quando digo “banda de verdade” estou me referindo ao modelo que se espera de uma banda atualmente: organizada e blábláblá… Eles até que já tentaram, mas nunca foram isso.

LEIA O RESTO DA MATÉRIA AQUI

LANÇAMENTO DA REDE POTIGUAR DE MÚSICA É DIA 04 DE MAIO NA CASA DA RIBEIRA

poetas-02
Foto: Poetas Elétricos

A Rede Potiguar de Música, movimento que reune produtores, jornalistas culturais, músicos e integrantes das mais variadas manifestações e atividades da cadeia produtiva da música, fará sua ação inaugural terça, dia 04 de maio na Casa da Ribeira. Na ocasião serão distribuidos folders e divulgada a carta de intenções da rede, que primoritáriamente é promover a música dentro do RN.

Na programação do evento definida ontem em reunião foram escolhidas as bandas Seuzé, Camarones Orquestra Guitarrísta, Antônio de Pádua, Carlos Zens, Clara e a Noite, Júlio Lima, Esso e Poetas Elétricos para as apresentações. Tanto o Café da casa como o palco do teatro serão utilizados para os shows e movimentações da rede.

Apoiam a iniciativa o Sebrae, a Casa da Ribeira e o Megafone Estúdio.

BANDAS POTIGUARES GRAVANDO

velociraptors
Foto: Velociraptors de Mossoró

A movimentação de início de ano é intensa aqui no Estúdio Dosol. Essa semana vários eps e discos ficam prontos. O Bugs registrou duas músicas e vão disponibiliza-las em breve. A idéia é que o material seja parte da promoção da participação da banda no Abril Pro Rock 2010.

O Sunday Record, banda da nova geração, também gravou single com nova formação. O Camarones Orquestra Guitarrística termina seu disco com 10 faixas já tendo como meta leva-lo na tour do grupo que começa no dia 13 de março e vai durar o ano todo.

Lá pelos lados de Mossoró também teremos novidades. O Velociraptors estréia EP com seis faixas, tendo como convidado Dante Augusto do Calistoga que registrou alguns teclados no take.

Orquestra Boca Seca e Decreto Final também estão em fase final de registro dos seus trabalhos. Aguardem os áudios aqui pelo Portal Dosol.

CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA VOLTA AOS PALCOS

anamorena
Foto: Ana Morena por Pablo Pinheiro

Depois de uma parada de seis meses o Camarones Orquestra Guitarrística está de volta as atividades com nova formação. O projeto conta agora com Xandi (ex-SeuZé) na bateria, Ana Morena no baixo, Kaká (Fliperama) na guitarra, Léo (Flaming Dogs) na guitarra e Anderson Foca nos teclados e efeitos sonoros.

Os ensaios da nova formação já começaram e os shows também já foram agendados a partir de novembro. O Camarones Orquestra Guitarrística é a primeira banda confirmada na programação do Festival Dosol Música Contemporânea, programação de música instrumental e de vanguarda, que acontece dos dias 19 a 22 de novembro possivelmente na Casa da Ribeira.

“O COG sempre foi um projeto, um grupo de trabalho que virou uma banda. Nessa edição 2.0 do grupo estamos procurando experimentar outros elementos pro som que vai continuar instrumental e animado como sempre, só que agora com mais elementos sendo inseridos. A formação também é mutante e pode ter acréscimo de outros instrumentos quando necessário. A idéia é fazer música livre, divertida, dançante dentro do que manda o rock. Estamos animados”, diz Ana Morena baixista e única remanescente da formação passada do grupo.

JANE FONDA (RN) MARCA SHOW DE RETORNO

janefonda

Depois de anunciar o final das atividades no ano passado o quinteto potiguar Jane Fonda está de volta aos palcos. A notícia que pegou de surpresa muita gente, ainda não veio de maneira oficial e nem sabemos qual vai ser a formação desta volta. O fato é que o grupo tem show agendando para o dia 16 de agosto no Galpão 29.

UPDATE - Falamos ainda a pouco com Rodrigo BS com relação a volta do Jane Fonda. Ele disse que a banda está sim conversando para voltar a se apresentar mas que o show não está totalmente certo. A volta seria com a formação original e não seria um retorno para esse show e sim para todas as atividades do grupo.

Vamos apurar as informações e dar um update na nota durante o dia. Confira o único vídeo oficial do grupo para a música Granizo (que tem quase 15.000 views):

CARLOS FIALHO LANÇA LIVRO HOJE NA SICILIANO DO MIDWAY!

fialho

O amigo roqueiro Carlos Fialho, escritor, publicitário e um dos idealizadores do selo literário Jovens Escribas lança hoje seu terceiro livro intitulado “Mano Celo – Um RapperPotiguar”. A autor recebe amigos e interessados hoje às 18h na Siciliano do Midway Mall. Veja vídeo divulgação do trabalho feito pelo também publicitário e roqueiro Joca Soares:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=siYZWzmLJOs]

VITROLA (RN) E KENTUCKY (RN) TROCAM DE BATERISTA

anderson-vitrola

O baterista Anderson não está mais no Vitrola e no Kentucky. Divergências musicais afastaram o baterista e deram uma pausa nas atividades do Vitrola que não se apresenta nesse final de semana no Sancho Pub no show que faria ao lado do UnderSchool Element da Suiça.

Para o Kentucky o substituto na bateria é Dado que também toca no Fewell.

ROCK POTIGUAR NEWS!

barbiekill
Foto: Barbiekill faz despedida dos palcos no fim de semana…

Vai aí algumas notas rápidas sobre o rock potiguar.

DISTRO GRAVA EP EM INGLÊS
O quateto potiguar Distro preparaum lançamento em inglês pro próximo trabalho. A banda já está com as músicas compostas fazendo os ajustes finais para finalizar o material.

BARBIEKILL FAZ SHOW DE DESPEDIDA
Depois de anunciar o fim das atividades o Barbiekill faz neste final de semana o seu show de despedida. O rolê acontece no Galpão 29, sábado, dia 14 de fevereiro e vai contar com várias atrações e discotecagem. Para quem gosta do grupo, é uma oportunidade de dizer adeus.

VITROLA QUER VÍDEO RELEASE
O trio Vitrola também dá uma balançada nas ações nesse começo de ano. A banda agendou gravação de um vídeo release que deve ser gravado ainda antes do carnaval pelo Dosol Image. O trabalho vai complementar as ações do disco do grupo, lançdo no segundo semestre do ano pasado.

BUGS ESPERA MIXAGEM
O bugs também vem com novidades por ai. A banda mandou seu trabalho gravado no Dosol Estúdio pra ser mixado em Goiânia pela RockLab. O grupo pretende lançar o material no Festival Nordeste Independente que acontece na terceira semana de março aqui em Natal.

marcelo-sinks
Foto: Marcelo Costa gravando o ep novo do Sinks

THE SINKS GRAVA, MIXA E MASTERIZA
O The Sinks já registrou seu trabalho novo. As gravações aconteceram durante o final de semana no Estúdio Dosol e serão finalizadas essa semana. A dupla Foca e Dante (dois dos três músicos do Sinks) aproveitaram para para prestar uma homenagem ao NOFX, banda que a dupla adora e venera, gravando uma versão light/cool/folk para Linoleum. A música não estará no disco novo do Sinks mas vai ter vídeo no youtube e ficará disponíel para download no site Dosol.

CRISE NA SAÚDE CAUSA CORTES NO CARNAVAL DE NATAL

A Chamada Carnavalesca do Rock está garantida, mas algumas atrações de outros polos foram cortadas. Veja matéria de hoje no Diário de Natal.

Fonte: DN Online

A gravidade na saúde pública em Natal. Diante dessa situação, cujo estado de emergência já foi decretado, a Prefeitura do Natal optou por fazer cortes em diversas secretarias. Na cultura, parte da verba para o Carnaval será destinada para amenizar a situação extrema que a saúde atravessa.‘‘Além da mudança de administração, agora também estamos enfrentando esse problema, que é muito grave. Qualquer administrador tem direito de lançar mão de qualquer recursos disponível e nós secretários temos o dever moral de sermos solidários. É uma questão de solidariedade’’, afirmou o presidente da Fundação Capitania das Artes, César Revorêdo.

Antes da situação na saúde se agravar, a verba que a Prefeitura do Natal havia destinado para a Festa de Momo era de R$ 2 milhões. ‘‘Já era pouco, mas com boa intenção e criatividade nós conseguimos montar a programação’’, lembra Revorêdo. O valor que será reduzir no orçamento para o Carnaval o presidente da Funcarte não soube quantificar, pois afirmou que a Fundação ainda está realizando os estudos para avaliar o que será cortado da programação e, a partir disso, anunciar a porcentagem de redução, ‘‘acho que até amanhã (hoje) teremos esses números. A prefeita não nos impôs nada, foi extremamente racional e nos perguntou de que modo poderíamos adequar o Carnaval a essa nova realidade. Estamos estudando para dar essa resposta. Essa será a nossa colaboração para a melhoria da saúde’’, disse Revorêdo.

O que o presidente adiantou é que os shows nacionais, como o de Martinália, que estava programado para o dia do Desfiles das Kengas está cancelado, além de outras atrações que ele ainda vai avaliar, mas garantiu que os desfiles das tribos de índio e das escolas de samba não serão prejudicados, assim como os blocos tradicionais como Os Cão, Banda do Siri, Banda do Cajueiro, entre outros. Também será mantida a estrutura e os pólos.

Apesar dessas complicações, o presidente da Funcarte tranqüiliza, ‘‘nós passamos semanas trabalhando o Carnaval, não posso chegar do dia para noite e cortar. Nós vamos fazer uma adequação, prefiro nem chamar de corte, mas de adequação, pois sabemos a importância que o Carnaval tem para a população’’.