Nacional, Notícias

BRUNO NOGUEIRA (PE): JORNALISMO E MÚSICA

Em setembro eu vou ministrar uma oficina sobre Jornalismo e Música na Conteúdo Criativo. Vai servir como laboratório para amadurecer um pouco mais minhas idéias para o doutorado e, claro, debater um monte de coisas que ando lendo últimamente. Surpreendentemente (porque eu nem sabia que tinha começado a divulgação), algumas pessoas me perguntaram um pouco sobre como serão as aulas.

Para adiantar um pouco, a música pop é só um recorte saudável para o debate. Algo que compreende ao surgimento do blues e do rock nos Estados Unidos até o que está acontecendo hoje em dia. O que já é MUITA coisa, mas deixa de fora música clássica e a idéia de que essa possa ser uma oficina de teoria da música. A idéia é abordar questões mais gerais comuns ao texto de música no jornalismo, começando com alguns principios básicos e com aulas sempre construidas em cima de questionamentos. Não é nenhuma aula de fórmulas, até porque isso não existe.

Abaixo, o anúncio completo da oficina:

Período
11 a 19 de setembro (4ª, 6ª, 2ª, 4ª e 6ª)

Horário das aulas
18h30 às 21h30

Carga horária
15 horas

Investimento
R$ 220

Informações
(81) 3076 0380
(81) 9666 0688
(81) 9686 0446
Ou pelo email oficina@conteudocriativo.com.br

Bruno Nogueira
Mestre em comunicação e especialista em Jornalismo e Critica Cultural. Trabalhou durante 2005 e 2008 como critico de musica do jornal Folha de Pernambuco. Antes disso também foi do Jornal do Commercio e, atualmente, é repórter de cultura do Diário de Pernambuco. Colaborou com as revistas Continente Multicultural e Coquetel Molotov e é um dos colaboradores do site RecifeRock. Representou Pernambuco na formação do portal Overmundo, capitaneado pelo etnomusicologo Hermano Vianna. Durante esse período, cobriu os festivais Abril Pro Rock, Recbeat, Goiânia Noise, Bananada, Mada, DoSol, Porão do Rock e Tim Festival. Fez curadoria de bandas independentes para o Abril Pro Rock em 2008 e para a Prefeitura do Recife no projeto Pátio do Rock. Foi professor de Indústria Fonográfica, no curso de Produção Fonográfica da Faculdade Barros Melo (Aeso) e das disciplinas de Teorias de Comunicação e Jornalismo Impresso no curso de jornalismo da instituição.

Conteúdo programático
Períodos estéticos da musica pop; cenas e movimentos musicais; indústria fonográfica; cadeia produtiva da musica; teoria da recepção; jornalismo opinativo; resposta social; cauda longa; crítica cultural; teoria do agendamento; cobertura de shows e festivais; entrevistas e perfis; resenha e critica de discos e música.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *